Almada recebeu, pela primeira vez, uma edição do maior evento formativo, para treinadores de Andebol, que pretende debater o estado do andebol atual, como pode influenciar o futuro da modalidade em Portugal e prever as tendências do jogo num ambiente de enorme partilha de conhecimento e principalmente de muito convívio entre todos os treinadores participantes.
Este evento conta com mais de 300 inscritos online e, ainda, 100 participantes na versão presencial, Pedro Sequeira, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e responsável pela área da formação do mesmo organismo, mostrou-se muito satisfeito com a realização desta edição comemorativa do Congresso: “O 20º Congresso Técnico Científico de Andebol é um marco na formação de treinadores da Federação de Andebol de Portugal. Por um lado, não é fácil uma Federação organizar um Congresso para treinadores todos os anos, durante 20 anos consecutivos, e sempre com preletores do melhor que há na Europa. Por exemplo, este ano temos, entre outros, o treinador do FC Barcelona, do Ademar Léon, da Seleção Feminina de Espanha ou da nossa Seleção Nacional Masculina. Por outro lado, ficamos satisfeitos pelo facto dos Treinadores Portugueses valorizarem, cada vez mais, a sua formação, estando inscritos este ano mais de 300 treinadores, número máximo nestes 20 anos de Congresso. Temos a certeza que a evolução e desenvolvimento dos clubes e das Seleções Nacionais nestas últimas duas décadas está muito ligada à qualidade dos Treinadores Portugueses. Estas formações têm exatamente este propósito, ajudar os treinadores a atualizarem-se e a terem acesso ao máximo de conteúdos diferenciados possível.”
A Cerimónia de Abertura do Congresso começou com a participação de Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Filipe Pacheco, Vereador da Câmara Municipal de Almada e Guida Machado, Sub-Diretora do Agrupamento de Escolas Professor Ruy Lopes Gomes, ao que se seguiu a preleção de Paulo Pereira, Selecionador Nacional, sobre a “Transição ofensiva e Recuperação defensiva”.
De seguida, foi a vez de Carlos Ortega, Treinador Principal do FC Barcelona, assumir o palco, com “La toma de decisiones defensivas“ e, mais tarde, também em espanhol, Ambros Martin, Selecionador Nacional de Espanha, em andebol feminino, com “La velocidad en contrataque y las distintas posibilidades de finalización en 2 oleada”.
A última preleção ficou a cargo de Dani Gordo, Treinador Principal do Abanca Ademar Léon, com o “Sistema defensivo Espanhol”. De seguida, os formandos partiram para as sessões práticas, no Pavilhão Municipal do Laranjeiro, novamente com Carlos Ortega e o “Trabalho na Defesa”, e ainda, Paulo Pereira, com a “Transição ofensiva”, com a ajuda dos atletas do Almada AC, Vitória FC e SL Benfica.
O 20º Congresso Técnico Científico é uma organização da Federação de Andebol de Portugal, com o apoio do do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), da Câmara Municipal de Almada, do Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes e do Almada AC, que está homologado pela Federação Europeia de Andebol (EHF), para a renovação da EHF Pro License e pelo IPDJ, para efeitos da formação contínua de treinadores com 3 UC (presencial) e 1,5 UC (online).