EHF EURO 2026: Heróis do Mar dividem pontos com a Macedónia do Norte

A Seleção Nacional empatou 29-29 frente à Macedónia do Norte na segunda jornada da fase preliminar. Um jogo de nervos onde os Heróis do Mar estiveram perto da vitória, mas acabaram por dividir pontos num final frenético; Duelo com a Dinamarca agendado para terça-feira, pelas 19h30 (hora portuguesa).

A Jyske Bank Boxen assistiu a um duelo impróprio para cardíacos entre Portugal e Macedónia do Norte na segunda jornada da fase preliminar do Grupo B do EHF Euro 2026. Uma partida com emoção e incerteza até ao soar da buzina, com as duas formações a acabarem igualadas a 29 golos após 60 minutos de disputa pelo triunfo.

7 inicial: Gustavo Capdeville, Diogo Branquinho, Martim Costa, Rui Silva, Francisco Costa, António Areia e Victor Iturriza.

O encontro em Herning arrancou sob o signo do equilíbrio, com as duas equipas a testarem-se mutuamente nos processos defensivos. Portugal entrou melhor, com Gustavo Capdeville a exibir-se em bom plano logo aos dois minutos, o que permitiu a Victor Iturriza inaugurar o marcador. Contudo, a formação balcânica respondeu com agressividade e um jogo pausado que retirou o conforto aos Heróis do Mar, conseguindo mesmo inverter o resultado para 4-2. Valeu a Portugal a solidez de Rui Silva e a eficácia de Martim Costa, que com remates de meia-distância manteve a equipa lusa na discussão do marcador.

A meio do primeiro tempo, o jogo ganhou contornos históricos: aos 16 minutos, António Areia converteu o golo 1200 de Portugal em fases finais de Europeus, colocando o marcador em 8-9. A baliza lusa continuou bem guardada por Capdeville, que somou duas intervenções consecutivas de alto nível aos 17 e 18 minutos.

Nos instantes finais, Paulo Jorge Pereira arriscou no ataque e introduziu o 7 contra 6, estratégia que surtiu efeito imediato. Rui Silva e Iturriza deram a primeira vantagem de dois golos aos lusos, forçando um time-out adversário, e Francisco Costa, sobre a buzina, confirmou a superioridade portuguesa ao intervalo ao concretizar um livre de 7 metros.

Intervalo: 13-15

A etapa complementar iniciou-se com um Portugal controlador, liderado por uma exibição inspirada de Francisco Costa. Logo aos 32 minutos, Capdeville voltou a fechar a baliza, servindo de trampolim para um parcial de 3-0 assinado pelo jovem lateral direito e por Victor Iturriza, que disparou o marcador para uma vantagem de cinco golos (13-18). Aos 41 minutos, viveu-se um momento de festejo com a estreia a marcar de José Luís Ferreira em Europeus, mas a Macedónia respondeu com o seu período mais forte no encontro.

Aproveitando algumas falhas lusas, os macedónios reduziram para 20-22. A dez minutos do fim, a vantagem mantinha-se nos dois golos, após nova intervenção crucial de Capdeville. Francisco Costa, em tarde inspirada, continuou a ser o braço armado da Seleção Nacional, respondendo com golos sempre que os balcânicos ameaçavam uma recuperação definitiva.

A incerteza pairou sobre o resultado quando, aos 55 minutos, a Macedónia chegou ao empate. Até final assistiu-se a uma batalha pelo triunfo, com as duas equipas a procurarem a vitória. A equipa das Quinas esteve perto do triunfo com o último ataque da contenda, mas o resultado firmou-se numa igualdade a 29 golos.

Resultado final: 29-29
MVP: Filip Kuzmanovski – 15 golos

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, mostrou desagrado por ter consentido um empate após uma vantagem de cinco golos conquistada no encontro mas relembra que nada está decidido:

“O que correu menos bem foi estar a ganhar por 5 golos de diferença e perdermos o controlo do jogo. Continuámos a jogar com o mesmo ritmo, precipitando algum passe, precipitando algum contra-ataque… Depois, quando eles se aproximaram, sentimos alguma debilidade no controlo do jogo. Nós sabíamos que íamos ter uma Macedónia do Norte muito forte, com um sistema defensivo que pensei que ia correr melhor, em termos do que é a nossa adaptação ao sistema defensivo 5:1, e acabámos por não conseguir fazer bem as coisas em alguns momentos.”

O técnico de 60 anos relembra o Campeonato da Europa de 2024, onde um empate dificultou as contas lusas devido à derrota da Dinamarca com a Eslovénia:

“Em 2024, empatámos com os Países Baixos e, a seguir, a Dinamarca jogou com a Eslovénia. E a Dinamarca fez descansar alguns jogadores, o que é normal. Há coisas que eu não consigo explicar… perderam com a Eslovénia, porque eles já estavam mais que apurados. Eu compreendo que as pessoas tenham que gerir o esforço dos jogadores. Agora, perder com a Eslovénia daquela maneira que perderam… E nós acabámos por não poder jogar o quinto e sexto lugar por causa disso. Nós temos de continuar a trabalhar.”

EHF Euro 2026
Grupo B (hora portuguesa)
16.01.2026 – 17h00 – Portugal x Roménia, 40-34 (23-15)
18.01.2026 – 17h00 – Macedónia do Norte x Portugal, 29-29 (13-15)
20.01.2026 – 19h30 – Dinamarca x Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais