European Wheelchair Handball 2025: Portugal é Campeão da Europa

Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas levou a melhor na Final frente à França e conquistou a medalha de ouro no primeiro Europeu dedicado à vertente de 4×4.

Percurso incólume dos comandados de Danilo Ferreira termina com a medalha de ouro na primeira edição da vertente 4×4 do European Wheelchair Handball 2025, com cinco vitórias, no mesmo número de jogos, tendo culminado na vitória contra a França na grande Final deste domingo.

Foi o jogo mais difícil de Portugal nesta caminhada pelo Campeonato da Europa, com os dois primeiros sets com grande equilíbrio frente à congénere francesa, o primeiro a terminar com golo d’ouro de Ricardo Queirós e o segundo, favorável aos gauleses, mas, no tira-teimas, o sangue frio português levou a melhor, com o último set a terminar com sete golos sem resposta.

Já com o lugar no próximo Campeonato do Mundo garantido – passagem direta para o top-4 do Europeu – Portugal não ficou por aqui e conquistou a medalha de ouro na edição inaugural.

4 Inicial: Pedro Marques, Ricardo Queirós, João Jerónimo e Maria Albertina Relvas

Foi o conjunto gaulês a começar com bola e com golo, mas João Jerónimo respondeu na mesma moeda colocando tudo em igualdade (1-1), Portugal viu uma exclusão a Maria Albertina Relvas e os franceses chegaram ao 3-1. Duas falhas no ataque luso levaram Samuel Chandesris a brilhar entre os postes.

Os franceses voltaram a marcar, por duas ocasiões, elevando a diferença para 5-1 e Danilo Ferreira decidiu colocar um time-out na mesa. João Jerónimo conseguiu marcar um golo 360º e, posteriormente, novamente, levando o marcador para 6-4. Com poucos segundos por jogar Rodrigo Vieira conseguiu marcar e levou o jogo a golo d’ouro.

Os lusos ficaram com posse de bola – após sorteio – mas o guarda-redes francês negou o golo a Portugal mas Pedro Marques responder na mesma moeda e Ricardo Queirós selou o primeiro set para Portugal

Set 1: 6-7

Na etapa complementar, João Jerónimo abriu as hostilidades, chegando aos três golos à maior (0-3), os gauleses conseguiram marcar mas Ricardo Queirós respondeu de imediato, elevando novamente a diferença para dois (3-5) com sete minutos por jogar. Os franceses conseguiram encostar e, posteriormente, passar para a frente a 7-6, com um golo a 360º.

Na marcação de um livre de 7 metros, os gauleses levaram a melhor, por duas ocasiões, chegando ao 8-6. Maria Albertina Relvas reduziu e o técnico francês parou o encontro. João Jerónimo com um 360º volta a colocar Portugal em vantagem (8-9) mas o empate aconteceu já dentro do último minuto. França teve um jogador desqualificado e terminou com empate levando, novamente, o encontro a golo d’ouro, com Fatih Cuhadar a marcar.

Set 2: 10-9

João Jerónimo entrou a marcar, novamente, com 360º e levou Portugal para os três golos sem resposta, minutos depois. Portugal conseguiu chegar aos seis golos à maior acabando por conquistar a medalha de ouro com um golo de Ricardo Queirós ao cair do pano.

Set 3: 0-7
Resultado Final: 1-2 (6-7; 10-9; 0-7)
Top Player: João Jerónimo – 9 golos

João Jerónimo, Capitão da Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas analisou esta Final frente à congénere francesa:

“Complicámos muito o jogo, os nervos e a ansiedade de jogar a Final acabaram por atrapalhar um bocadinho o nosso sistema de jogo. Conseguimos ir buscar o primeiro set quando a França já pensava que ele estava ganho. No segundo set continuámos bastante nervosos, com alguma ansiedade de querer finalizar, não tomámos boas decisões no momento certo, e acabámos por perder por um ponto. No terceiro set, já com a exclusão do capitão de equipa da seleção francesa e com o desgaste físico, acabou por se tornar ligeiramente mais fácil porque conseguimos criar mais espaços para poder finalizar o 360º e alavancar a vantagem. E depois, a partir dos 3 minutos e meio, fomos fazendo uma gestão do resultado para conseguirmos conquistar o set e sermos Campeões da Europa.”

