Selecção Nacional Junior A masculina: Portugal vence Qatar

PUB

Portugal venceu, esta segunda-feira, o Qatar por 32-31, no segundo e derradeiro jogo particular que o seleccionador nacional Rolando Freitas tinha agendado antes do arranque do Campeonato do Mundo de Sub-21, na próxima quinta-feira, frente a Marrocos.

Depois de, na véspera, ter ultrapassado a Líbia, o seleccionado luso – que ao intervalo vencia por 18-14 – voltou a impor-se frente a uma das equipas finalistas deste mundial (nota – o Qatar integra o Grupo A, juntamente com a Alemanha, Egipto, Kuwait, Argentina e Islândia).

Desta vez o seleccionador nacional optou por não começar o jogo com aquele que tem sido o ‘sete’ mais utilizado, optando por escalar para cada um dos parciais de 30 minutos duas equipas mais homogéneas. O domínio de Portugal foi patente na primeira parte e durante a maioria do segundo tempo. Nos cinco minutos finais, o Qatar adiantou a sua defesa, o que colocou maiores dificuldades aos jogadores portugueses que, mesmo assim, foram ultrapassadas pela equipa lusa.

Dos cinco jogos particulares que Portugal realizou como preparação para o mundial, a equipa lusa venceu quatro e perdeu um, frente ao Egipto, por margem tangencial.

Para o seleccionador nacional Rolando Freitas, que utilizou todos os jogadores disponíveis, num jogo de preparação que ficou marcado por uma grave lesão de um jogador do Qatar, a sessão de trabalho foi muito proveitosa. “Foi mais um bom jogo de preparação que veio mostrar que o nível do campeonato do Mundo não é aquilo que, às vezes, as pessoas pensam. Não é chegar aqui e ganhar por muitos… Portugal, apesar de hoje não nos termos mostrado ao nível que esperamos, conseguimos vencer o jogo permitindo que todos os jogadores participassem na partida e experimentando, aqui e acolá, alguns esquemas que podem ser utilizados durante o campeonato”.

PORTUGAL, 32
QATAR, 31

Jogo no Police Federation Club.
Árbitros: Mohamed Ramadam e Ahmed Abdel (Egipto).
Portugal – José Lopes e Bruno Dias; Ricardo Pesqueira (2), João Ferraz (1), Fábio Vidrago (2), Pavel Tsiunchyk, Tiago Pereira (3), João Pais, João Antunes (4), Pedro Seabra (1), Wilson Davyes (4), Pedro Portela (2), Ruben Pacheco (1), Pedro Maia (6), Fábio Magalhães (4) e António Areia (2).

Qatar – Ali Anad, Hazem Salem, Sagegh Dimmeh e Abdulkareem Alhelow; Nasser Al-Buainain, Mohamed Alhajri (5), Hamad Alhajri (2), Abdulla Shraim, Ali Mohamed (4), Mutasem Mohamed (7), Jassim Al- Buianain, Hamad Madadi, Hamad Madadi (4), Ali Al Sabah (1), Seid Kenaoui (7) e Benjamin Cickusic (1).

Marcha do marcador: 4-3 (5 m.); 7-6 (10 m.); 9-10 (15 m.); 12-12 (20 m.); 15-12 (25 m.); 18-14 (30 m.); 22-17 (35 m.); 23-20 (40 m.); 26-22 (45 m.); 27-23 (50 m.); 30-26 (55 m.) e 32-31 (60 m.).

Patrocinadores Institucionais