Encontro de Centros de Treino Nacionais reúne 64 atletas em Tavira

Enquadrados tecnicamente por Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional para o Andebol Masculino, e João Varejão, Selecionador Nacional sub-16 Masculino, o evento foi direcionado nascidos em 2010 e 2011.

Os Centros de Treino Nacionais promoveram este fim de semana, em Tavira, um momento de avaliação competitiva que reuniu 64 atletas sub-16 masculinos, nascidos em 2010 e 2011, no âmbito do plano regular de acompanhamento e desenvolvimento.

Desde o início da época, estes centros realizam treinos bimensais nas regiões Norte, Centro, Sul e Algarve/Baixo Alentejo, acompanhando jovens com potencial para integrar futuras Seleções Nacionais. Neste Encontro foram ainda integrados atletas dos Açores e Madeira.

O Encontro decorreu integrado no V Torneio de Andebol Cidade de Tavira – Hélder Leal, organizado pela Associação de Andebol do Algarve.

Cada grupo de trabalho disputou três jogos (TxT), num modelo competitivo ajustado face ao formato habitual. Cada partida foi dividida em três períodos de 20 minutos, com o resultado a reiniciar a zero no início de cada parte, promovendo novos contextos competitivos e maior capacidade de resposta às diferentes fases do jogo.

No plano tático, foram estabelecidas orientações específicas para fomentar diversidade defensiva: todas as equipas atuaram em sistema 6:0 na primeira parte, 5:1 na segunda e tiveram liberdade estratégica na terceira. O tempo de utilização dos atletas foi distribuído de forma equilibrada, garantindo oportunidades semelhantes de participação.

Também a equipa de arbitragem recebeu indicações técnicas, com o objetivo de enquadrar o jogo de forma a estimular determinados comportamentos táticos e potenciar o desenvolvimento dos atletas.

Para além da componente competitiva, foram realizadas medições antropométricas, testes físicos e análises detalhadas do contexto competitivo e de treino de cada jogador. Estes dados permitirão sustentar decisões técnicas futuras.

Importa salientar que alguns atletas já referenciados e integrados nos trabalhos das Seleções Nacionais não foram convocados para este torneio, abrindo espaço à observação e integração de novos talentos no processo do acompanhamento federativo. Este momento antecede a participação desta geração no Torneio Inter Pôles, em Nantes, França, de 2 a 8 de março, competindo com os polos de formação franceses de sub-18.

O enquadramento técnico esteve a cargo do Diretor Técnico Nacional para o Andebol Masculino, Paulo Sá, do Selecionador Nacional sub-16 Masculino, João Varejão, do preparador físico João Antunes e dos treinadores Daniel Santos, David Lourenço, Diogo Almeida, João Silva, João Vigário, Mário Guedes, Pedro Silva e Tomás Cruz.

No final da iniciativa, Paulo Sá fez um balanço francamente positivo:

“Realizámos pela terceira vez este modelo de Encontros, que permitiu um contacto próximo do Selecionador Nacional com os diferentes grupos de trabalho, potenciar competição de elevado nível e exigência, assim como aferir o nível dos atletas. A avaliação final é claramente positiva. Os atletas deram uma resposta muito interessante, quer em termos competitivos, quer físicos e sociais. Iremos agora reunir com os treinadores dos clubes para transmitir as conclusões desta ação, melhorar processos e potenciar ainda mais estes jovens. Não posso deixar de agradecer a organização e disponibilidade da Associação de Andebol do Algarve, que tem dado uma colaboração preciosa nas atividades das seleções jovens e que, mais uma vez, foi excecional na organização deste evento.”

Patrocinadores Institucionais