Torneio Internacional Terras do Demo 2025: Confiança para o primeiro desafio frente ao Egito

Seleção Nacional A Masculina vai disputar o primeiro de dois jogos particulares com o Egito esta quinta-feira (20h00) no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira – transmissão em direto n’A Bola TV.

Os ingressos para os dois encontros já se encontram esgotados.

Os Heróis do Mar estão desde segunda-feira em Moimenta da Beira para o primeiro momento de preparação para o Men’s EHF Euro 2026, que inclui dois jogos particulares com o Egito – integrados no Torneio Internacional Terras do Demo 2025. Os encontros entre lusos e egípcios estão agendados para quinta-feira, dia 30 de outubro (20h00) e para sábado, dia 1 de novembro (16h00), no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira – transmissão em direto n’A Bola TV.

Em época de participação no Campeonato da Europa, que decorre de 15 de janeiro a 1 de fevereiro na Dinamarca, Suécia e Noruega, a Seleção Nacional A Masculina terá os primeiros testes frente ao Egito – 5.º classificado na última edição do IHF World Championship.

Testemunho de confiança

Salvador Salvador, lateral esquerdo que atua no Sporting CP, já defrontou o treinador e alguns atletas que encontrará esta quinta-feira e tem também um colega de equipa do outro lado, Mohamed Aly (guarda-redes dos leões). O jovem de 24 anos está confiante e acredita numa boa exibição dos Heróis do Mar:

“É um Egito com uma cara renovada, um treinador que seguramente traz outro tipo de ideias, que tem muita experiência e as suas ideias traçadas e, por isso, vamos ver o que é que podemos esperar do Xavier Pascual enquanto treinador. Temos dois bons testes para começar a preparar o Europeu que se avizinha.

Temos muitos jovens, alguns jogadores que vão fazer a sua primeira internacionalização e outros que vão fazer a quarta ou a quinta internacionalização. Somos todos muito jovens, ainda estamos a afinar e a preparar melhor todos os pormenores, mas o nosso trabalho que tem vindo a ser feito até aqui continua.

Estamos confiantes e vamos fazer dois bons jogos, acho que é muito importante competirmos, voltarmos a estar juntos passado algum tempo e ainda bem que é contra uma das melhores seleções do mundo.”

Pelos olhos dos Faraós

O histórico do Egito em competições internacionais fala por si próprio, o conjuntos dos Faraós teve a sua primeira participação num Campeonato do Mundo em 1964 e, desde então, tem vindo a crescer paulatinamente e, tornando-se, numa referência da modalidade fora da Europa.

Entre 1995 e 2001 [onde atingiu a melhor classificação no IHF World Championship que decorreu em França – 4.º lugar], o conjunto egípcio nunca fugiu do top-10, tendo voltado a integrar o lote da elite mundial em 2021 – vinte anos volvidos – no Mundial que acolheu em terras árabes. No Campeonato do Mundo, que decorreu em janeiro de 2025, e consagrou Portugal como quarta melhor Seleção do Mundo, a Seleção comandada então por Juan Carlos Pastor ficou apenas uma posição abaixo, tendo sido afastado dos Quartos de Final, pelo também carrasco português – França, por 34-33, num encontro de cortar a respiração.

Desde o início da época que o Egito tem um novo homem do leme – Xavi Pascual – que também acumula funções no One Veszprém HC. A Seleção dos Faraós reforça uma aposta forte em treinadores espanhóis, dando continuidade a uma sequência que começou em 2018, com David Davis e até agora contou com nomes como Roberto Parrondo, Rubén Garabaya e Juan Carlos Pastor.

No Campeonato Africano, a hegemonia dos egípcios é notória, com 9 títulos conquistados até 2025 sendo, atualmente, o tri-campeão africano, logo seguido da Argélia que acumula 7 títulos.

Portugal e o Egito já cruzaram os caminhos em três ocasiões em jogos oficiais, começando em 1997, num encontro em que a Seleção dos Faraós levou a melhor por 25-29 e, quatro anos volvidos, voltaram-se a encontrar no Mundial de 2001, onde o o Egito venceu por 19-23. A última vez que as duas equipas se encontraram foi nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, onde os egípcios levaram a melhor por 37-31, em jogo referente à Fase de Grupos.

Key Players: Yahia Omar (Lateral Direito), Yehia El-deraa (Central), Ahmed Adel (Pivô)

Palavras do Comandante

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, considera um privilégio para todos os envolvidos a realização destes dois encontros, protagonizados por duas equipas do top-5 Mundial:

“É um privilégio, quer para eles, quer para nós, podermos ter estes dois jogos de preparação. Também é um privilégio para a Moimenta da Beira ter aqui duas seleções do top-5 do último Mundial. Estão reunidas as condições para serem dois jogos úteis para ambas as seleções. Temos uma configuração de equipa um bocadinho diferente da habitual, temos mais caras novas, foi fácil a integração dos mais novos e daqueles que ainda não tinham vindo para fazer jogos connosco.

É a segunda vez que cá estamos e somos sempre muito bem recebidos, quer pela autarquia, quer pelo hotel em que estamos, todas as pessoas são muito simpáticas e fazem de tudo para que nós nos sintamos bem aqui. Agora só falta amanhã nós conseguirmos, após estes quatro treinos, colocar tudo em jogo dentro do que vai ser o nosso plano de jogo. Sabendo que vai ser um jogo de altíssima dificuldade.”

Receção na Câmara Municipal de Moimenta da Beira

Os Heróis do Mar foram recebidos ao fim da manhã desta quarta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal de Moimenta da Beira onde estiveram presentes e deixaram as suas palavras à Seleção Nacional A Masculina, Paulo Figueiredo Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e Hugo Bondoso Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Torneio Internacional Terras do Demo 2025
Calendário
30.10.2025 – 20h00 – Egito x Portugal, A Bola TV
01.11.2025 – 16h00 – Portugal x Egito, A Bola TV

Patrocinadores Institucionais