Após uma vitória por sete golos frente aos magiares, o que levou a que a formação lusa terminasse o Grupo D na primeira posição, é agora vez dos comandados de Paulo Pereira iniciarem o Main Round II, frente à congénere canarinha.
Os Heróis do Mar jogarão com o Brasil, seleção bem conhecida do conjunto de Paulo Pereira – já que disputaram amigáveis antes dos Jogos Olímpicos, em 2021, na Nazaré – orientada por Marcus Oliveira e, mais recentemente, no Gjensidige Cup, onde Portugal saiu vitorioso, por 31-28, com destaque individual para Rui Silva que, para além de sete golos marcados, executou inúmeras assistências. Para além dos diversos jogadores que já passaram por Portugal, a equipa canarinha conta com 14 participações em Mundiais [apesar de não ter ido além do 9º lugar], tendo ficado em 18º lugar em 2021, no Egito. Nos Jogos Olímpicos, a “verde e amarela” já participou por cinco ocasiões e conquistou o sétimo lugar.
Thiagus Petrus – O atleta oriundo de Minas Gerais é um especialista defensivo, que alinha pelo FC Barcelona e é colega de equipa do pivô luso – Luís Frade. O lateral esquerdo já ganhou diversos títulos, desde 2018, altura em que se transferiu do Pick Szeged para os blaugrana, tendo sido, inclusive, vencedor da EHF Champions League na época transata.
Rogério Moraes – O pivô que ingressou, esta época, no MT Melsungen, tornando-se colega de André Gomes – deixando as cores do SL Benfica com o título de vencedor da EHF European League. Rogério Moraes não disputa competições europeias no corrente ano mas na LIQUI Moly Bundesliga conta com 21 golos, em 7 jogos, sendo um pivô completo.
João Pedro Silva – O central que veste as cores do CS Dínamo Bucuresti, após transferência do Puente Genil em Espanha, onde é colega do antigo benfiquista – Lazar Kukic – e disputa a EHF Champions League na presente época. O brasileiro é um organizador nato de jogo, liderando os processos ofensivos da turma canarinha.
Neste Mundial, o Brasil conta com uma baixa de peso – Haniel Langaro – lateral esquerdo do FC Barcelona, que está lesionado com um problema no tendão de aquiles, após um jogo dos blaugrana frente ao HBC Nantes de Alexandre Cavalcanti, Pedro Portela e Manuel Gaspar.
O guardião português, Manuel Gaspar, fez o lançamento deste encontro: “São dois pontos importantes para mantermos os 1/4 de Final como objetivo. É verdade que jogámos com eles no Torneio da Noruega mas, agora, é que é a valer, apesar de termos tido boas sensações nesse jogo com o Brasil e, depois de um grande jogo contra a Hungria, estamos confiantes e queremos muito os 1/4 de Final. Depois deste jogo acho que percebemos o nosso grande nível, o coletivo e espírito de grupo que temos e a partir daqui espero que seja sempre a subir.”
Sobre a ausência de Haniel Langaro, o guarda-redes foi perentório na análise realçando que o importante é ganhar:“Ele é um jogador diferente, remata muito bem dos 9 metros e abre bastantes espaços, infelizmente para eles é uma baixa importante. Mas o Brasil tem uma grande Seleção, apesar desta baixa no ataque, mas jogam bem no coletivo e têm bons jogadores, por isso, temos que estar focados e não pensar em quem está e em quem não está.”
Todos os encontros do Campeonato do Mundo de 2023 são transmitidos em território nacional pela RTP Play e os de Portugal em simultâneo na RTP2.
A edição de 2023 do Campeonato do Mundo tem lugar na Polónia e Suécia, de 11 a 29 de janeiro de 2023, e poderá encontrar todas as informações no website da Federação Internacional de Andebol.
Calendário:
IHF World Championship 2023
Grupo D
12.01.2023 – 19h30 – Islândia x Portugal, 30-26 (15-15)
14.01.2023 – 17h00 – Portugal x Coreia do Sul, 32-24 (15-12)
16.01.2023 – 19h30 – Portugal x Hungria, 27-20 (16-9)
Main Round
18.01.2023 – 14h30 – Portugal x Brasil, RTP2
20.01.2023 – 14h30 – Cabo Verde x Portugal, RTP2
22.01.2023 – 19h30 – Suécia x Portugal, RTP2