Ficou traçado, esta quinta-feira, o caminho para a época 2026/2027 do Campeonato Betclic Feminino e do Campeonato Betclic Masculino. A Quinta dos Cónegos, na Maia, recebeu a apresentação oficial da nova temporada e os sorteios das duas principais competições de clubes do Andebol português, ficando definidos os calendários das 22 equipas participantes.
A cerimónia assinalou o primeiro grande momento público da parceria entre a Federação de Andebol de Portugal e a Betclic. A partir desta temporada, as principais competições nacionais passam a assumir as designações de Campeonato Betclic Feminino, Campeonato Betclic Masculino, Taça de Portugal Betclic Feminina e Taça de Portugal Betclic Masculina.
A ligação entre as duas entidades estende-se ainda às Seleções Nacionais A Feminina e Masculina, com a Betclic a acompanhar o percurso das equipas que representam Portugal ao mais alto nível.
Hernâni Ribeiro, Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Maia, Miguel Domingues, Responsável de Marca da Betclic Portugal, e Miguel Fernandes, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, intervieram durante a cerimónia, que reuniu também representantes da Federação, da Betclic, da BOLA, da Câmara Municipal da Maia, das Associações Regionais e dos clubes.





A forte adesão dos emblemas ficou espelhada na presença de representantes de 15 clubes: ABC de Braga, Alavarium ACA, CD Feirense, Artística de Avanca, Madeira SAD, SL Benfica, Marítimo Madeira Andebol SAD, AD Carvalhos, CA Leça, AA Águas Santas, CJ Almeida Garrett, FC Porto, Póvoa AC, Sporting CP e GC Santo Tirso. Dirigentes e atletas acompanharam a definição dos calendários para a nova temporada.
A cerimónia foi apresentada por Rita Matias Brito, d’A BOLA, enquanto a apresentação dos modelos competitivos e a condução técnica dos sorteios ficaram a cargo de Edgar Vieira, Diretor de Competições da Federação de Andebol de Portugal.
Durante a sessão, Miguel Fernandes entregou simbolicamente a Miguel Domingues uma camisola da Seleção Nacional com o número 2029 nas costas, numa referência ao ano até ao qual vigora a parceria.
Na ocasião, a Betclic reforçou que esta ligação abrange, desde o primeiro momento, as competições e as Seleções Nacionais femininas e masculinas, refletindo o compromisso da marca com uma valorização equilibrada das duas vertentes da modalidade e dando continuidade à aposta que tem vindo a assumir no desenvolvimento do desporto feminino e masculino em Portugal.
Edgar Vieira contou com o apoio de representantes da Câmara Municipal da Maia e da Betclic na retirada das bolas que determinaram as posições dos clubes nos respetivos calendários competitivos.




Enquanto representante da entidade anfitriã, Hernâni Ribeiro destacou a forte ligação do Município da Maia ao desporto e, em particular, ao Andebol:
“É com grande satisfação e entusiasmo que recebemos este evento na Maia, um concelho onde o desporto se vive todos os dias e onde o Andebol tem também um lugar de destaque. Temos quatro coletividades ligadas à modalidade, duas delas num patamar competitivo elevado, e recebemos frequentemente as nossas Seleções Nacionais. Este é, por isso, um momento feliz para a Câmara Municipal da Maia e para o Andebol português”, afirmou o Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Maia.”
Miguel Fernandes agradeceu o apoio da Câmara Municipal da Maia, d’A BOLA, das Associações Regionais e dos clubes presentes, antes de destacar a importância da nova parceria para o futuro da modalidade:
“Esta parceria com a Betclic representa um novo capítulo na história do Andebol português. O facto de a marca assumir o patrocínio oficial dos Campeonatos, das Taças de Portugal e das Seleções Nacionais constitui um importante voto de confiança na nossa modalidade. É uma ligação assente em vantagens mútuas e em valores comuns, entre os quais a igualdade de género, que será determinante para continuarmos a construir um caminho sustentado de crescimento”, afirmou o Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal.”
Por parte da Betclic, Miguel Domingues, Responsável de Marca da Betclic Portugal, destacou o compromisso de longo prazo assumido com a Federação de Andebol de Portugal e a intenção de a marca participar ativamente no crescimento da modalidade:
“O número 2029 não representa apenas a duração desta parceria. Representa, acima de tudo, o compromisso que estamos hoje a assumir com a Federação e com o futuro do Andebol português. Queremos ser muito mais do que uma marca presente nos equipamentos ou no nome das competições. Queremos ser um parceiro ativo da Federação, dos clubes, dos atletas e de todos os que vivem o Andebol.”
