As encarnadas, orientadas por João Florêncio, entraram em campo este domingo com o objetivo de garantir a passagem aos Quartos de Final da EHF European Cup, depois de terem empatado o jogo da primeira mão, a 35 golos, em casa do Antalya Konyaalti BSK. Um início de jogo marcado pelo nervosismo e alguma ansiedade, notório nas atletas do SL Benfica que permitiram uma primeira vantagem da equipa turca (1-3). No entanto, as benfiquistas concretizaram um parcial de 3-0, alcançando a primeira vantagem do encontro. O jogo seguiu com ritmo acelerado, com as turcas a aproveitarem as rápidas transições ofensivas para finalizar e, do outro lado, com o SL Benfica a defender 5:1, procurando conquistar algumas bolas, para sair em contra-ataque. Dez minutos volvidos e João Florêncio deu uso ao seu primeiro time-out e acabou por alterar o sistema defensivo, para um 6:0, alternando-o essencialmente quando em superioridade numérica.
Sensivelmente a meio do primeiro tempo surgiu a primeira diferença de dois, a favor do Antalya Konyaalti BSK (8-10), e a dificuldade benfiquista em acertar a eficácia ofensiva, permitia a liderança no marcador por parte das turcas. Aos 21′ houve nova paragem técnica, desta vez pedida por Birol Ünsal, ao ver que, com a entrada de Constança Sequeira, os processos ofensivos benfiquistas pareciam mais fluídos e mais eficazes. Apesar da paragem, o momento em crescendo do SL Benfica seguiu e Constança Sequeira – internacional jovem por Portugal – abriu e fechou um impressionante parcial de 6-0, em muito impulsionado pelo bom momento defensivo, também com Isabela Ferrarin em bom plano entre os postes. Com a reviravolta e a maior vantagem até então consumada (18-15), o Pavilhão da Luz fazia-se ouvir com o apoio dos seus adeptos. Até à saída para o descanso, Ivana Gakidova reduziu a diferença para dois.
Intervalo: 18-16
No regresso dos balneários regressou também a diferença mínima ao marcador durante alguns instantes até que, novamente impulsionadas pela exibição de Isabela Ferrarin, as encarnadas alcançaram pela primeira vez quatro golos à maior, pela mão de Viktoroya Borschenko (22-18), com cerca de sete minutos da segunda parte decorridos. A reação turca acabou por surgir, tirando proveito de um período de superioridade numérica, a formação orientada por Birol Ünsal voltou a encostar o resultado (24-23), levando João Florêncio a parar o encontro à entrada dos últimos quinze minutos.
Viktoriya Borschenko voltou a ampliar a diferença para dois, mas as turcas responderam e o jogo seguiu, num ritmo mais lento, com o SL Benfica a conseguir segurar a vantagem. Aos 52′ foi a vez do técnico turco parar o encontro, para tentar desenhar o ataque – que já se encontrava em iminência de jogo passivo – e, com sucesso Alena Ikhneva reduziu para 27-26 e, de seguida surgiu o empate e a incerteza quanto ao resultado final pairava na Luz. Maria Unjanque devolveu a vantagem às portuguesas, mas nova investida por parte do Antalya Konyaalti BSK resultou na reviravolta do marcador (28-29) a cinco minutos do final do encontro, momento em que João Florêncio deu uso ao seu último cartão verde. A formação turca acabou por seguir em crescendo e alcançar uma diferença de dois, mas o SL Benfica não baixou os braços e tentou quebrar o crescimento do Antalya Konyaalti BSK. Apesar das tentativas encarnadas, a festa foi turca e o SL Benfica viu assim a sua caminha europeia terminar nos Oitavos de Final da terceira maior competição de clubes.
Resultado Final: 32-33
Top Scorer: Viktoriya Borschenko – 10 golos
Women’s EHF European Cup – Oitavos de Final
1ª Mão
07.01.2023 – 16h30 – Antalya Konyaalti BSK x SL Benfica, 35-35 (17-15)
13.01.2023 – 19h30 – LK Zug Handball x Madeira SAD, 21-28 (11-13)
2ª Mão
14.01.2023 – 18h00 – Madeira SAD x LK Zug Handball, 24-22 (14-13)
15.01.2023 – 15h00 – SL Benfica x Antalya Konyaalti BSK, 32-33 (18-16)