A Seleção Nacional A Masculina segue com a preparação do EHF Euro 2026 em Rio Maior. Após a paragem para celebrar a entrada do novo ano, os Heróis do Mar regressaram ao Rio Maior Sports Centre a 2 de janeiro, onde se encontrarão até à próxima quarta-feira, 7 de janeiro.
Os comandados de Paulo Pereira terão os dois primeiros testes ainda na cidade ribatejana, frente ao Bahrain, em dois jogos de treino, antes de partirem para Pamplona, Espanha, onde defrontarão o Egito (quinta-feira) e Irão (sexta-feira). O último jogo do Torneio Internacional de Espanha será contra uma das formações que compõem o Grupo A: Espanha, Tunísia e Eslováquia.
A viagem para Herning, Dinamarca, está agendada para dia 14 de janeiro, dois dias antes da estreia no EHF Euro 2026, que terá lugar na Jyske Bank Boxen às 17h00 (hora portuguesa), frente à Roménia – transmissão dos jogos de Portugal na fase de grupos em direto na RTP2.
Com o sonho de se estrearem numa fase final de uma grande competição estão seis Heróis do Mar: José Luís Ferreira, Gabriel Cavalcanti, Diogo Valério, Miguel Neves, Pedro Tonicher e Filipe Monteiro.
Com idades compreendidas entre os 20 e os 26 anos, os atletas que contam com diferentes experiências nos currículos têm uma coisa em comum: a ambição de pisar pela primeira vez o palco de uma grande competição, ainda em janeiro em Herning.
José Luís Ferreira, o mais novo entre os seis atletas, fez o seu primeiro jogo ao serviço dos Heróis do Mar contra à Roménia, mas foi na sua segunda internacionalização que se estreou a marcar: dois golos frente a Israel. O jovem ponta direita que representa o FC Porto quer responder da melhor forma ao voto de confiança de Paulo Pereira:
“É um orgulho inexplicável estar entre os colegas que alcançaram o top-4 Mundial, vou dar tudo para continuar com o meu trabalho e continuar a ser chamado mais vezes. É um grupo fantástico e têm-me acolhido super bem. Sinto-me confiante e muito contente por me poder estrear no Europeu, vou dar tudo para demonstrar o meu valor. Isto é a minha vida e eu vou dar sempre o meu melhor para corresponder às expectativas.”
Gabriel Cavalcanti e Filipe Monteiro, ambos com 21 anos, conquistaram recentemente – juntamente com José Luís Ferreira – a medalha de prata no último M21 IHF World Championship. O lateral esquerdo que veste as cores do SL Benfica já conta com 15 golos em 6 jogos pelos Heróis do Mar, ao passo que o central do Sporting CP tem 5 golos em duas internacionalizações.





Pedro Tonicher, guarda-redes do BM Ciudad Encantada, está pela segunda vez integrado no lote dos convocados por Paulo Pereira, aos 22 anos. Já Miguel Neves, com 25 anos, contabiliza 11 golos em 4 jogos ao serviço da Seleção Nacional A Masculina.
Diogo Valério encontra-se no outro extremo, sendo o mais experiente entre os seis atletas, aos 26 anos. O guardião que defende as cores do Olympiakos FC da Grécia – e conta com 11 internacionalizações – acredita que, em Herning, poderá dar aos portugueses motivos para sorrir com as suas defesas:
“Sinto-me muito feliz com esta oportunidade de representar Portugal numa grande competição, é verdade que ainda não me estreei numa fase final, mas sinto-me preparado para ajudar Portugal a atingir os seus objetivos. É um sonho tornado realidade, sinto-me muito bem por estar aqui e acho que temos uma grande equipa. Atualmente Portugal é uma das melhores seleções do mundo. Sabemos que a nossa caminhada não é fácil, mas para mim é um orgulho estar aqui e puder contribuir. Estou muito feliz.”
Men’s EHF Euro 2026
O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega. Portugal vai disputar o Grupo B juntamente com Roménia, Macedónia do Norte e Dinamarca. Os jogos de Portugal contam com transmissão em direto na RTP2.
A Jyske Bank Boxen, em Herning, Dinamarca, assume-se como a base do torneio, preparando-se para receber jogos da fase preliminar, mas também o Main Round e o fim de semana decisivo a 30 de janeiro e 1 de fevereiro. Com capacidade para 15.000 espectadores, a arena será o cenário para a coroação do campeão europeu e já se encontra com os ingressos praticamente esgotados, mas poderá tentar a sua sorte através deste link: tickets.eurohandball.com
O EHF Euro 2026 passará por quatro cidades em três nações: a Malmö Arena, na Suécia, que recebe jogos da fase preliminar e do Main Round; a Kristianstad Arena, também na Suécia, e a Unity Arena em Oslo, Noruega, ambas dedicadas à fase preliminar.
Será aqui que os adeptos se vão reunir para torcer, comemorar e sentir cada momento da ação. Quer esteja a acompanhar a sua equipa, a descobrir novas estrelas ou apenas a desfrutar do ambiente, o Men’s EHF Euro leva-o para o centro da ação.
Junte-se a nós na Escandinávia e experimente — Pure Greatness.

Torneio Internacional de Espanha
Grupo B (hora portuguesa)
08.01.2026 – 16h15 – Portugal x Egito
09.01.2026 – 16h15 – Portugal x Irão
EHF Euro 2026
Grupo B (hora portuguesa)
16.01.2026 – 17h00 – Portugal x Roménia, RTP2
18.01.2026 – 17h00 – Macedónia do Norte x Portugal, RTP2
20.01.2026 – 19h30 – Dinamarca x Portugal, RTP2