Euro Hand 4 All: Portugal volta a erguer o troféu em Lyon

Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas revalidou o título conquistado na primeira edição, em 2022; No segundo e último dia de competição, Portugal derrotou a Croácia nas Meias Finais e a Espanha na grande final.

Quatro jogos, quatro vitórias e o troféu de campeão erguido pelo segundo ano consecutivo, em Lyon, para reforçar a hegemonia da Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas. A segunda edição do Euro Hand 4 All, o primeiro e único torneio europeu desta vertente do andebol realizado em França, chegou ao fim, este sábado, com Portugal a superiorizar-se à concorrência e a ser coroado novamente como vencedor. Depois de ter avançado para as Meias Finais, ao derrotar a Espanha e a Noruega, no primeiro dia de prova, os Campeões do Mundo e da Europa venceram a Croácia no caminho para a Final e por último a Espanha, num jogo decisivo emocionante, que foi decidido nos últimos segundos.

De recordar que esta segunda edição do torneio gaulês contou com um novo formato de seis equipas: às quatro seleções pioneiras (Portugal, França, Espanha e Bélgica) juntam-se Noruega e Croácia. Em 2024, a organização espera contar com oito seleções.

Duelo ibérico na Final do Euro Hand 4 All

Portugal garantiu o bilhete dourado para a Final em Lyon após uma vitória clara, frente à Croácia, que não deixou margem para dúvidas quanto à superioridade lusa em relação ao conjunto dos Balcãs, estreante neste competição. Ao intervalo, os comandados de Danilo Ferreira haviam garantido seis golos de vantagem (9-3) e apesar de um ligeiro crescimento contrário na segunda parte, a vitória não escapou a Portugal e ficou fechada em 19-8. Seguiu-se novo duelo ibérico, na grande final do torneio francês.

Face ao primeiro jogo entre Portugal e Espanha, no jogo inaugural da Fase de Grupos, que terminou com uma vitória lusa por 13-20, o encontro da Final foi bastante mais equilibrado e ficou decidido apenas nos últimos segundos. No início de jogo brilharam os guarda-redes de parte a parte e a Espanha abriu com um parcial de 2-0 mas a equipa das Quinas cresceu e chegou ao empate (3-3), aos cinco minutos, com Ricardo Queirós em evidência, autor dos três golos de Portugal. A seleção espanhola apresentava-se a um nível elevado e conseguiu segurar a liderança do marcador, até que Danilo Ferreira pediu o primeiro time-out do encontro aos 11 minutos, altura em que se registava um empate a seis golos (6-6).

Após a paragem, o capitão, João Jerónimo, assinou o 6-7 e deu a tão esperada primeira vantagem de Portugal no jogo, com 12 minutos decorridos. Até ao intervalo, houve tempo ainda para duas reviravoltas (8-7 e 8-9) até a Seleção Nacional agarrou uma inédita vantagem de dois golos, que prevaleceu ao intervalo.

Intervalo: 8-10

No início da segunda metade foi a vez de Portugal concretizar dois golos sem resposta (8-12) e alcançar pela primeira vez uma diferença de quatro golos a seu favor, que se mantinha após 10 minutos (14-18), quando o selecionador espanhol pediu time-out e o melhor que a Espanha havia conseguido até então foi reduzir para dois a desvantagem. Retomada a partida, Portugal mostrou-se menos eficaz, ao contrário dos espanhóis, que foram encurtando distâncias até que à entrada para os últimos dois minutos, o empate voltou a aparecer (19-19).

Nenhuma das equipas desarmava e o jogo ganhou ainda mais emoção quando faltavam 30 segundos para o fim e continuava tudo empatado. Nessa altura, Portugal perdeu o ataque e a Espanha – que jogava com menos um elemento em campo – tinha cerca de 15 segundos para tentar fechar as contas com uma vitória, mas um passe errado deixou João Jerónimo com via aberta para atirar de longe, e com o guarda-redes fora de posição… o capitão não falhou. Vitória para Portugal por 20-21 num grande duelo de Andebol em Cadeira de Rodas, na despedida do Euro Hand 4 All, em Lyon.

Maria Relvas recebeu prémio de melhor jogadora feminina do torneio Euro Hand 4 All, enquanto que Ricardo Queirós assumiu o estatuo de melhor marcador da competição, com direito ao respetivo troféu.

Danilo Ferreira faz um balanço positivo da participação neste torneio, dizendo que Portugal cumpriu o principal objeto estabelecido e reconhece que já estava à espera de uma melhoria dos adversários: “O nosso objetivo era estar presentes neste torneio para defender o título ganho no ano passado, depois fomos Campeões do Mundo e da Europa e, portanto, teríamos que ter aspirações para lutar por este torneio, naturalmente. Durante a competição tivemos momentos muito bons, outros menos bons, talvez devido à falta de treino regular e assíduo enquanto Seleção Nacional. Tínhamos como objetivo que todos os atletas jogassem muito tempo, para começarem a ganhar ainda mais experiência internacional. As outras equipas, como já esperávamos, iam estar melhores, como é lógico.”

Em relação ao jogo da Final, contra Espanha, o Selecionador Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas admite que foram cometidos erros que podiam ter custado a vitória, mas que, no geral, foi um grande jogo entre seleções competentes: “A Final foi um jogo fantástico. Apesar de termos conseguido ultrapassar a Espanha, cometemos alguns erros na parte final do encontro, que não podíamos ter cometido, nem é possível cometer a este nível. Estávamos a ganhar por quatro golos de diferença e, em três minutos e meio, ficámos empatados. Temos que analisar a nossa performance, perceber o que fizemos de mal, corrigir e no futuro, certamente que Portugal terá sempre uma palavra a dizer nas competições internacionais.”

Danilo Ferreira aproveitou ainda para valorizar o trabalho de todos os envolvidos neste torneio, atletas e a fisioterapeuta Daniela Faria, pelo esforço e empenho coletivo e individual, evidenciado nas conquista dos referidos prémios e termina: “Penso que o saldo é muito positivo para nós, Seleção Nacional, para nós Andebol e para nós Portugal, porque queremos continuar a estar na senda das vitórias e do top do Andebol em Cadeira de Rodas.”

Euro Hand 4 All
Calendário:
23.06.2023 – 09h20 – Espanha x Portugal13-20 (6-10)
23.06.2023 – 14h40 – Portugal x Noruega, 15-10 (8-6)
Meias Finais
24.06.2023 – 10h30 – Portugal x Croácia, 19-8 (9-3)
Final
24.06.2023 – 16h30 – Espanha x Portugal, 20-21 (8-10)

Patrocinadores Institucionais