Selecção de Juniores ‘A’ masculinos volta a juntar-se dia 6 e disputa qualificação para WchSub21

PUB

Recorde-se que a equipa, às ordens de Rolando Freitas e Pedro Vieira, concentrou-se durante três dias em Guimarães, onde realizou quatro treinos, tendo os atletas sido dispensados até à próxima segunda-feira, altura em que se concentração definitivamente na Guarda, cidade que, entre 10 e 12 de Abril, recebe o grupo 2 da fase de apuramento para o campeonato do mundo de sub-21, que decorre no Egipto, no próximo mês de Agosto. Deste grupo, apenas o 1º classificado carimba a passagem à fase final do “mundial”.

Na altura de terminar mais um estágio, e quando já se iniciou a contagem decrescente para os três embates frente à Bélgica (10/4), Geórgia (11/4) e Turquia (12/4), o seleccionador nacional Rolando Freitas mostra-se satisfeito quanto ao trabalho realizado.

“Estamos a ultimar os pormenores e conto que a equipa esteja pronta daqui a uma semana, quando começarmos a competição. Temos cumprido um percurso desde o início da época, fizemos um estágio de preparação em Rio Maior, em Março, visando mais a condição física e agora, em Guimarães, tentámos ligar mais a equipa, inserindo o Fábio Magalhães que veio da selecção A. No fundo, trabalhámos de forma a que na próxima semana seja só limar as últimas arestas para sermos competitivos neste apuramento”.

Um dos episódios do próximo estágio, que começa segunda-feira na Guarda, prevê a realização de um jogo treino frente à selecção nacional ‘A’. “Tivemos o prazer e a felicidade da selecção ‘A’ se dispôr a jogar connosco neste estágio, no dia 7 de Abril. Para nós, será de certeza um bom momento de preparação e um teste final para ver se, em termos de competição, as coisas estão a funcionar”.

O Grupo 2 arranca na sexta-feira, que se deseja ‘santa’, com o jogo frente à Bélgica. Rolando Freitas já tem a receita para o êxito. “Temos de nos concentrar bem para o jogo com a Bélgica. É o primeiro encontro, numa fase em que só se disputam três partidas, é sempre extremamente importante. Uma vitória permite um estado de espírito, uma tranquilidade, muito importantes para disputar os jogos seguintes. Teoricamente, pensa-se que a Turquia, no último dia, será o adversário mais difícil. Doze dos seus jogadores já jogaram a qualificação de sub-21 há dois anos, há muitos jogadores com experiência neste escalão”.

FAVORITISMO ASSUMIDO
Mas o seleccionador nacional não esconde uma realística ambição. “Depois de termos sido sétimos no último ‘europeu’, jogamos em casa o apuramento e temos ambições de estar presentes no campeonato do mundo, independentemente dos adversários que nos surgissem. Temos aspirações legítimas de nos qualificarmos para o campeonato do mundo. Se formos suficientemente humildes, se formos responsáveis, se trabalharmos e nos empenharmos como o fizemos até aqui, temos todas as condições para nos apurarmos para o campeonato do Mundo”.

FÁBIO MAGALHÃES ACREDITA
Fábio Magalhães é o capitão deste excelente conjunto de jogadores, um plantel experiente e recheado de ambição. “Somos considerados favoritos mas isso não nos afecta. Estamos bem preparados, somos um grupo muito unido e todos pensamos que poderemos ultrapassar esta fase de qualificação”. Sobre os adversários directos, Fábio Magalhães confessa que, “não conhecendo muito bem a Bélgica, teoricamente a equipa da Turquia é a mais difícil”, ao mesmo tempo que mostra convicção que, sendo o jogo frente à Turquia o último e decisivo desta fase, “pode e deve ser uma motivação para o público ir ver o jogo, ajudando-nos nesta missão de chegar ao campeonato do mundo”.

A selecção nacional de juniores ‘A’ volta a concentrar-se na próxima segunda-feira, na Guarda. Aos 16 jogadores que estiveram em estágio em Guimarães, junta-se Pedro Seabra, do São Bernardo. A lista de convocados encontra-se aqui em anexo.

Da comitiva nacional, fazem parte ainda o seleccionador nacional Rolando Freitas, Pedro Vieira (treinador), António Santos (fisioterapeuta) e Miguel Fonseca (secretário técnico).

Para dirigir os jogos do Grupo 2 da fase de apuramento, estão nomeadas as duplas Dennis Stenrand / Anders Kaerlund Birch (Dinamarca) e Andrej Kaveshnikov / Petr Plotnikov (Rússia) e o delegado EHF é Angel Pablo Permuy Villanueva (Espanha).

Todos os jogos vão decorrer no Pavilhão de S.Miguel, na Guarda. A entrada é livre. Todos os jogos são transmitidos online no Portal do Andebol e o jogo de 12 de Abril, Portugal – Turquia, é também transmitido em directo na RTP2.

O calendário de jogos é o seguinte:

Sexta-feira, 10.04.09
16:00 – Turquia : Geórgia
18:00 – Portugal : Bélgica

Sábado, 11.04.09
16:00 – Bélgica : Turquia
18:00 – Geórgia : Portugal

Domingo, 12.04.09
15:00 (RTP2) – Portugal : Turquia
17:00 – Bélgica : Geórgia

Patrocinadores Institucionais