Defesa final dos trabalhos encerra mais uma edição do Curso Master Coach de Andebol

Como é tradição, a defesa pública dos trabalhos finais assinalou o momento culminante de mais uma edição do Curso de Treinadores de Andebol EHF Master Coach / Grau 4, o nível máximo de certificação de treinadores em Portugal e na Europa.

A Sede do Comité Olímpico de Portugal acolheu as apresentações, num dia que simbolizou o encerramento de um percurso formativo exigente, iniciado em dezembro de 2024 e estruturado em 260 horas de formação, e a sessão de abertura ficou a cargo de Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal. O espaço apresentou excelentes condições técnicas e logísticas para a realização das apresentações, proporcionando um ambiente adequado ao debate, à observação das exposições e à interação entre formandos e júri, valorizando a qualidade e a solenidade do momento.

A avaliação esteve a cargo de um júri constituído por Pedro Sequeira, Diretor do Departamento de Formação e Certificação, José António Silva, Selecionador Nacional A Feminino, e Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional. O painel acompanhou de forma ativa cada apresentação, promovendo momentos de reflexão, esclarecimento e aprofundamento dos temas abordados, com especial enfoque na transferência do conhecimento para o treino e para o modelo de jogo.

Nesse enquadramento, Pedro Sequeira sublinhou o propósito pedagógico deste momento final do curso:

“Com a apresentação dos trabalhos pretendemos perceber o que os formandos pensam sobre um determinado assunto e não tanto sobre aquilo que sabem de andebol. A capacidade de reflexão é determinante num treinador que chega ao nível máximo de formação, Grau 4/Pro Licence. Este grupo, de uma forma global, demonstrou ter esse potencial.”

Ao longo do dia foram realizadas 23 apresentações e defesa de teses, evidenciando a diversidade de temas e a maturidade técnica alcançada ao longo do percurso formativo. Para Marco Santos, Coordenador do Departamento de Formação, este momento simboliza o investimento feito pelos treinadores:

“Foram cerca de 10 horas de apresentações que culminaram centenas de horas de trabalho destes formandos. Um percurso marcado pelo estudo, pela reflexão e pela análise aprofundada do treino e do jogo, que nos permite perspetivar um futuro muito positivo para estes treinadores.”

Em balanço final, Luís Santos, Diretor do Curso, destacou a importância estratégica desta formação:

“Terminámos mais um curso Master Coach com a satisfação e a certeza de que damos mais um passo para a melhoria do andebol. Formámos treinadores capazes de liderar equipas no alto rendimento e de inspirar os mais jovens.” Com a conclusão desta etapa, a Federação de Andebol de Portugal reafirma o seu compromisso com uma formação de treinadores exigente, estruturada e alinhada com os referenciais europeus, assumindo a qualificação avançada como um pilar estratégico para o desenvolvimento sustentado do andebol nacional.

Patrocinadores Institucionais