37th Sparkassen Cup 2025: Lusos terminam competição na quarta posição

A Seleção Nacional Sub-18 Masculina concluiu a sua participação na 37.ª Sparkassen Cup no top-4. A equipa das Quinas enfrentou Islândia e Eslovénia nas meias-finais e no embate pelo bronze, respetivamente, não conseguindo somar qualquer vitória.

Em dia de jornada dupla para os comandados de Nuno Santos na 37th Sparkassen Cup 2025, em Merzig, a manhã começou com um duelo frente à Islândia, nas meias-finais, seguido pelo confronto com a Eslovénia em busca de um lugar no pódio da prova. O desfecho foi semelhante nas duas partidas, com a vitória a sorrir aos adversários.

Portugal – Islândia

Num embate de parada e resposta, os jovens lusos mantiveram o marcador em aberto até aos instantes finais, procurando constantemente o acesso à final da competição. Contudo, nos instantes finais, a frieza islandesa fez a diferença e ditou o resultado.

7 inicial: Santiago Póvoas, Martim Fernandes, Miguel Mendes, Pedro Neves, Francisco Cardoso, Alexandre Leite e Serafim Marie.

Os primeiros 25 minutos espelharam a qualidade das duas formações europeias, com ritmo alto e igualdades constantes. A equipa das Quinas entrou com personalidade, mas sentiu dificuldades em travar o jogo exterior adversário, permitindo que a Islândia cavasse uma vantagem de três golos (6-9) aos 13 minutos. Foi nesta fase que emergiu Santiago Póvoas; com intervenções providenciais, impediu que o fosso se tornasse maior.

A reação nacional não tardou. Portugal encontrou brechas na organização defensiva rival, respondendo de forma rápida. As igualdades sucederam-se, com os jovens lusos a explorarem as transições rápidas. Ao minuto 23, a formação lusa passou para a dianteira (16-15), mas um tento islandês no último fôlego da etapa inaugural selou o empate antes do descanso.

Intervalo: 17-17

A segunda parte foi pautada pela intensidade. Os comandados de Nuno Santos superaram períodos de inferioridade numérica, apoiados na inspiração contínua de Santiago Póvoas.

A emoção continuou até aos cinco minutos finais. Com 26-26 no marcador, a formação das Quinas desperdiçou um livre de 7 metros e ficou em inferioridade numérica. A Islândia aproveitou a instabilidade para fugir no marcador (27-30) e carimbar o passaporte para o jogo decisivo da prova, remetendo os atletas portugueses para o jogo da medalha de bronze.

Resultado Final: 28-31
Top Player: Martim Fernandes

Portugal – Eslovénia

7 inicial: Santiago Póvoas, Martim Fernandes, Miguel Mendes, Alexandre Leite, Gonçalo Oliveira, Nuno Marques e Serafim Marie.

Portugal entrou forte, chegando aos 4-1 com Miguel Mendes a inaugurar o marcador e Santiago Póvoas intransponível na baliza (três defesas seguidas). A Eslovénia reagiu e levou a cabo uma reviravolta momentânea para 4-6, mas a equipa das Quinas restabeleceu a igualdade. Num duelo pautado pelo equilíbrio, a Seleção Nacional conseguiu recuperar a vantagem mínima antes da buzina, recolhendo aos balneários a vencer.

Intervalo: 8-7

O recomeço de Portugal foi assertivo, com um parcial de 3-0 que elevou a diferença para 11-7 e parecia encaminhar o bronze. Contudo, a Eslovénia respondeu com uma alteração tática, abandonando a defesa 6-0 para aplicar pressão alta sobre a primeira linha portuguesa.

Aproveitando a instabilidade de Portugal, a Eslovénia disparou no marcador com um parcial de 0-6, recuperando a liderança para 11-13 e, mais tarde, dilatando para 13-19. Mesmo com as paragens solicitadas pelo selecionador nacional, os jovens lusos não encontraram antídoto para a profundidade defensiva eslovena. Na reta final, a eficácia adversária impediu qualquer tentativa de recuperação, fixando o resultado em 16-22.

Resultado Final: 16-22
Top Player: Santiago Póvoas

Nuno Santos, Selecionador Nacional, fez o balanço da participação portuguesa neste Torneio:

“O balanço é positivo porque tivemos a oportunidade de jogar contra boas equipas, embora os resultados não tenham sido o que almejámos. Hoje, no jogo com a Islândia, creio que estivemos muito bem apesar de não ganharmos, tivemos uma excelente prestação defensiva. Durante a tarde, tivemos um jogo completamente diferente embora tenhamos saído a ganhar para o intervalo, com a alteração defensiva da Eslovénia na segunda parte, não nos conseguimos adaptar, com muitas falhas técnicas. Este jogo foi o menos conseguido, foi pena não o termos aproveitado, mas foi importante, há aqui novos indicadores e vamos seguir em frente a trabalhar, com jogadores muito interessantes.”

Torneio Internacional 37th Sparkassen Cup 2025
Calendário
Grupo A
28.12.2025 – 13h00 – Alemanha x Portugal, 33-25 (18-15)
28.12.2025 – 17h00 – Sérvia x Portugal25-35 (12-18)
Meia Final
29.12.2025 – 10h50 – Portugal x Islândia, 28-31 (17-17)
3.º/4.º Lugar
29.12.2025 – 17h30 – Portugal x Eslovénia, 16-22 (8-7)

Patrocinadores Institucionais