Arrancou esta quinta-feira, em Antalya, Turquia, o EBT Finals 2023 com a presença de quatro equipas lusas: GRD Leça Love Tiles na vertente feminina e Associação Desportiva OSN, GRD Leça Spar e Vegetas BHC na vertente masculina. Recorde-se que na edição passada da prova – EBT Finals 2022 – foi uma formação portuguesa a erguer o troféu – LX50 Handball.
EBT Finals – Masculinos
A Associação Desportiva OSN, única equipa portuguesa inserida no Grupo A, teve três desafios no dia de abertura. No primeiro duelo do dia os adversários foram os dinamarqueses do HEI Beach Handball, onde os nórdicos acabaram por garantir o triunfo ao vencer os dois sets. Mais tarde, foi a vez de defrontar os neerlandeses do Camelot Handball Tilburg e, apesar da conquista do primeiro set (22-23), a formação oriunda dos Países Baixos superiorizou-se nos segundos 10 minutos – dominados pelo equilíbrio (27-25) – e os portugueses acabaram por perder nos shoot-out’s (9-8). No último frente a frente do dia, perante o BMP Benalmádena Maravillas, os portugueses consentiram a terceira derrota apesar do equilíbrio verificado no segundo set.
Já no Grupo B, encontram-se GRD Leça Spar e Vegetas BHC. Os Vegetas BHC inauguraram a Fase de Grupos frente ao Fomento Deporte CBMP Ciudade de Málaga, onde os espanhóis acabaram por sorrir (2-0). Com apenas dois jogos no dia inaugural do EBT Finals 2023, os Vegetas BHC terminaram o segundo jogo com uma derrota por 0-2 frente ao Konyaaltu Belediyesi BHT.
O GRD Leça Spar começou igualmente com uma derrota, embora apenas através do desempate em shoot-out’s, frente ao EKOSERWIS DAMY RADE Inowroclaw, mas, no segundo desafio do dia, a formação de Leça da Palmeira sorriu ao vencer o SC Squadra Buda por 2-0. No último duelo do dia de estreia da competição, o GRD Leça Spar voltou a sorrir ao ultrapassar o Fomento Deporte CBMP Ciudad de Málaga nos shoot out’s.
José Xavier, da Associação Desportiva OSN e Vasco Silva, do GRD Leça Spar, estão entre os 10 melhores marcadores no final do primeiro dia do EBT Finals 2023.
Pode consultar todas as informações, calendário e resultados, no website oficial da competição.
EBT Finals – Femininos
Na vertente feminina, a única equipa portuguesa em prova – GRD Leça Love Tiles – estreou-se a vencer na competição, ao derrotar o BMP Urci Almeria por 0-2. Mais tarde, no duelo com as dinamarquesas do The Danish Beachhandball Dream as lusas não foram felizes (0-2).
Esta sexta-feira, as portuguesas voltam a entrar em campo pelas 09h15 (hora portuguesa) para defrontar o Konyaalti Belediyesi BHT. Pode consultar todas as informações, calendário e resultados, no website oficial da competição.