EHF EURO 2026: Ambição do Main Round passa pelo coração dos balcãs

Heróis do Mar começaram da melhor forma a participação neste Campeonato da Europa e querem manter a toada este domingo, na Jyske Bank Boxen, frente à Macedónia do Norte, pelas 17h00 (hora portuguesa) – transmissão em direto na RTP2.

Portugal conquistou uma vitória na estreia frente à Roménia e, pela terceira vez consecutiva, conheceu o sabor do triunfo na entrada para uma grande competição. Os Heróis do Mar pretendem agora manter a toada positiva no Grupo B, e carimbar o mais rapidamente possível um lugar no Main Round. A passagem à próxima fase na segunda jornada estará sempre dependente do encontro entre Roménia e Dinamarca.

Em caso de vitória das duas formações – Portugal e Dinamarca – estas transitam automaticamente para o Main Round I e jogarão pelos pontos da próxima fase, na próxima terça-feira. Portugueses e dinamarqueses, em caso de sucesso, irão cruzar com as duas melhores seleções do Grupo A (Alemanha, Espanha, Sérvia e Áustria) e com o top-2 do Grupo C (Noruega, França, Chéquia e Ucrânia).

Os Heróis do Mar encaram o próximo desafio frente à Macedónia do Norte com a maior seriedade possível e pretendem alcançar uma vitória contra este país dos balcãs, conhecido pela sua tradição andebolística.

Os dois encontros mais recentes entre portugueses e macedónios tiveram lugar em 2023 e terminaram com um desfecho para lá de positivo para Portugal, naquela que foi a primeira época de Kiril Lazarov como treinador principal dos balcãs. Volvidos três anos, a ambição lusa mantém-se intacta mas desta vez há mais em jogo, já que este encontro pode valer um bilhete para o Main Round.

O histórico entre Portugal e Macedónia do Norte é favorável ao conjunto português: nos 10 encontros disputados entre as duas equipas, seis foram favoráveis aos Heróis do Mar e quatro aos balcânicos. Em 2023, Leonel Fernandes já fazia parte dos eleitos de Paulo Pereira e há claro um nome incontornável na armada do país adversário – Nikola Mitrevski. O macedónio mais português, que envergou as cores do SL Benfica de 2015 a 2017 e o emblema do FC Porto, de 2020 a 2024, partilhou o balneário com o ponta dos azuis e brancos durante quatro épocas.

O internacional de 27 anos abordou esta relação especial entre Nikola Mitrevski e os restantes elementos da Seleção Nacional:

“Foi um privilégio ter jogado com o [Nikola] Mitrevski. É uma daquelas pessoas que eu sinto que me marcou, que influenciou, de certa maneira, a minha carreira. Sem dúvida que é o Macedónio mais português que existe e que conhece muito bem alguns atletas daqui. Isso pode ser uma vantagem porque nos conhece, mas sinto que não é propriamente um fator determinante no jogo.”

A Macedónia do Norte, que vem de uma derrota pesada na estreia frente ao conjunto dinamarquês, procura reverter o sentido deste Campeonato da Europa e triunfar frente a Portugal. Leonel Fernandes reconhece a qualidade do adversário mas acredita que as valências do coletivo português virão ao de cima.

“Neste grupo, tendo a Dinamarca, todas as outras equipas assumem que esse será o jogo mais difícil de vencer. Portanto, os outros jogos acabam por ser a responsabilidade. E nós estamos exatamente na mesma situação que eles. É um jogo que nós temos de ganhar para garantir já a passagem. Acho que o jogo tem a mesma importância para as duas equipas e nós temos plena noção disso. (…) Eu não gosto muito de olhar para as coisas do ponto de vista de sermos favoritos. Acho que pode ser falacioso, pode-nos enganar. Sinto que temos mais responsabilidade de ganhar. Sinto que o grupo e os portugueses sentem isso. Mas a questão de favoritismo é lá dentro que se mostra e é durante os 60 minutos que estamos lá dentro que se vai demonstrar isso. É mais uma questão de responsabilidade do que favoritismo.”

Sobre o peso da qualificação para o Main Round, o atleta acredita que com a experiência que Portugal tem adquirido ao longo dos anos, permite aos comandados de Paulo Pereira estarem mais confiantes, mesmo contra este tipo de adversários.

Sinto que, como o Paulo Jorge Pereira já falou algumas vezes, desde que começámos esta caminhada, quer querendo, quer não, a nossa forma de estar, a nossa maneira de ver as coisas, de sentir as coisas, foi mudando ao longo do tempo. Ainda há certas coisas que nos causam alguma surpresa mas sinto que esse fator, ao longo destes anos, tem diminuído. É claro que não se pode controlar tudo, mas já começámos a ganhar alguma maturidade. É um nível completamente diferente, por mais anos de carreira que se tenha, é sempre uma maturidade, é sempre uma experiência diferente e sinto que o grupo já começa a ter uma noção melhor do que é esta competição ou estas competições internacionais. Já sabemos o que é e com o que podemos contar, já sabemos que não podemos entrar num jogo para facilitar. Já temos outra dimensão nestas competições, porque já conseguimos ter alguma noção de como é que as coisas funcionam e isso também acaba por nos trazer alguma segurança.”

