Torneio Internacional Terras do Demo 2025: Portugal com vitória na despedida de Moimenta da Beira

Heróis do Mar venceram, pela primeira vez, a congénere egípcia, no segundo de dois embates frente à Seleção dos Faraós.

Que exibição! Depois da derrota no primeiro encontro entre Portugal e Egito, na abertura do Torneio Internacional Terras do Demo 2025 em Moimenta da Beira, os Heróis do Mar vingaram e venceram de forma esclarecedora.

7 Inicial: Diogo Rêma Marques, Diogo Branquinho, Salvador Salvador, Filipe Monteiro, João Gomes, Jenilson Monteiro e Luís Frade

O encontro em Moimenta da Beira começou da melhor forma para o conjunto português, com golo de João Gomes da marca de castigo máximo e uma defesa de Diogo Rêma Marques. Após vários desacertos para cada lado, o conjunto egípcio conseguiu marcar mas seguiu-se um golo de Luís Frade que levou Portugal à dianteira (2-1).

Com um roubo de bola, Jenilson Monteiro elevou a diferença para dois, aos cinco minutos mas, rapidamente, o empate surgiu (3-3). Portugal regressou à vantagem de dois, instantes depois, por Diogo Branquinho. Luís Frade subiu a parada para três, após assistência de Salvador Salvador. Voltaram a seguir-se vários momentos de desacerto, no entanto, João Gomes encontrou o caminho para a baliza da marca de 7 metros e, de seguida, Victor Iturriza fez aquilo que melhor sabe fazer e, aos 10 minutos, Portugal já vencia por 8-3.

Mais um na conta de João Gomes e o time-out acabou por sugir por Xavier Pascual, mas a Seleção dos Faraós não conseguiu reagir e quem marcou foi mesmo Portugal, elevando a diferença para 11-3. O Egito acabou por marcar após largos minutos sem golo, mas o protagonismo continuava a pertencer aos Heróis do Mar.

Portugal acabou por atravessar um momento de maior dificuldade e os egípcios conseguiram crescer um pouco na partida, mas não fugiram da diferença avultada que se encontrava registada no marcador (14-7). Quando faltavam cinco minutos para o final, a dupla Diogo Rêma Marques e Victor Iturriza, complementavam-se para abrir ainda mais a diferença e os Heróis do Mar recolheram aos balneários com uma vantagem de seis golos.

Intervalo: 17-11

A entrada para a etapa complementar deu-se com um golo para cada lado mas a Seleção dos Faraós mostrou-se mais assertiva na reentrada – à imagem do que tinha acontecido no primeiro jogo – mas não evitou que Portugal disparasse para sete de diferença (20-13). Seguiram-se momentos de maior dificuldade, com a formação de Xavier Pascual a diminuir o diferencial.

João Gomes voltou a brilhar e, rapidamente, devolveu a diferença aos Heróis do Mar, e – com uma paragem pelo meio – Portugal voltou a subir a diferença, desta vez para oito golos. Em poucos minutos, o Egito conseguiu baixar para seis (24-18). A Seleção dos Faraós acabou por ter mais ímpeto e a pouco mais de 10 minutos para o descanso voltou a reduzir, desta feita para quatro golos (25-21).

Seguiu-se um período em branco para a formação portuguesa, que levou a que o adversários escalasse ainda mais no marcador, por esta altura, Diogo Rêma Marques brilhava entre os postes e num rasgo de brilhantismo Victor Iturriza elevava Portugal e com ele a vantagem no marcador.

Portugal não baixou a guarda até ao final e acabou por levar de vencida, pela primeira vez, a formação do Egito, rebatendo um histórico negativo frente a este país africano.

Resultado Final: 30-27
MVP Alfaloc: João Gomes

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, fez o balanço deste jogo frente à Seleção egípcia:

“Neste jogo, nós tivemos um bocado melhor no ataque do que no primeiro jogo. Conseguimos controlar mais o ritmo, porque no primeiro nós estivemos quase sempre a jogar ao mesmo ritmo, não conseguimos associar o que era jogar a um determinado ritmo em função do resultado que estava a acontecer e, da necessidade de marcar golo e, tratar algumas posses de bola com mais cuidado. Isto acabou por se traduzir num resultado, creio que, extraordinário, tendo em conta as alterações que tivemos de fazer, não só de última hora, como também de plano para este estágio. Não contámos com o Francisco Costa, que se lesionou à última hora e também com as ausências conhecidas de atletas que costumam estar sempre presentes nos últimos anos e que nos têm dado tantas alegrias. Mas, o que é certo é que tivemos uma resposta fantástica dos novos atletas que integramos. Não é preciso falar individualmente, porque depois tudo resultou num trabalho de grupo, mas estou muito satisfeito e orgulhoso, uma vez mais, de termos dado a volta a este resultado negativo no primeiro jogo e conseguir, brilhantemente, creio eu, vencer este Egito neste segundo jogo.”

Diogo Branquinho – Centenário

O atleta português que cumpriu 100 internacionalizações ao serviço de Portugal no IHF World Championship 2025, no encontro entre Suécia e Portugal, foi homenageado pela Federação de Andebol de Portugal e recebeu duas lembranças pela mão de Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Torneio Internacional Terras do Demo 2025
Calendário
30.10.2025 – 20h00 – Egito x Portugal, 32-28 (14-13)
01.11.2025 – 16h00 – Portugal x Egito, 30-27 (17-11)

Patrocinadores Institucionais