EHF European League: Dragões convencem na estreia europeia em casa

FC Porto venceu por 44-31 a formação suíça do HC Kriens-Luzern e agarrou a liderança do Grupo D; Próximo desafio europeu agendado para dia 11 de novembro frente ao Elverum Håndball.

Com a expectativa em alta, o FC Porto chegou confiante à segunda ronda do Grupo D da EHF European League, depois da vitória confortável na Islândia frente ao Knattspyrnufélagið Fram. Mas, pela frente, encontrou o HC Kriens-Luzern da Suíça que também veio moralizado depois de vencer o Elverum Håndball na Noruega. No frente a frente entre as únicas equipas que haviam vencido no Grupo D, foi o FC Porto quem saiu a melhor e assumiu a liderança do grupo.

Depois da paragem para os compromissos internacionais, a EHF European League regressa no dia 11 de novembro com o FC Porto a ir à Noruega para defrontar o Elverum Håndball, pelas 17h45 (hora portuguesa) – transmissão em direto no Porto Canal.

7 inicial: Diogo Rêma Marques, Pedro Oliveira, Leo Gunnarsson, Pol Valera, Linus Persson, António Martínez e Ricardo Brandão

A primeira posse de bola até foi do HC Kriens-Luzern, mas foi o atirador ‘gigante’ do FC Porto a inaugurar o marcador. Leo Gunnarsson fez o primeiro golo do encontro mas a resposta não tardou. Aos cinco minutos foi a vez do central espanhol, Pol Valera, se estrear a marcar (3-2) numa noite de maior responsabilidade – dada a ausência de Rui Silva da lista de participantes por lesão.

Os dragões dispuseram de algumas oportunidades para chegar aos dois golos de vantagem, mas o jogo não desbloqueava. Com sucessivos empates e vantagens mínimas para a formação orientada por Magnus Andersson. Até que à passagem do minuto 13′, a história mudou. António Martínez bisou de forma consecutiva e elevou a vantagem para dois golos (13-11).

Com um ritmo frenético, o jogo seguiu numa toada de golo cá golo lá, com os emblemas a terem muito sucesso na transição ofensiva, mas nenhum na recuperação. Nesse sentido, Magnus Andersson parou o encontro sensivelmente a meio do primeiro tempo para tentar serenar o ritmo do jogo que o FC Porto ia dominando.

Após a paragem técnica, Valentin Wolfisberg viu o cartão vermelho direto por uma falta cometida sobre o Vasco Costa. Mas foi já em igualdade numérica que os azuis e brancos chegaram, pela primeira vez, aos três golos de vantagem (17-13), por Daymaro Salina.

O HC Kriens-Luzern foi crescendo no encontro, aproveitando a baixa eficácia defensiva do FC Porto mas Sebastian Abrahamsson apareceu com a primeira defesa no jogo num momento crucial, evitando o golo da igualdade. O marcador assinalava 18-17 ao minuto 25′. Até ao intervalo, os dragões voltaram a crescer e recuperaram os quatro golos de vantagem.

Intervalo: 22-18

No reatar do encontro, os suíços marcaram primeiro mas o inspirado Vasco Costa abriu o ativo para um parcial positivo que elevou a vantagem até aos seis golos de vantagem (26-20). António Martínez fez o 28-21 à passagem do minuto 37′ e levou o técnico do HC Kriens-Luzern a pedir o seu segundo time-out.

Apesar da paragem técnica pedida pelos adversários, foram os dragões a seguir melhor. Num jogo com muitos golos, Vasco Costa ia sendo o maior artilheiro e à entrada dos quinze minutos finais deu uma dezena de golos de vantagem ao FC Porto (35-25).

Ao minuto 55′, Henrique Magalhães estreou-se a marcar na segunda prova da hierarquia europeia de clubes, com apenas 17 anos ao fazer o 43-28. Os comandados de Magnus Andersson conseguiram gerir – e até dilatar – a vantagem e garantir a segunda vitória na EHF European League, a primeira em casa.

Resultado Final: 44-31
Top Player: Vasco Costa – 7 golos (78% eficácia) e 4 assistências

Com este resultado, o FC Porto agarra a liderança do Grupo D com duas vitórias em dois jogos (4 pontos). Depois da paragem para os compromissos internacionais, a EHF European League regressa no dia 11 de novembro com o FC Porto a ir à Noruega para defrontar o Elverum Håndball, pelas 17h45 (hora portuguesa) – transmissão em direto no Porto Canal.

EHF European League – Grupo D
1.ª Jornada
14.10.2025 – 19h45 – Knattspyrnufélagið Fram x FC Porto26-38 (11-16)
2.ª Jornada
21.10.2025 – 19h45 – FC Porto x HC Kriens-Luzern, 44-31 (22-18)
3.ª Jornada
11.11.2025 – 17h45 – Elverum Håndball x FC Porto, Porto Canal

View this post on Instagram

A post shared by Federação de Andebol de Portugal (@andebolportugal)

Patrocinadores Institucionais