Apesar da derrota pesada no embate da primeira mão, disputado em Salónica, o Madeira SAD procurava mostrar outra face perante o PAOK. Embora o apuramento para a fase seguinte tenha ficado pelo caminho, o conjunto nacional sai da competição de cabeça erguida, com uma vitória sobre o conjunto helénico com direito a reviravolta nos instantes finais.
7 inicial: Isabel Góis, Marilene Souza, Laura Oboul-Handey, Maria Duarte, Maren Marki, Catarina Ascenção, Maíra Campos.
O encontro começou com uma intensidade alta, com as duas equipas a trocarem golos nos instantes iniciais. O Madeira SAD procurou explorar as suas forças, mas aos 10 minutos, o marcador assinalava 4-5 para as visitantes.
A meio da primeira etapa, uma defesa de Isabel Góis galvanizou a equipa lusa que passou para a frente do resultado com dois golos consecutivos de Maria Duarte. Contudo, a reação grega foi implacável e o PAOK chegou aos 6-9, forçando Pedro Luíz a pedir um time-out aos 21 minutos. A resposta lusa após a paragem foi positiva: Laura Oboul-Handey e Neide Duarte reduziram a diferença para a margem mínima e Helen Henrique, já dentro do último minuto do primeiro tempo, empatou tudo a 10 golos.
O jogo seguia para o intervalo, não sem antes o PAOK ficar reduzido após suspensão de dois minutos para Olympia Andritsou, mas a formação helénica ainda conseguiu chegar ao golo recolhendo ao balneário na liderança.
Intervalo: 10-11
A segunda metade iniciou-se com Sandra Ramos a restabelecer o empate, mas o PAOK respondeu com um parcial de 4-0 que parecia sentenciar o jogo. No entanto, as madeirenses guardaram o melhor para o fim. Entre os 54 e os 55 minutos, o pavilhão “explodiu”: Neide Duarte reduziu, Isabel Góis brilhou com uma defesa providencial e, num ápice, Maria Duarte e Helen Nascimento restabeleceram a igualdade a 18.
A formação grega ainda tentou travar o ímpeto luso com um golo aos 56 minutos, mas o Madeira SAD estava transfigurado. Maria Duarte voltou a faturar para empatar a contenda e, aos 59 minutos, Helen Nascimento consumou a reviravolta para 20-19.
Isabel Góis agigantou-se entre os postes e defendeu um livre de 7 metros decisivo para o resultado final, segurando uma vitória de honra que premeia a entrega da equipa perante os seus adeptos.
Resultado final: 20-19
MVP: Maria Duarte – 7 golos
EHF European Cup Women – 2025/2026
Last 16
18.01.2026 – 13h00 – AC PAOK x Madeira SAD, 37-26 (18-14)
24.01.2026 – 17h00 – Madeira SAD x AC PAOK, 20-19 (10-11)