Os Heróis do Mar saíram de Pamplona com o ouro, depois de derrotarem os anfitriões na grande final.
Depois de cinco jogos de preparação, três testes de fogo em terras espanholas e dois em Rio Maior, a Seleção Nacional A Masculina está cada vez mais perto da estreia em Herning. Portugal estreia-se no Grupo B do Men’s EHF Euro 2026 no duelo frente à Roménia, no próximo dia 16 de janeiro, às 18h00 (hora portuguesa) – transmissão dos jogos lusos em direto na RTP2.


7 Inicial: Gustavo Capdeville, Diogo Branquinho, Martim Costa, Rui Silva, Francisco Costa, António Areia e Victor Iturriza
No último dia na Navarra Arena, Portugal entrou em campo para enfrentar a formação espanhola, e foi a formação de Jordi Ribera a concretizar primeiro por Agustin Casado. Os espanhóis chegaram aos dois golos de diferença, até que os lusos desbloquearam no ataque. Apesar de uma exclusão madrugadora, Portugal contou com Gustavo Capdeville entre os postes para dar o mote do empate, a 3 golos.
Victor Iturriza assinou o quarto golo, apesar de nova exclusão – desta vez para Francisco Costa – mas a Espanha ripostou e, não só, restabeleceu a igualdade como passou para o comando através de Aleix Gomez, pouco antes dos 10 minutos. Nova alternância no marcador, com os comandados de Paulo Pereira a reclamarem a liderança, e o encontro seguiu em tom de equilíbrio. O técnico português colocou um tempo técnico pouco depois e António Areia respondeu à chamada.
Espanha voltou a passar para o comando (11-10) e, apesar de alguns desacertos, Francisco Costa marcou o golo 11, pouco depois. Dani Férnandez deu dois golos de vantagem aos adversários ibéricos e Espanha acabou por recolher aos balneários com a mesma diferença após golo de Victor Iturriza no último suspiro.
Intervalo: 16-14


Na entrada para a segunda metade, o conjunto espanhol entrou determinado em manter a vantagem e ampliou a contagem para quatro golos, por Ian Tarrafeta, chegando aos 21-17 e mais dois jogadores seguiram as pisadas e voltaram a ampliar a diferença. Os portugueses tentaram contrariar o adversário, baixando para três, por Salvador Salvador.
Novo momento de dificuldade para os Heróis do Mar colocou Espanha a vencer por 25-21 mas, paulatinamente, os comandados de Paulo Pereira foram dirimindo a diferença para dois (26-24). O empate acabou por surgir, pouco depois dos 53 minutos, por Rui Silva, a 29 golos e, posteriormente, a vantagem portuguesa.
Quando faltavam dois minutos para o final, Portugal vencia por dois golos e forçou Jordi Ribera a parar o encontro, seguiu-se um golo espanhol e, logo de seguida, cartão verde na mesa por Paulo Pereira, quando faltavam menos de 30 segundos por jogar. Salvador Salvador e Pedro Tonicher ajudaram os Heróis do Mar a selar a vitória.
Resultado Final: 31-34
MVP: Martim Costa – 7 golos

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, mostrou satisfação perante a vitória e a exibição dos lusos:
“[A recuperação] foi a melhor parte do jogo. Deste jogo o que eu retiro é que sem time-out nós conseguimos recuperar seis golos, isso para mim significa bastante. A Espanha queria muito ganhar este jogo, o que é lógico, se nós estivéssemos a jogar em Portugal também gostaríamos muito de vencer, porque estaríamos a jogar em casa. O mais importante deste jogo foi essa capacidade que tivemos para não nos perdermos. O início do jogo não foi bom para nós. O que eu retiro deste jogo é esta capacidade que tivemos para recuperar seis golos de desvantagem e mantermo-nos intactos nesta fase do jogo foi também a fase de jogo em que melhor seguimos o plano de jogo.”
Conseguimos algumas configurações defensivas que nos permitem continuar a construir a equipa para depois podermos competir melhor e depois aquilo que lhes disse no início do jogo e reafirmo: o resultado aqui neste jogo, embora nós soubéssemos que podíamos vencer, não vai determinar nada, seríamos muito incautos se agora pensássemos que iríamos ganhar já no Europeu, no caso de passarmos ao Main Round. Porque agora, neste momento, aquilo que nós temos que pensar é Roménia, Roménia e Roménia e depois Macedónia e por aí fora. Entretanto, se nos cruzamos outra vez com a Espanha, este resultado, tal como nós falamos no início do jogo, não vai interferir em nada na nossa capacidade de organização e de foco para esse jogo que vai acontecer provavelmente no caso de passarmos ao main round. Estamos muito satisfeitos e cada vez mais orgulhosos deste grupo.”
Torneio Internacional de Espanha
Grupo B (hora portuguesa)
08.01.2026 – 16h15 – Portugal x Egito, 31-31 (16-11)
09.01.2026 – 16h15 – Irão x Portugal, 20-41 (11-17)
11.01.2026 – 18h00 – Espanha x Portugal, 31-34 (16-14)