Torneio Internacional Terras do Demo 2025: Egito mais forte no primeiro teste

Heróis do Mar saíram derrotados frente ao Egito esta quinta-feira. Há desforra agendada para as 16h00 do próximo sábado no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira – com lotação esgotada; transmissão em direto n’A Bola TV.

Moimenta da Beira acolheu o momento preparatório da Seleção Nacional A Masculina, a pouco mais de dois meses do Men’s EHF Euro, com o primeiro encontro entre Portugal e Egito a ter lugar no Pavilhão Municipal, completamente lotado.

A Seleção Nacional A Masculina acabou por sair derrotada no primeiro de dois testes frente à congénere do Egito num encontro com algumas alterações no emblema nacional devido à baixa por lesão que afetou alguns dos atores principais dos Heróis do Mar. Portugal tem novo teste, este sábado, às 16h00, com transmissão direta n’A Bola TV.

7 Inicial: Gustavo Capdeville, Diogo Branquinho, Salvador Salvador, Filipe Monteiro, João Gomes, Jenilson Monteiro e Victor Iturriza

Foi a Seleção dos faraós a começar com bola e a inaugurar o marcador. Após várias tentativas sem golo do lado português, Filipe Monteiro estreou-se a marcar na sua primeira internacionalização ao serviço dos Heróis do Mar e igualou a partida, apesar da inferioridade numérica com a exclusão madrugadora de Luís Frade.

Através da marcação de um livre de 7 metros, João Gomes levou Portugal à dianteira do encontro, mas o Egito respondeu na mesma moeda e seguiram-se momentos de igualdades sucessivas, com um jogo muito rápido de ambas as partes. Os dois golos de vantagem surgiram pela mão de Luís Frade e, à passagem dos 10 minutos, os Heróis do Mar tiveram oportunidade de crescer para três golos e foram bem sucedidos, numa combinação aérea de João Gomes (5-8).

O Egito passou por momentos de grande dificuldade face à defesa portuguesa e a formação lusitana conseguiu capitalizar através de Victor Iturriza, forçando o técnico espanhol Xavier Pascual a parar o encontro ao 6-9. Quem saiu melhor da paragem foram os portugueses que voltaram a concretizar por Jenilson Monteiro e, na sequência, Gustavo Capdeville respondeu da melhor forma mas acabou por sofrer golo (7-10).

Os faraós acabaram por passar por um bom momento, alavancado pela falta de assertividade no ataque luso e encostaram a partida a 9-10, mas os Heróis do Mar não se renderam e subiram a parada para dois (9-11). O empate acabou por chegar pela mão de Yehia Elderaa e Paulo Pereira parou o encontro.

Seguiram-se momentos de desacerto de ambas as equipas e o marcador manteve-se estático durante alguns minutos, até que a formação de Xavier Pascual passou para o comando mas apenas provisoriamente, já que Portugal acabou por empatar a 12 golos. Ali Zein voltou a dar o comando ao adversário que acabou por conquistar dois golos de vantagem.

Antes do apito para o descanso, Miguel Pinto reduziu a diferença para a margem mínima.

Intervalo: 14-13

Na entrada para a etapa complementar, as duas equipas começaram em força, com empates sucessivos no marcador e os ataques a superiorizaram-se às defesas. Aos 38 minutos, o Egito conseguiu chegar aos dois golos à maior, colocando o marcador a 20-18, mas Gustavo Capdeville fez-se sentir entre os postes e deu oportunidade ao emblema português para reduzir.

Ibrahim Elmasry acabou por ser desqualificado da partida e foi a vez de João Gomes brilhar ao reduzir para a margem mínima mas por apenas breves momentos. Através da marcação de um livre de 7 metros, o conjunto egípcio acabou por passar para três golos de diferença e, posteriormente, um desacerto no ataque luso levou a uma margem de cinco golos (25-20).

Paulo Pereira acabou por parar o encontro e Luís Frade respondeu da melhor forma, assim como Gustavo Capdeville, mas faltou fôlego a Portugal para manter a toada e o Egito parecia rejuvenescido após o descanso. Quando faltavam pouco mais de 10 minutos para o final do encontro, Luís Frade voltou a encontrar o caminho para a baliza e com uma fortaleza na defesa, Diogo Branquinho capitalizava no ataque levando Xavier Pascoal a parar o encontro.

Portugal ainda tentou retomar as rédeas do encontro mas já não conseguiu contornar os cinco golos que a formação egipcia levava na reta final do encontro.

Resultado Final: 32-28
MVP Ferreira Build Power: Yahia Omar

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, abordou este encontro com a congénere egipcia, destacando a performance defensiva e, mesmo assim, realçando a prestação da equipa.

“Estou muito satisfeito com a forma como a equipa competiu, não podemos esquecer que este Egito nos tem vindo a habituar, nos últimos Mundiais, a boas classificações, normalmente são Campeões Africanos, portanto a melhor equipa do continente africano, e têm-nos habituado nos últimos mundiais sempre a ficar no top 8. Agora no Mundial, ficaram em quinto, nós ficamos em quarto, mas estamos ligeiramente desconfigurados porque nos falta a primeira linha toda que esteve no último Mundial. Temos atletas excepcionais também, precisávamos era um bocadinho mais de tempo para construir melhor esta equipa em termos ofensivos. Gostei muito da maior parte dos momentos em que estivemos a defender. O que mais uma vez repito, não podemos esquecer que a maior parte destes atletas jogam na Europa em equipas que acedem à Final4, alguns deles, portanto, muito satisfeito com o rendimento da equipa.”

Torneio Internacional Terras do Demo 2025
Calendário
30.10.2025 – 20h00 – Egito x Portugal, 32-28 (14-13)
01.11.2025 – 16h00 – Portugal x Egito, A Bola TV

Patrocinadores Institucionais