No jogo inaugural da Ronda 15 do Campeonato Placard Andebol 1 junta avancanenses e minhotos (esta sexta-feira, às 20h00), no Pavilhão Comendador Adelino Dias Costa, em Avanca, naquele que é visto como um duelo repleto de expetativa e em que as duas equipas procuram reagir aos respetivos momentos, diferentes entre si, mas com traços idênticos. Vejamos:
Os dois últimos resultados obtidos pela Artística de Avanca Bioria no final do ano passado corresponderam às expectativas e resultaram em duas vitórias frente aos emblemas que chegaram esta temporada ao topo, Académico de Viseu FC e GC Santo Tirso Retrotarget. No entanto, após a longa paragem para o Mundial, a equipa de Avanca não tem vivido a melhor fase em termos de resultados: a juntar à eliminação da Taça de Portugal, frente ao Marítimo Madeira Andebol SAD, e a mais recente derrota no regresso ao Campeonato Placard Andebol 1, diante do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR (23-21), quebrou o ímpeto da equipa, apesar da boa prestação.
Já o ABC UMinho – 5.º classificado – também se despediu de 2022 com duas importantes vitórias consecutivas para o Campeonato Placard Andebol 1 (Marítimo Madeira Andebol SAD e Águas Santas Milaneza) e até começou o novo ano com um triunfo que colocou a equipa nos Oitavos de Final da Taça de Portugal (Dom Fuas AC), mas no último jogo, em casa, não teve o resultado esperado: uma derrota frente ao FC Gaia Empril (23-27) que os minhotos procuram agora fazer esquecer.
Em antevisão, o técnico avancanense, Ljubomir Obradovic, espera um duelo bem jogado e que dignifique a modalidade e salienta a importância que uma vitória pode ter nos objetivos definidos para a presente temporada: “Após um mau resultado na última jornada, temos agora um jogo bastante importante para as nossas aspirações. Depois de duas derrotas consecutivas da Artística de Avanca Bioria (Taça de Portugal e Campeonato Placard Andebol 1) que nos deixaram um amargo de boca, pois em ambos os jogos lutámos até ao fim pelo resultado, mas, infelizmente, não conseguimos alcançar os nossos objetivos, queremos já na próxima sexta-feira retificar e voltar às vitórias. Sabemos, porém, que o ABC UMinho também vem de uma derrota e quer igualmente retificar a sua imagem. Esperamos, portanto, que este seja um bom jogo de andebol e um bom estandarte de promoção da modalidade.”
O treinador dos bracarenses, Filipe Magalhães, fala em fazer esquecer a mais recente derrota, com uma boa reação e vontade de vencer, esta sexta-feira: “Um jogo fora de portas muito difícil contra um adversário muito competente no processo defensivo, principalmente a jogar em casa. Queremos limpar a imagem deixada no último jogo, onde não fomos iguais a nós próprios e produzimos um mau jogo ofensivo. Vamos com muita vontade de regressar às vitórias e seguirmos o nosso caminho rumo aos nossos objetivos.”
A transmissão do jogo de abertura da 15.ª jornada ficará a cargo a’A Bola TV, a partir das 20h00.
O duelo entre os dois emblemas históricos e velhos conhecidos será o quarto a acontecer esta temporada. O histórico traduz um poderio absoluto do emblema maiato, que somou três vitórias, quer para o duelo da primeira volta do Campeonato Placard Andebol 1 (27-29), quer para os dois jogos da última ronda de qualificação para a EHF European League (20-23 e 34-22). Longos meses se passaram desde o último confronto entre Águas Santas Milaneza (4.º) e CF Os Belenenses (6.º) e, nesta altura, são apenas quatro os pontos que separam as duas equipas na tabela.
Os azuis não perdem há quatro jogos para todas as competições e chegam a este duelo após três vitórias seguidas, enquanto que o emblema da cidade da Maia não vence para o Campeonato Placard Andebol 1 desde o dia 10 de dezembro mas a motivação está em alta após dois resultados positivos obtidos na EHF European League.
Ricardo Moreira, técnico da formação maiata, realçou os embates já realizados até então e mantém o foco na vitória: “Depois de mais uma jornada da EHF European League, vamos defrontar uma equipa contra a qual já jogámos várias vezes no início da época. O Belenenses tem vindo a crescer ao longo do campeonato e tem realizado exibições muito positivas. Para vencermos este jogo teremos de estar na máxima força e estar muito compactos na defesa e ter um ataque com uma eficácia elevada.”
Do outro lado, o treinador do CF Os Belenenses, Carlos Nunes, reforça a dificuldade desta deslocação bem como a ambição de agarrar os três pontos: “Jogo muito difícil contra uma boa equipa com rotinas europeias. Será o quarto jogo entre as duas equipas e estamos preparados para estar à altura do desafio. Sabemos que é uma deslocação difícil para os nossos adeptos mas contamos com o apoio de todos para trazer os três pontos de Águas Santas Milaneza.”
Águas Santas Milaneza e CF Os Belenenses medem forças a partir das 15h00, deste sábado e o jogo terá transmissão em direto na andeboltv.
Consulte o calendário da 15.ª jornada em baixo.
Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Jornada 15
17.02.2023 – 20h00 – Artística de Avanca Bioria x ABC UMinho, A Bola TV / andeboltv (diferido)
18.02.2023 – 12h00 – SL Benfica x GC Santo Tirso Retrotarget, BTV / andeboltv (diferido)
18.02.2023 – 15h00 – Águas Santas Milaneza x CF Os Belenenses, andeboltv
18.02.2023 – 17h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Sporting CP, andeboltv
18.02.2023 – 18h00 – Académico de Viseu FC x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv
18.02.2023 – 18h00 – Vitória FC x ADA Maia Universidade da Maia, andeboltv
18.02.2023 – 18h00 – FC Gaia Empril x FC Porto, Porto Canal / andeboltv (diferido)