EHF Euro 2026: Heróis do Mar deixam Rio Maior rumo a Pamplona

Concluído o estágio de preparação em Rio Maior, os Heróis do Mar rumam ao Torneio Internacional de Espanha para cumprir a última etapa de trabalho antes de partirem para Herning, na Dinamarca, para a participação no EHF EURO 2026.

A contagem decrescente para o EHF Euro 2026 não abranda e os Heróis do Mar continuam em velocidade cruzeiro para chegar à Dinamarca na melhor forma possível. Após um período de trabalho intenso no Rio Maior Sports Centre, que começou logo após o virar do ano, dia 2 de janeiro, a comitiva lusa ruma agora a Pamplona, Espanha, para disputar o Torneio Internacional de Espanha, que decorre de 8 a 11 de janeiro e tem transmissão na andeboltv.

Com 18 atletas em trabalho, o momento serviu para elevar os índices físicos e afinar processos táticos, tendo a equipa cumprido um plano de trabalho que totalizou sete sessões de trabalho, divididas entre o pavilhão e o ginásio. À semelhança do que aconteceu anteriormente, o grupo alia a experiência à energia de jovens que se querem estrear nos grandes palcos com a seleção principal.

Como parte integrante da preparação, Portugal realizou dois jogos-treino contra a seleção do Bahrain, nos dias 5 e 6 de janeiro. Estes encontros, de caráter privado, foram fundamentais para o selecionador observar a evolução do grupo em contexto de jogo e testar variantes táticas antes da partida para solo espanhol.

A Seleção Nacional A Masculina viaja agora para o Pavilhão Navarra Arena, em Pamplona, para uma prova que conta com a participação de Egito, Irão, Espanha, Tunísia e Eslováquia. Este torneio será o último grande teste antes do Campeonato da Europa, permitindo aos Heróis do Mar medir forças com escolas de andebol distintas.

Para João Gomes, lateral-direito dos Heróis do Mar, os dias de trabalho foram importantes para afinar pormenores:

“Acho que tem corrido bem, penso que estes dias também serviram para nos voltarmos a ver e conseguirmos trocar ideias em relação ao nosso estilo de jogo e consolidar o que temos vindo a trabalhar nos últimos estágios.”

Após dois jogos-treino com o Bahrain em Rio Maior, a equipa vira atenções para Pamplona:

“É sempre bom testar os nossos limites em jogos-treino, vermos o que funciona ou não. Como são jogos de preparação, podemos experimentar mais para depois trabalhar em competição o que correu bem, e acho que o Torneio Internacional de Espanha vai servir para isso. Vamos ter oportunidade de estar um patamar acima, vamos enfrentar seleções de alto nível, o que permite ver como estamos e o que podemos melhorar.”

Em análise ao estágio, o Selecionador Nacional Paulo Pereira destaca:

“No global o estágio tem sido positivo mas, ao mesmo tempo, acontecem sempre alguns imprevistos aos quais temos de nos adaptar e corrigir o que tínhamos planeado, como é o caso de um jogador que esteve ausente por doença pontual, tivemos de alterar parte do plano que estava previsto, mas faz parte. Dos três treinos que tivemos, conseguimos incluir algum detalhe ofensivo, mas o nosso modelo de jogo vai andar outra vez em torno do que fazemos bem. Depois temos uma ou outra coisa que podemos melhorar, portanto estou muito satisfeito com o que aconteceu até agora.”

O técnico de 60 anos salienta a evolução do grupo, confirmado pelos indicadores dados frente ao Bahrain:

“Os jogos com o Bahrain foram extremamente positivos. A equipa do Bahrain não está exatamente igual [em relação à última vez que os enfrentámos em 2021] , falta-lhes um elemento importante, tal como a nós, mas tivemos uma prestação para lá de positiva. É sempre uma equipa difícil nos duelos, implicou que estivéssemos bem nas ajudas e deu para percebemos o que temos de melhorar a nível defensivo.

No que toca à participação no Torneio Internacional de Espanha, o timoneiro afirma:

“Por um lado é bom não nos cruzarmos com equipas europeias no início, vamos enfrentar o Egito e o Irão. O Egito é uma equipa top-mundial, os dois jogos que tivemos com eles ganhámos um e perdemos outro. Agora vamos ter o terceiro e vamos ver o que vai acontecer, mas penso que vão ser dois jogos interessantes. Acho que para nós também é ótimo para aferirmos como estamos a evoluir. Temos seis caras novas neste grupo, que pela primeira vez podem disputar um europeu sénior, por isso tudo isto leva a que eu gostasse de ter um pouco mais de tempo, mas ao mesmo tempo a base continua aqui, temos o mesmo modelo de jogo, temos jogadores muito inteligentes que conseguem rapidamente apanhar o que é necessário fazer, por isso acho que vai correr bem.”

“Nós precisamos de jogar, convém que a exigência não seja extrema, mas também não pode ser muito fácil, portanto, é mais ou menos o que vamos encontrar no Torneio Internacional de Espanha, que para nós é ótimo para preparar a competição principal, o Europeu.”

Men’s EHF Euro 2026

O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega. Portugal vai disputar o Grupo B juntamente com Roménia, Macedónia do Norte e Dinamarca. Os jogos de Portugal contam com transmissão em direto na RTP2.

A Jyske Bank Boxen, em Herning, Dinamarca, assume-se como a base do torneio, preparando-se para receber jogos da fase preliminar, mas também o Main Round e o fim de semana decisivo a 30 de janeiro e 1 de fevereiro. Com capacidade para 15.000 espectadores, a arena será o cenário para a coroação do campeão europeu e já se encontra com os ingressos praticamente esgotados, mas poderá tentar a sua sorte através deste link: tickets.eurohandball.com

O EHF Euro 2026 passará por quatro cidades em três nações: a Malmö Arena, na Suécia, que recebe jogos da fase preliminar e do Main Round; a Kristianstad Arena, também na Suécia, e a Unity Arena em Oslo, Noruega, ambas dedicadas à fase preliminar.

Será aqui que os adeptos se vão reunir para torcer, comemorar e sentir cada momento da ação. Quer esteja a acompanhar a sua equipa, a descobrir novas estrelas ou apenas a desfrutar do ambiente, o Men’s EHF Euro leva-o para o centro da ação.

Junte-se a nós na Escandinávia e experimente — Pure Greatness.

Torneio Internacional de Espanha
Grupo B (hora portuguesa)
08.01.2026 – 16h15 – Portugal x Egito, andeboltv
09.01.2026 – 16h15 – Portugal x Irão, andeboltv

EHF Euro 2026
Grupo B (hora portuguesa)
16.01.2026 – 17h00 – Portugal x Roménia, RTP2
18.01.2026 – 17h00 – Macedónia do Norte x Portugal, RTP2
20.01.2026 – 19h30 – Dinamarca x Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais