Menos de dois meses após ter sido anunciado que a EHF Champions League seria alargada a 24 equipas e que seria estabelecido um novo formato para a prova, bem como para a EHF European League, a partir da época 2026/2027, o Comité Executivo confirmou o sistema de distribuição de vagas para ambas as competições.
Embora a EHF Champions League continue a reunir os melhores dos melhores do andebol europeu de clubes, serão alcançados mais mercados do que antes. A base para a distribuição é o ranking das federações para as competições de clubes, que para a temporada 2026/2027 (inclui os resultados das temporadas 2022/2023, 2023/2024 e 2024/2025).
As federações classificadas entre o 1.º e o 10.º lugar têm um lugar fixo na competição, sendo elas, Alemanha, Espanha, França, Dinamarca, Polónia, Hungria, Roménia, Portugal, Croácia e Noruega.
Cada uma destas 10 federações tem o direito de solicitar até dois upgrades adicionais da EHF European League e da EHF Champions League; das solicitações de upgrade, serão admitidas no máximo oito equipas.
Um máximo de quatro vagas está aberto a pedidos de upgrade de federações sem uma vaga fixa na EHF Champions League.
As vagas restantes estão sujeitas a uma decisão da Federação Europeia de Andebol e as possibilidades incluem a atribuição da vaga aos vencedores da EHF Champions League e da EHF European League. A EHF também se reserva ao direito de atribuir wild cards para participação, incluindo a clubes não europeus.
O número de equipas por federação está limitado a um máximo de três, para todas as vagas que cumpram os critérios mínimos.
O Presidente da EHF, Michael Wiederer, realçou a qualidade das equipas que disputam a maior prova europeia de clubes:
“O nível de qualidade entre os clubes de andebol europeus é tão elevado que a EHF Champions League será incrivelmente competitiva, aumentando a sua atratividade para os adeptos, meios de comunicação e parceiros, e posicionando no mercado um produto que será ainda mais forte do que já é atualmente.”
As 24 equipas serão sorteadas para seis grupos de quatro; doze equipas qualificar-se-ão para o Main Round de dois grupos de seis, seguida pelas Quartos de Final e pela EHF Final4. O sorteio está previsto para 26 de junho de 2026.
Nova EHF European League com 32 equipas
O novo formato da EHF European League começa com 32 equipas, distribuídas por oito grupos de quatro no início – e, portanto, não são disputados jogos de qualificação antes da fase de grupos.
De acordo com a classificação de distribuição de vagas, 36 equipas têm lugar na EHF European League. No entanto, com doze equipas a serem promovidas para a EHF Champions League, há oito vagas disponíveis para distribuição.
Será dada prioridade às federações que, devido à promoção do(s) seu(s) clube(s) para a EHF Champions League já não estejam representadas na EHF European League. Duas promoções estão abertas para clubes de federações que não têm uma vaga fixa na EHF Champions League nem na EHF European League. Para a vaga final, a EHF reserva-se o direito de a atribuir através de um wild card.
Como parte da moção, o Comité Executivo também confirmou que uma reforma dos sistemas de jogo para as competições de clubes femininos será tratada na primavera de 2026 para implementação a partir da temporada 2027/2028.