Em relação à distinção de MVP desta Final, João Jerónimo destaca o coletivo e o título europeu:

“Quem me conhece sabe que eu nunca liguei muito a prémios individuais, é um reconhecimento de toda a equipa. Para mim será sempre mais importante um título coletivo do que propriamente um título individual. Eu preferia ganhar apenas um campeonato do mundo ou um campeonato europeu, na minha vida, do que ter 50 prémios individuais, e este também só se pôde dar devido à equipa. Em relação à sensação de ser Campeão da Europa, novamente, depois de ter sido campeão europeu e mundial, é uma sensação ótima, estou muito feliz, o grupo está muito contente, é a sensação de trabalho e de dever cumprido, foram 14 meses de trabalho intensivos e de muito suporte das nossas famílias, abdicámos de muito para poder conseguir conquistar este título. Só espero que sejamos reconhecidos pelo nosso país, porque nós merecemos.”

No capítulo individual, Maria Albertina Relvas conquistou o troféu de MVP deste Campeonato da Europa e Ricardo Queirós o de Top Scorer do evento, com 52 pontos marcados.

Danilo Ferreira, timoneiro desta formação, não poupou os agradecimentos e destacou o espírito de sacrifício desta equipa para levar mais um título para Portugal:

“Nós tínhamos preparado o jogo e falado, essencialmente, na parte emocional dos nossos atletas que tinham que gerir bem, porque isso ia influenciar muito o jogo, não conseguimos fazê-lo como costumamos fazer. Tivemos algum nervosismo à mistura e isso fez com que nós tivéssemos uma eficácia anormal da nossa equipa, falhámos muito. Agora, conseguimos não perder a cabeça, não entrar em maluquice porque estava a correr mal, continuámos a lutar, fomos uns Campeões a sério, quisemos sempre, quisemos mais, lutámos mais, jogámos mais, somos melhores. Parabéns aos meus atletas que são fantásticos na entrega, no querer, na atitude, dentro e fora de campo. Parabéns à Daniela Faria e ao Miguel Fonseca que me acompanham no staff, parabéns à Federação de Andebol de Portugal e parabéns a todos os que têm vindo ajudar neste processo. Nós tínhamos dito que Portugal podia contar com o nosso esforço, com a nossa dedicação, que íamos fazer tudo para honrar a nossa bandeira e levar alegrias a todos. Obrigado pelo apoio.”

A dupla portuguesa presente no Campeonato da Europa, Nelson Santos e Flávio Carvalho, ajuizou o encontro de atribuição da medalha de bronze, entre Croácia e Lituânia, deste domingo, que terminou com uma vitória da equipa da casa.

EHF European Wheelchair Handball Championship 2025 tem lugar de 26 a 30 de novembro na NBA Basketball School Arena, em Vilnius, Lituânia.

EHF European Wheelchair Handball Championship 2025
Grupo B
26.11.2025 – 14h30 – Portugal x Roménia, 2-0 (14-2; 10-2)
27.11.2025 – 14h30 – Portugal x Espanha, 2-0 (6-4; 9-8)
28.11.2025 – 16h00 – Portugal x França, 2-0 (10-2; 11-6)
Meia Final
30.11.2025 – 11h30 – Portugal x Croácia, 2-0 (7-2; 12-2)
Final
30.11.2025 – 17h30 – França x Portugal, 1-2 (6-7; 10-9; 0-7)

View this post on Instagram

A post shared by Federação de Andebol de Portugal (@andebolportugal)

Patrocinadores Institucionais