A visita do FC Porto ao terreno do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR era vista com muita expetativa, face àquilo que os poveiros tinham feito na Luz, contra o SL Benfica, no duelo passado (31-28), apesar do desfecho negativo. No entanto, o Campeão Nacional apresentou um nível superior e processos bem definidos, alcançando uma vitória tranquila em duelo antecipado da 19.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1.
Duas defesas 6:0 bem constituídas fisicamente antecipavam um confronto duro na Póvoa de Varzim e foi o FC Porto a entrar melhor e mais incisivo, com um parcial de 1-4 ainda dentro dos primeiros cinco minutos. O dinamarquês Nikolaj Læsø assinou, mais tarde, o 3-6 e levava já metade dos golos da equipa azul e branca, mostrando-se a um nível superior entre os demais, mas a reação do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR apareceu aos oito minutos, com a margem a ser reduzida para o mínimo, ao 5-6. Face ao crescimento da equipa poveira, embalada pelo experiente guardião António Campos, a resposta do Campeão Nacional foi também contundente, transformada em três golos sem resposta (5-9), aos 10 minutos.
Em cima da metade da primeira parte, o guarda-redes portista, Nikola Mitrevski, levava já cinco defesas e assumia um papel determinante para que o FC Porto conseguisse conservar a dianteira do marcador. A reta final dos primeiros 30 minutos, mostrou um emblema portista em crescendo e a consolidar aos poucos a superioridade na partida: à entrada dos 20 minutos apareceu a primeira vantagem de cinco golos (7-12), pouco depois surgiu uma também inédita margem de seis golos (8-14), pela mão de Fábio Magalhães e, bem perto do intervalo, nova meta atingida por parte dos Dragões, a de sete golos à maior (11-18), que prevaleceu após o fim da primeira parte.
Ao intervalo, Declerck Sibo era a principal referência ofensiva do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e também o melhor marcador do encontro, com quatro golos apontados.
Intervalo: 13-20
A tentativa do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR em ganhar terreno na entrada da segunda parte foi travada por dois golos do FC Porto (13-22), antes de um período de algum equilíbrio como não se tinha visto durante a primeira metade. No entanto, aos 41 minutos, os comandados de Magnus Andersson chegaram a uns redondos 10 golos de vantagem (17-27) e, a partir daí, a diferença no placard tomou outras proporções que acabaram de vez com a ambição dos poveiros. O FC Porto tomou as rédeas do encontro, definiu as ações de forma rápida e eficaz, particularmente nos contra-ataques, com os golos a serem repartidos por praticamente todos os atletas e sentenciou a partida ainda com muitos minutos por jogar. No final, 18 golos separaram os dois emblemas, com destaque para os oito golos marcados por Nikolaj Læsø e para os cinco de Rafael Andrade, que foi a principal referência poveira nos segundos 30 minutos.
Resultado Final: 24-42
Com este resultado, o FC Porto regressa ao segundo lugar e tem agora os mesmos 48 pontos do que o SL Benfica, enquanto que o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR permanece na oitava posição, agora com 33 pontos.
Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
19.ª Jornada
21.03.2023 – 20h30 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x FC Porto, 24-42 (13-20)