No jogo de estreia na segunda edição do Euro Hand 4 All – o primeiro e único torneio europeu desta vertente do andebol realizado em França – a decorrer em Lyon, a Seleção Nacional, Campeã do Mundo e da Europa, derrotou a Espanha e, mais tarde, voltou a sorrir frente à Noruega, garantindo passagem direta às Meias Finais, que se disputam na manhã deste sábado. Os comandados de Danilo Ferreira, recorde-se, defendem o título conquistado em 2022.
Esta segunda edição do torneio gaulês surge com um novo formato de seis equipas: às quatro seleções pioneiras (Portugal, França, Espanha e Bélgica) juntam-se Noruega e Croácia. Em 2024, a organização espera contar com oito seleções.
Foram os espanhóis os primeiros a marcar, através de Oscar Perales e o primeiro golo luso tardou em surgir, apenas à entrada do terceiro minuto Ricardo Queirós conseguiu fazer as redes espanholas abanar. Após o primeiro golo português, a cambalhota no marcador acabou por acontecer, com Pedro Marques a ter um papel fundamental entre os postes lusos. Com sete minutos decorridos Rui Rodrigues deu a Portugal, pela primeira vez, dois golos de vantagem (2-4). Seguiram-se momentos de grande equilíbrio, sempre com a formação de Danilo Ferreira na liderança. À passagem do minuto 13, após o 4-7 assinado por Adriano Mendes, o técnico espanhol solicitou o primeiro time-out do encontro. Foram os lusos a reagir melhor à paragem técnica e a dilatar a vantagem para 4-9 através de João Jerónimo e Ricardo Queirós. Apesar de um período de inferioridade numérica, Portugal reagiu bem e saiu para o descanso na liderança.
Intervalo: 6-10
Um parcial de 0-4 marcou o arranque do segundo tempo, com João Jerónimo a levar a distância entre as formações para números inéditos (6-14). Os Campeões do Mundo e da Europa foram fazendo valer o seu estatuto para manter a superioridade em campo e, sensivelmente a meio da segunda parte, o placard registava 8-17. Os espanhóis acabaram por reagir e ainda conseguiram diminuir a distância entre as formações, mas sem nunca colocar o triunfo português em causa. Nuno Nogueira, entre os postes lusos, deu continuidade à boa exibição de Pedro Marques e ajudou a Seleção Nacional a garantir a vitória por números esclarecedores.
Resultado Final: 13-20
No segundo jogo do dia, que podia valer o acesso direto às Meias Finais, em caso de vitória – o que acabou por se verificar – foram os noruegueses a entrar melhor e, com quatro minutos decorridos, o marcador assinalava 1-2 favorável aos nórdicos. Adriano Mendes devolveu a igualdade ao encontro e, após uma intervenção de Pedro Marques, Ricardo Queirós colocou pela primeira vez Portugal na liderança do marcador à passagem do minuto sete. Os lusos ainda ampliaram (4-2) mas seguiram-se praticamente quatro minutos sem qualquer golo luso e, em sentido contrário, a formação nórdica conseguiu voltar a igualar (4-4). Os comandados de Danilo Ferreira conseguiram regressar à liderança e garantir dois golos à maior (7-5), com a assinatura de João Jerónimo, a cerca de cinco minutos do descanso.
Intervalo: 8-6
Portugal entrou determinado em garantir a passagem direta às Meias Finais e impôs um parcial de cinco zero e foram precisos oito minutos para que Pedro Marques sofresse golo (13-7). Os portugueses voltaram a ampliar através de Ricardo Queirós (15-7) e, com apenas dois minutos por jogar surgiu a reação nórdica, refletida num parcial de 0-3, que se revelou insuficiente para evitar a derrota.
Resultado Final: 15-10
Calendário
Euro Hand 4 All
23.06.2023 – 09h20 – Espanha x Portugal, 13-20 (6-10)
23.06.2023 – 14h40 – Portugal x Noruega, 15-10 (8-6)
24.06.2023 – Meias Finais
*horário e adversário das Meias Finais por definir