Miguel Domingues destacou também a abrangência da parceria, que envolve as principais competições nacionais e as Seleções Nacionais Seniores:
“É com enorme orgulho que a Betclic se junta à Federação de Andebol de Portugal como patrocinadora oficial, dando o seu nome aos principais Campeonatos e Taças de Portugal, tanto na vertente masculina como na feminina, e passando também a acompanhar as Seleções Nacionais Seniores. O nosso compromisso é assumido com o Andebol masculino e feminino, com a mesma relevância, a mesma ambição e a mesma vontade de contribuir para o seu crescimento.”
O Campeonato Betclic Feminino será disputado por dez equipas: ABC de Braga OBO Bettermann, ADA São Pedro do Sul, Alavarium ACA, CA Leça, CD Feirense, CDE Gil Eanes, CJ Almeida Garrett Pristivus, Juve Lis, Madeira SAD e SL Benfica.
Alavarium ACA e CD Feirense regressam ao principal escalão e juntam-se a uma competição em que o SL Benfica vai defender o título conquistado na época passada, o quinto de forma consecutiva.
Na primeira fase, as dez equipas vão jogar no sistema de todos contra todos, a duas voltas. Concluída esta etapa, os seis primeiros classificados integrarão o Grupo A, onde serão definidos o Campeão Nacional e os lugares de acesso às competições europeias, enquanto os quatro últimos disputarão o Grupo B, destinado à luta pela manutenção.
A época 2026/2027 ficará ainda marcada pela introdução do playoff de acesso ao Campeonato Betclic Feminino. O último classificado será despromovido diretamente à Divisão de Honra, enquanto o penúltimo vai disputar uma eliminatória a duas mãos, em casa e fora, frente ao segundo classificado do segundo escalão.
No Campeonato Betclic Masculino vão competir 12 emblemas: ABC de Braga Lusíadas Saúde, AD Carvalhos, Águas Santas Milaneza, Avanca Bioria Bondalti, CF Os Belenenses, FC Porto, GC Santo Tirso, Marítimo Madeira Andebol SAD, Póvoa AC Bodegão CCR Proteu, SL Benfica, Sporting CP e Vitória SC.
AD Carvalhos e GC Santo Tirso são as duas equipas promovidas à principal competição masculina, onde o Sporting CP vai defender o título nacional conquistado nas últimas três temporadas.
A primeira fase será disputada no sistema de todos contra todos, a duas voltas. No final, os seis primeiros classificados vão integrar o Grupo A, onde serão decididos o título de Campeão Nacional e os lugares de acesso às competições europeias. Os seis últimos disputarão o Grupo B, centrado na luta pela permanência.
Também no Campeonato Betclic Masculino será introduzido um playoff de acesso. O último classificado será despromovido diretamente à Divisão de Honra e o penúltimo disputará uma eliminatória a duas mãos, em casa e fora, frente ao segundo classificado do segundo escalão.
Com os calendários definidos, está oficialmente lançada a contagem decrescente para uma nova temporada ao mais alto nível do Andebol nacional. Os Campeonatos Betclic Feminino e Masculino arrancam no próximo dia 29 de agosto.
Os clubes devem proceder à marcação de campos e horas até ao dia 31 de julho.
Campeonato Betclic Feminino
Fase Regular – 1.ª jornada
29.08.2026 – SL Benfica x CD Feirense
29.08.2026 – Madeira SAD x CJ Almeida Garrett Pristivus
29.08.2026 – CDE Gil Eanes x Alavarium ACA
29.08.2026 – ABC de Braga OBO Bettermann x ADA São Pedro do Sul
29.08.2026 – Juve Lis x CA Leça
Campeonato Betclic Masculino
Fase Regular – 1.ª jornada
29.08.2026 – Sporting CP x GC Santo Tirso
29.08.2026 – AD Carvalhos x Marítimo Madeira Andebol SAD
29.08.2026 – CF Os Belenenses x Vitória SC
29.08.2026 – ABC de Braga Lusíadas Saúde x Póvoa AC Bodegão CCR Proteu
29.08.2026 – Avanca Bioria Bondalti x FC Porto
29.08.2026 – SL Benfica x Águas Santas Milaneza