7 inicial: Diogo Ribeiro, Fábio Teixeira, Gustavo Oliveira, Rui Batista, João Gomes, Miguel Pinto e Francisco Fontes
Rui Batista abriu o ativo do encontro e escreveu o seu nome na história do clube, ao ser o primeiro jogador a marcar um golo ao serviço do Águas Santas Milaneza numa Fase de Grupos da EHF European League. Após uma boa entrada lusa, com Miguel Pinto a fazer o 0-2, o Bidasoa Irun respondeu com três golos consecutivos e alcançou, pela primeira vez, a liderança através de Mihajlo Mitic. No entanto, à passagem do minuto seis, Francisco Fontes revertia novamente as contas, colocando os maiatos no comando. O jogo seguiu com bastante equilíbrio, com os guardiões a negarem alguns golos – parte a parte – até que, sensivelmente a meio do primeiro tempo os portugueses começaram a sentir dificuldades diante de uma defesa bastante profunda.
Depois de um parcial de 4-0, Ricardo Moreira levou o cartão verde à mesa para tentar orientar a sua equipa a nível ofensivo. Mário Lourenço entrou em campo para converter um livre de 7 metros e quebrar os praticamente oito minutos sem qualquer golo português. O Bidasoa Irun conseguiu aumentar a vantagem para cinco (13-8), no entanto a reação maiata acabou por surgir mais tarde. Com menos dois elementos em campo, os comandados de Ricardo Moreira conseguiram conquistar um parcial positivo e aproximar o resultado. Jacobo Cuetara, treinador principal do Bidasoa Irun, não hesitou em parar a partida à passagem do minuto 27 e com o marcador a assinalar 14-11. Julen Aguinagalde conseguiu ultrapassar a defesa maiata, mas a diferença manteve-se em três até à saída para o descanso.
Intervalo: 16-13
No regresso dos balneários, a formação espanhola voltou a aumentar a diferença para quatro mas João Furtado respondeu, por duas vezes, até ao 19-16. A história da primeira parte parecia repetir-se, com o Bidasoa Irun a imprimir um parcial de 4-0, só interrompido pelo time-out pedido por Ricardo Moreira, com apenas oito minutos decorridos (23-16). Apesar das investidas lusas, agora perante uma defesa menos profunda – sistema 6:0 – as dificuldades a nível ofensivo mantinham-se, principalmente no capítulo da finalização, oportunidade que a formação espanhola aproveitou para alcançar a marca dos 30 golos à entrada dos últimos dez minutos (30-21).
O Águas Santas Milaneza ia tentando reagir, mas a diferença de dez acabou por surgir com o 33-23 de Tao Gey Emparan, levando o técnico maiato a utilizar o seu último time-out. Até ao final, a distância no marcador acabou por se manter, com Miguel Carvalho a reduzir antes da buzina.
Resultado Final: 35-26
Top Player: Asier Marcos – 6 golos (86% eficácia)
Na segunda jornada da Fase Grupos que se disputa da próxima terça-feira, dia 1 de novembro, o Águas Santas Milaneza vai receber, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, o HC Eurofarm Pelister onde atua o português Wilson Davyes, pelas 19h45.
EHF European League
Grupo D
1ª Jornada
25.10.2022 – 17h45 – HC Motor x Füchse Berlin, 27-38 (10-19)
25.10.2022 – 19h45 – Bidasoa Irun x Águas Santas Milaneza, 35-26 (16-13)
25.10.2022 – 19h45 – HC Eurofarm Pelister x Skanderborg-Aarhus, 27-30 (12-16)