Torneio Tiby 2025: Portugal sai derrotado na despedida

Formação orientada por Nuno Santos perdeu o último encontro em solo francês, contra a Hungria, que fez o pleno neste Torneio; Portugal terminou a sua participação no segundo lugar.

A Seleção Nacional sub-18 Masculina saiu derrotada na última jornada, do Torneio Tiby, frente à formação magiar que acabou por vencer este famoso Torneio. Portugal terminou na segunda posição e Santiago Póvoas venceu o prémio individual de Melhor Guarda-Redes do Torneio.

7 Inicial: Santiago Póvoas, Vasco Conceição, Pedro Neves, Miguel Figueiredo, Diogo Geraldes, Alexandre Leite e Francisco Cardoso

Foi a formação húngara a começar com bola mas não sem se traduzir em golo e, desta forma, foi Portugal a passar para a frente, com a ajuda de Santiago Póvoas, os lusos chegaram aos dois golos à maior (3-1). A toada manteve-se do lado português, com o conjunto de Nuno Santos, a escalar no marcador para 4-1.

A Hungria ainda conseguiu marcar mas seguiram-se vários minutos sem golos de parte a parte, até que os húngaros conseguiram desbloquear e encostar a partida (4-3). Portugal manteve a toada ofensiva e voltou a crescer, desta vez para três golos (7-4) mas os magiares voltaram a reduzir para a margem mínima.

O empate acabou por surgir no marcador, à passagem dos 15 minutos, e de seguida a Hungria passou para a liderança, seguiram-se empates sucessivos até que aos 23 minutos, os magiares conquistaram dois golos à maior (12-14). Novamente, com a ajuda de Santiago Póvoas, Portugal chegou ao empate a 14 golos.

Houve pedido de paragem por Nuno Santos, após um parcial de 3 golos sem resposta da formação húngara, mas os adversários mantiveram a vantagem.

Intervalo: 15-19

Na entrada para a segunda metade, a Hungria não tirou o é do acelerador e abriu o jogo para cinco golos de diferença, colocando o marcador a 18-23. Os seis golos à maior (20-26) acabaram por espreitar favoravelmente ao conjunro húngaro que continuou a ampliar a vantagem durante a etapa complementar com a maior diferença a registar-se pouco antes dos últimos 10 minutos.

Na reta final da partida, Portugal tentou a aproximação, aproximando a diferença a quatro golos (29-33) mas não conseguiu evitar a derrota, acabando por capitular no final; já a Hungria fez o pleno neste Torneio Tiby vencendo todos os encontros.

Resultado Final: 32-36

Nuno Santos, Selecionador Nacional, realçou a importância desta participação da equipa portuguesa:

“Acima de tudo acho que foi um torneio interessante para nós, entre equipas do mesmo nível e tivemos a oportunidade de dar uma experiência positiva a estes atletas. No primeiro jogo conseguimos jogar bem, nomeadamente, em termos defensivos, embora não tivesse sido de uma forma constante, conseguimos prolongar as boas ações no tempo. Com a França, tivemos momentos bons mas depois acusámos alguma falta de soluções ofensivas, nomeadamente no tiro exterior e construção do jogo ofensivo porque ainda temos poucos conteúdos e, a partir de determinada altura, o descernimento não foi o melhor. Hoje, contra a Hungria, penso que foi o jogo melhor conseguido em termos ofensivos, conseguimos fazer coisas diferentes, o que nos permitiu estar muito equilibrados com aquela que foi, claramente, a melhor equipa do Torneio. Passámos uma fase menos boa, também devido à falta de defensores centrais e contra equipas deste estilo começámos a sentir um bocadinho de cansaço natural para nós. Atendendo à dificulade do jogo, deu-se uma décalage grande mas fomo-nos conseguindo aproximar, paulatinamente. Foram três jogos bons para nós, atendendo à primeira expriência deste grupo neste escalão; se conseguimos incrementar alguns elementos temos espaço para melhorar mas estamos satisfeitos com os nossos ateltas e com a resposta que deram.”

Torneio Tiby 2025
Calendário
30.10.2025 – 17h00 – Suécia x Portugal, 26-30 (14-15)
31.10.2025 – 19h30 – França x Portugal, 29-24 (11-13)
01.11.2025 – 17h00 – Portugal x Hungria, 32-36 (15-19)

Patrocinadores Institucionais