Quanto à missão de vencer a Macedónia do Norte este domingo, Leonel Fernandes afirma que a defesa será crucial para somar a segunda vitória da competição:

“Acredito que a defesa é a base de qualquer jogo. Sinto que temos vindo a construir uma defesa interessante. Acredito que a base de um bom jogo é uma boa defesa e a partir daí vai-se construindo, porque mesmo em termos de moral, em termos de confiança, uma equipa que esteja a defender bem e outra equipa que não esteja a conseguir encontrar soluções fáceis, em termos de estado de espírito, muda o jogo e eu acho que isso faz sempre uma diferença grande nestas competições.”

Recorde-se que Portugal está a disputar o Grupo B, juntamente com a anfitriã Dinamarca, Roménia e Macedónia do Norte, tendo já alcançado a primeira vitória nesta fase, somando dois pontos. A 2.ª Jornada está marcada para este domingo (18), pelas 17h00, frente ao conjunto dos balcãs e o fecho da fase de grupos fica ao cargo de Portugal e Dinamarca, no dia 18 de janeiro, pelas 19h30, ambos os jogos com transmissão na RTP2.

Macedónia do Norte: De A a Z

A Macedónia do Norte assegurou a sua vaga no EHF EURO 2026 após terminar em segundo lugar no seu grupo de qualificação, apenas atrás de uma Eslovénia invicta. Embora o apuramento da equipa de Kiril Lazarov só tenha sido selado na jornada decisiva frente à Lituânia, os “vermelhos e amarelos” reafirmam-se como uma presença incontornável na elite europeia, somando a oitava participação consecutiva — a nona do seu historial.

Sob o comando do lendário Kiril Lazarov, o grupo enfrenta agora a pressão de brilhar em Herning, num Grupo B de exigência elevada. Este será grande competição de Lazarov como selecionador — o terceiro Europeu —, tendo como meta prioritária o apuramento para a fase principal e a melhoria do 17.º lugar obtido em 2024.

No plano individual, as notícias são animadoras com o regresso de Marko Mitev: o criativo de 22 anos recuperou totalmente de uma lesão grave e está pronto para voltar a orquestrar o ataque macedónio. A ele junta-se o capitão Filip Kuzmanovski, lateral-esquerdo que chega motivado após estatuto de quinto melhor marcador do Mundial de 2025, onde anotou 49 golos. Para equilibrar a juventude, a experiência de veteranos como o guarda-redes Nikola Mitrevski (40 anos) e o pivot Zharko Peshevski (34 anos) será vital na tentativa de reeditar o brilho de 2012, quando alcançou um histórico quinto lugar.

Jogadores Chave: Filip Kuzmanovski (lateral esquerdo, 29 anos, RK Eurofarm Pelister), Nikola Mitrevski (guarda-redes, 40 anos, RK Eurofarm Pelister), Žarko Peševski (pivot, 34 anos, RK Eurofarm Pelister)

História na Competição: 1998 – 12.º Lugar; 2012 – 5.º Lugar; 2014 – 10.º Lugar; 2016 – 11.º Lugar; 2018 – 11.º Lugar; 2020 – 15.º Lugar; 2022 – 22.º Lugar; 2024 – 17.º Lugar;

Men’s EHF Euro 2026

O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega. Portugal vai disputar o Grupo B juntamente com Roménia, Macedónia do Norte e Dinamarca. Os jogos de Portugal contam com transmissão em direto na RTP2.

A Jyske Bank Boxen, em Herning, Dinamarca, assume-se como a base do torneio, preparando-se para receber jogos da fase preliminar, mas também o Main Round e o fim de semana decisivo a 30 de janeiro e 1 de fevereiro. Com capacidade para 15.000 espectadores, a arena será o cenário para a coroação do campeão europeu e já se encontra com os ingressos praticamente esgotados, mas poderá tentar a sua sorte através deste link: tickets.eurohandball.com

O EHF Euro 2026 passará por quatro cidades em três nações: a Malmö Arena, na Suécia, que recebe jogos da fase preliminar e do Main Round; a Kristianstad Arena, também na Suécia, e a Unity Arena em Oslo, Noruega, ambas dedicadas à fase preliminar.

Será aqui que os adeptos se vão reunir para torcer, comemorar e sentir cada momento da ação. Quer esteja a acompanhar a sua equipa, a descobrir novas estrelas ou apenas a desfrutar do ambiente, o Men’s EHF Euro leva-o para o centro da ação.

Junte-se a nós na Escandinávia e experimente — Pure Greatness.

EHF Euro 2026
Grupo B (hora portuguesa)
16.01.2026 – 17h00 – Portugal x Roménia, 40-34 (23-15)
18.01.2026 – 17h00 – Macedónia do Norte x Portugal, RTP2
20.01.2026 – 19h30 – Dinamarca x Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais