Pelo nono ano consecutivo, o conceituado website Handball-Planet.com divulgou a lista de nomeados para a edição deste ano do Prémio “World Young Handball Player” e o internacional português Francisco Costa figura entre os nomeados. As jovens estrelas do andebol moderno – nascidos no ano 2000 ou antes – que brilharam na temporada passada ao serviço dos seus clubes e respetivas seleções nacionais, estão distribuídos pelo seu posto específico, sendo quatro por posição a ir a votos.
Como é já tradição, a equipa de júris é composta por jornalistas de vários países europeus, que elegeu os 28 jogadores nomeados e o último membro do júri são os visitantes do website Handball-Planet.com, cuja votação será incluída no resultado final.
As votações estão abertas até ao dia 1 de Dezembro.
Na posição de lateral-direito, para além do português de 17 anos que atua no Sporting CP, estão também Mads Hoxer Hangaard (Aalborg Handbold – Dinamarca), Emil Wernsdorf Madsen (GOG – Dinamarca) e Zoran Ilic (Telekom Veszprem – Hungria).
Recorde-se que Francisco Costa foi uma das principais figuras da Seleção Nacional sub-20 no M20 EHF Euro 2022, em que Portugal alcançou a medalha de prata, tendo sido inclusive o melhor marcador da competição, com 58 golos marcados em sete jogos realizados e ainda o melhor lateral-direito da competição. A temporada passada, que foi de boa memória para o atleta nascido em Vila Nova de Gaia, marcou ainda a estreia pela Seleção Nacional A, tendo este marcado 6 golos em dois jogos pelos Heróis do Mar (qualificação para o Mundial 2023) e mais três, em dois amigáveis pelos sub-20 de Portugal, frente a Egito e Itália, que antecederam o Europeu da categoria, organizado no nosso país. No agregado de todas as competições de clubes ao serviço do Sporting CP (Campeonato Placard Andebol 1, Taça de Portugal, Supertaça e EHF European League), o internacional luso apontou uns expressivos 263 golos em 48 jogos.
Caso seja coroado com o Prémio de Melhor Jogador Jovem do Mundo 2022, Francisco Costa juntar-se-á a Luís Frade, que é, até ao momento, o único português a figurar na lista de galardoados (2020). Mathias Gidsel, lateral-direito que atualmente atua nos alemães do Füchse Berlin, foi o eleito na edição anterior (2021) e a lista de todos os atletas já coroados conta ainda com alguns dos melhores jogadores da atualidade à escala planetária: Alex Dujshebaev (2014), Sander Sagosen (2015, 2016 e 2017), Dika Mem (2018), Magnus Rod (2019).
Pontas-Esquerdas – VOTE AQUI
Alexander Blonz (Elverum Handball – Noruega)
Baptiste Damatrin (HBC Nantes – França)
Samuel Zehnder (TBV Lemgo – Suíça)
Alex Pascual Garcia (CS Dinamo Bucharest – Espanha)
Laterais-Esquerdos – VOTE AQUI
Eric Johansson (THW Kiel – Suécia)
Simon Pytlick (GOG – Dinamarca)
Hassan Kaddah (Zamalek – Egito)
Julian Köster (VfL Gummersbach – Alemanha)
Centrais – VOTE AQUI
Domen Makuc (Barca – Eslovénia)
Juri Knorr (GWD Minden – Alemanha)
Ahmed Hesham (USAM Nimes Gard – Egito)
Tobias Grøndahl (Elverum – Noruega)
Laterais-Direitos – VOTE AQUI
Francisco Mota da Costa (Sporting CP – PORTUGAL)
Mads Hoxer Hangaard (Aalborg Handbold – Dinamarca)
Emil Wernsdorf Madsen (GOG – Dinamarca)
Zoran Ilic (Telekom Veszprem – Hungria)
Pontas-Direitas – VOTE AQUI
Walther Chrintz (Fuchse Berlin – Suécia)
Mamadou Diocou (La Rioja – Espanha)
Hákun West Av Teigum (Skanderborg – Ilhas Faroé)
Antonio Martínez (BM Ademar Leon – Espanha)
Pivôs – VOTE AQUI
Theo Monar (HBC Nantes – França)
Veron Nacinovic (RK Celje Pivovarna Lasko – Croácia)
Javier Rodriguez (La Rioja – Espanha)
Felix Möller (Savehof – Suécia)
Guarda-Redes – VOTE AQUI
Miljan Vujovic (RK Celje Pivovarna Lasko – Eslovénia)
Viktor Hallgrimsson (GOG Handbold – Islândia)
Abdelrahman Mohamed (Orlen Wisla Plock – Egito)
Dominik Kuzmanović (RK Nexe – Croácia)