A segunda Meia Final do dia opôs Leões e Dragões – num jogo que se antevia de grandes emoções no Funchal – onde os azuis e brancos inauguraram o marcador por Jack Thurin mas, rapidamente, a formação de Ricardo Costa estabeleceu a igualdade. Mamadou Gassama deu dois golos de vantagem à equipa de Alvalade (3-1) mas os comandados de Magnus Andersson aproximaram, novamente. Rui Silva deixou tudo empatado a três e seguiram-se igualdades sucessivas até que, à passagem dois oito minutos, Francisco Costa devolveu dois golos à maior à turma de Alvalade. Com bola para aumentar a margem, o Sporting CP acabou por não concretizar e o golo seguinte saiu pela mão de Daymaro Salina, no entanto, com 10 minutos decorridos, Mamadou Gassama aumentou para quatro (9-5) levando Magnus Andersson a colocar time-out. Quem saiu melhor da paragem foram os Leões, que voltaram a ampliar o diferencial (10-5) com os azuis e brancos a apresentarem muitas dificuldades na finalização. Foi Ignácio Plaza a desbloquear no ataque mas Salvador Salvador respondeu e o encontro manteve o ritmo até que perto dos 17 minutos, Mamadou Gassama aumentou a liderança (13-7). Novo cartão verde levado à mesa e novamente por Magnus Andersson na esperança de conseguir desbloquear no ataque e Daymaro Salina acabou mesmo por marcar. Apesar de maior eficácia ofensiva foram precisos alguns minutos para que os Dragões reduzissem para quatro golos (16-12) e, após exclusão de Francisco Costa, para três golos e, mais tarde Leonel Fernandes fez o 16-14. Ricardo Costa utilizou o seu primeiro time-out a poucos minutos do descanso após golo de Rui Silva que deixou as contas pela margem mínima, levando o parcial para três golos sem resposta (16-15). O Sporting CP conseguiu acertar e voltou a levar o jogo a um diferencial de dois.
Intervalo: 18-16
O segundo tempo começou com um ataque desperdiçado para cada lado mas uma recuperação na defensiva leonina, levou Francisco Tavares a dilatar a vantagem para três (19-16) e a diferença foi-se mantendo na reta inicial dos segundos 30 minutos. Mais tarde, um ataque desperdiçado pela turma de Alvalade deu a oportunidade a Diogo Branquinho de reduzir para a margem mínima (21-20) mas os comandados de Ricardo Costa voltaram a recuperar e, com 10 minutos volvidos, regressaram aos três golos de vantagem (24-21). Rui Silva voltou a ter uma palavra a dizer e deixou o jogo pelos mínimos (24-23) num golo muito celebrado pelo central e António Areia empatou a partida logo de seguida (24-24). A cambalhota no marcador acabou por surgir e Ricardo Costa parou o tempo de jogo, ao que se seguiu mais um empate até que os azuis e brancos conquistaram dois golos à maior (25-27). Seguiram-se momentos de grande equilíbrio até que novo empate surgiu, desta feita a 28 golos, e o Sporting CP passou para o comando a 29-28 mas com dois golos sem resposta a liderança foi novamente para os azuis e brancos (29-30). A igualdade voltou a ser o tónico desta Meia Final, desta vez em conversão da marca de 7 metros e, novamente, empate a 31 golos por António Areia e, apesar do 32-32, Rui Silva voltou a concretizar após exclusão de Francisco Costa e devolveu a liderança aos portistas. Martim Costa empatou o encontro a 33 golos e com 14 segundos por jogar Magnus Andersson utilizou o seu último time-out mas o encontro acabou por ir a prolongamento.
Resultado Final: 33-33
Na entrada para o prolongamento, foram os Leões a começar com bola e Martim Costa mostrou-se letal (34-33) mas a resposta azul e branca surgiu; após uma falha de parte a parte, o jogo seguiu em igualdades sucessivas, até que Nikolaj Laeso fechou o primeiro prolongamento a 35-36. Nátan Suárez empatou logo na entrada para o segundo tempo, com um roubo de bola, mas uma combinação entre Rui Silva e Sebastian Frandsen voltou a virar o rumo do jogo. Voltaram-se a seguir empates sucessivos e a um minuto do final, Francisco Costa na conversão de um livre de 7 metros, voltou a causar a cambalhota no marcador (39-38) acabando por vencer o encontro, garantindo assim a presença na Final.
Resultado Final (AP): 39-38
Consulte a estatística ao clicar no encontro pretendido.
A fínalissima disputa-se este domingo, pelas 16h00, no Complexo Desportivo do Marítimo, no Funchal e conta com transmissão na RTP2.
Final Four – Taça de Portugal
Meias Finais
10.06.2023 – 15h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, 28-21 (13-6)
10.06.2023 – 17h30 – Sporting CP x FC Porto, 39-38 AP (18-16 ; 33-33 ; 35-36)
Final
11.06.2023 – 16h00 – Sporting CP x Marítimo Madeira Andebol SAD, RTP2 / andeboltv (diferido)