Joaquim Manuel da Encarnação Coelho foi fundador do Évora Andebol Clube, treinador e dirigente regional, tendo também assumido, durante largos anos, a Presidência da Associação de Andebol de Beja. Ao longo do seu percurso, deixou uma marca profunda no Andebol alentejano e português, sendo reconhecido como um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da modalidade no Alentejo.
O seu contributo, dedicação e paixão pelo Andebol serão recordados por todos aqueles que com ele privaram e partilharam o gosto pela modalidade.
À família, aos amigos, à comunidade do Évora Andebol Clube e a todos os que acompanharam o seu percurso no Andebol, a Direção da Federação de Andebol de Portugal expressa as mais sentidas e profundas condolências.