A partir desta terça-feira, dia 20 de junho, a Seleção Nacional sub-21 parte para uma longa aventura em terras alemãs e gregas, dia em que tem início uma histórica edição do Campeonato do Mundo da geração que, pela primeira vez, conta com 32 seleções e, apenas pela segunda, é co-organizada por dois países. Já instalada na cidade de Hannover, a comitiva lusa por lá vai permanecer durante a Ronda Preliminar e a estreia no Grupo C do 2023 IHF Men’s Junior U21 World Championship está a menos de 24 horas de acontecer.
Em antevisão à estreia de Portugal na competição, Carlos Martingo, traça as metas: “O objetivo principal para este grupo de Qualificação é chegarmos ao Main Round e o segundo é fazê-lo com pontos. Encontramo-nos num bom momento e acreditamos que iremos conseguir concretizar esses objetivos, mesmo não tendo um conhecimento tão profundo destas equipas, porque se encontram fora da esfera europeia. Aproveitámos estes quatro dias em Aurich, onde tivemos excelentes condições e pudemos trabalhar, tal como eu tinha referido no final do Scandinavian Open, para tratarmos pormenores e estamos convencidos de que iremos estar a um excelente nível durante este Campeonato do Mundo.”
O primeiro adversário de Portugal será o Kuwait, uma das quatro seleções asiáticas presentes na prova, juntamente com Bahrain, Japão, e Arábia Saudita, e que se apuraram para o Mundial via Asian Men’s Junior Handball Championship, um torneio que recentemente coroou os nipónicos como campeões asiáticos. Nesta competição, cuja 17.ª edição decorreu em julho de 2022, no Bahrain, o Kuwait terminou em 3.º lugar mas esta seleção daquele pequeno país do Médio Oriente, é a que mais medalhas arrecadou ao longo dos anos nos Campeonatos Asiáticos, com um total de 10 (cinco de ouro, duas de prata e três de bronze), sendo que as cinco medalhas de ouro foram garantidas de forma consecutiva entre 2000 e 2008. Nos dias de hoje, a geração atual de atletas do Kuwait não tem a mesma preponderância daquelas que venceram de forma consecutiva os Asian Men’s Junior Handball Championships na década passada, mas será, certamente, um duro teste na estreia da Seleção Nacional.
Em relação às valias dos três adversários do Grupo C, o Selecionador Nacional não espera um percurso tranquilo mas deixa a garantia de que a equipa tudo fará para alcançar a vitória: “Relativamente ao Kuwait, é uma equipa que tem um central que joga numa das principais equipas deste país, que tem experiência de jogos de bom nível e será, possivelmente, um dos jogadores mais importantes desta formação, que apresenta maioritariamente um sistema 6:0, um pouco mais agressivo do que habitualmente enfrentamos, devido à média de alturas da mesma. A Costa Rica é uma seleção tipicamente sul americana que faz da intensidade e garra as principais armas. Já o Brasil, é a seleção mais perigosa deste grupo – teoricamente – em que, alguns dos seus jogadores irão ingressar em bons clubes europeus; a principal referência desta equipa é o Brian Monte, que já é uma presença assídua na Seleção Nacional A, tendo inclusivamente jogado contra Portugal no Campeonato do Mundo, causando vários problemas. É uma seleção que apresenta dois sistemas defensivos (6:0 e 5:1) e que, em algumas situações de stress, poderá apresentar o sistema 7:6. Iremos dar o nosso melhor para conseguirmos superar as dificuldades porque esta geração, tal como outras, entra em todos os jogos para ganhar.”
O encontro entre Portugal e Kuwait, primeiro do Grupo C do Mundial sub-21 está agendado para esta terça-feira, às 10h00 (horas portuguesas) e contará com transmissão em direto no Canal 11. No dia seguinte, a Seleção Nacional tem encontro marcado com a Costa Rica, às 12h15 e no dia 23 de junho, o Brasil será o último adversário da Ronda Preliminar, às 19h15.
2023 IHF Men’s Junior U21 World Championship
Calendário (hora portuguesa)
Preliminary Round – Grupo C
20.06.2023 – 10h00 – Portugal x Kuwait, Canal 11
21.06.2023 – 12h15 – Costa Rica x Portugal, Canal 11
23.06.2023 – 19h15 – Portugal x Brasil, Canal 11
O 24.º IHF Men’s Junior U21 World Championship decorre entre 20 de junho e 2 de julho, numa organização conjunta de Alemanha e Grécia. A transmissão em direto do evento para Portugal ficará a cargo do Canal 11.