Pelo segundo ano consecutivo, o FC Porto volta a marcar presença na EHF European League, e representa Portugal em conjunto com o SL Benfica, nesta competição europeia. Os Dragões estão inseridos no Grupo D, juntamente com Knattspyrnufélagið Fram, da Islândia, Elverum Håndball, da Noruega e HC Kriens-Luzern, da Suíça.
Os azuis e brancos, que foram afastados no Play-Off de qualificação para os Quartos de Final na época passada, pelo Montpellier HB, por uma diferença de quatro golos, pretendem começar da melhor forma a sua caminhada nos palcos europeus e, pela frente, têm o Knattspyrnufélagið Fram, formação islandesa que não integra as competições europeias desde 2008/2009, quando foi afastada na segunda eliminatória pelo TATRAN Presov, da Eslováquia. O Knattspyrnufélagið Fram é o único representante da Islândia, após o Stjarnan ter sido afastado na ronda de qualificação pelo CS Minaur Baia Mare.
As duas equipas, Knattspyrnufélagið Fram e FC Porto, entraram de forma direta na Fase de Grupos da EHF European League e não há confrontos diretos a registar entre as duas equipas. A experiência internacional dos azuis e brancos será uma das mais valias para a equipa de Magnus Andersson que enfrenta um estreante nas andanças europeias.
Thorsteinn Gunnarsson, lateral esquerdo islandês dos dragões, fala num regresso a casa que será sempre especial. O primeira linha afirma que o objetivo do FC Porto é alcançar a Final Four e, para isso, é importante entrar na competição com uma vitória:
“Vai ser um jogo com muito significado para mim, é o meu regresso a casa e vou ter o apoio da minha família e dos meus amigos, o que é sempre bom. (…) A equipa está preparada para o jogo e para entrar com o pé direito na Liga Europeia. O nosso objetivo é chegar à final four. A partir daí tudo pode acontecer. (…) Vou fazer tudo para jogar ao mais alto nível e vou ter a ajuda da minha família e dos meus amigos, que vão estar na bancada a torcer por mim e pelo FC Porto.”
O duelo de estreia entre Knattspyrnufélagið Fram e FC Porto está agendado para as 19h45 (hora portuguesa), na Lambhagahöllin, em Reykjavik (Islândia), e contará com transmissão em direto no Porto Canal Ainda esta terça-feira, a partir das 17h45, é a vez do SL Benfica se deslocar ao terreno do MT Melsungen, também a contar para a ronda inaugural, mas do Grupo E.
EHF European League – Grupo D
1.ª Jornada
14.10.2025 – 19h45 – Knattspyrnufélagið Fram x FC Porto, Porto Canal