Encontro Nacional de Minis e Bambis: Terceiro dia volta a encher Olhão de Andebol

Sábado ficou marcado por 132 jogos, atividades paralelas e momentos de convívio, mantendo o concelho algarvio como ponto de encontro do Andebol de formação nacional.

O Encontro Nacional de Minis e Bambis 2026 cumpriu, este sábado, o terceiro dia de atividade em Olhão, mantendo o ritmo intenso dentro e fora dos pavilhões. Depois de dois dias de alta intensidade para os mais jovens da modalidade, o primeiro dia do fim de semana voltou a juntar atletas, treinadores, dirigentes, famílias e clubes num ambiente de competição, partilha e celebração do Andebol.

Ao longo do dia, foram disputados 132 jogos, distribuídos entre os escalões de Minis e Bambis. Nos Minis, realizaram-se 72 partidas nos diferentes recintos do concelho, enquanto os Bambis cumpriram mais 60 jogos no modelo Festand, reforçando uma dinâmica centrada na participação, na diversidade de adversários, no tempo de jogo e, acima de tudo, na diversão das crianças.

Para além da ação dentro de campo, o terceiro dia ficou também marcado por um programa de atividades paralelas que continuou a envolver os jovens atletas fora dos pavilhões. Entre laser tag, bubble football, pinturas faciais e a Disco Night, o Encontro Nacional de Minis e Bambis voltou a reforçar a sua dimensão lúdica e social, proporcionando momentos de convívio entre participantes, equipas técnicas, dirigentes e famílias.

A Fun Zone, instalada na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, manteve-se como um dos pontos centrais do evento, recebendo várias atividades ao longo do dia e contribuindo para o ambiente de festa vivido em Olhão. Entre jogos, animação e momentos de partilha, o concelho algarvio voltou a assumir-se como casa do Andebol jovem nacional.

A edição de 2026 tem contado ainda com uma forte componente formativa, com destaque para a presença de Nicoleta Alexandrescu, lecturer da EHF, que tem acompanhado os treinadores ao longo dos jogos nos diferentes pavilhões, promovendo momentos de observação, partilha e apoio técnico. Esta dimensão pedagógica reforça o papel do Encontro Nacional de Minis e Bambis como espaço de crescimento não só para os atletas, mas também para todos os agentes envolvidos na formação.

Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional, que marca presença neste evento destacou várias vertentes deste Encontro Nacional de Minis e Bambis na edição 2026:

“A realização do Encontro Nacional representa mais um importante momento da formação desportiva dos nossos jovens atletas. Mais do que uma competição, este Encontro celebra o prazer de jogar, de conviver e de criar memórias que ficarão para sempre associadas ao andebol. O principal objetivo destas atividades é proporcionar experiências positivas, onde cada criança tenha a oportunidade de participar ativamente, independentemente do seu nível de desenvolvimento ou experiência, pois jogar sem marcador reforça a dimensão pedagógica do andebol de formação.

Pretendia realçar a ação de formação dirigida aos treinadores destes escalões, em parceria com a EHF, em que se procurou reforçar os procedimentos e modo de atuação que pretendemos para o treino e para a competição.

Não posso deixar de agradecer todo o envolvimento do Andebol Clube de Olhão na organização do Encontro, destacando que o sucesso se mede pelo entusiasmo dos atletas, pelos sorrisos que levam para casa, pelas amizades que constroem e pelo gosto renovado em regressar ao campo para continuar a aprender e a divertir-se. É este o espírito que deve continuar a inspirar o andebol de formação e a orientar todos aqueles que trabalham diariamente pelo desenvolvimento da modalidade.”

O evento reúne mais de 1000 participantes e contempla mais de 400 jogos ao longo de quatro dias, distribuídos pelos escalões de Minis e Bambis. A competição decorre em seis pavilhões do concelho: Escola João da Rosa, Escola José Carlos da Maia, Escola Professora Paula Nogueira, Escola Alberto Iria, Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes e Pavilhão do Clube Desportivo Os Olhanenses.

Este domingo, o Encontro Nacional de Minis e Bambis 2026 chega ao fim com os últimos jogos da edição, antes da habitual Cerimónia de Encerramento, que irá assinalar o fecho de quatro dias dedicados ao Andebol de formação, ao convívio e à promoção da modalidade junto dos mais jovens.

A organização é partilhada pela Federação de Andebol de Portugal, Câmara Municipal de Olhão, Associação de Andebol do Algarve e Andebol Clube de Olhão.

Os Minis disputam partidas de 2×15 minutos, enquanto os Bambis seguem o modelo Festand. Os calendários podem ser consultados aqui.

Calendário Encontro Nacional de Minis – 2 a 5 de julho – Olhão – Época 2025/2026

Calendário Encontro Nacional de Bambis – 2 a 5 de julho – Olhão – Época 2025/2026

Patrocinadores Institucionais