A melhor classificação possível para a Seleção Nacional sub-17 passou de ser o 9.º lugar para o 13.º, após a derrota sofrida esta tarde frente à Roménia, que deixa a equipa orientada por Sandra Fernandes ainda sem pontos no Grupo IV do Intermediate Round do Europeu da categoria e já sem hipóteses de chegar ao top-10, face à vitória da Noruega frente à Macedónia do Norte, próximo adversário de Portugal. Nesta altura e com o desfecho dos resultados de hoje, romenas e nórdicas alcançaram quatro pontos e confirmaram matematicamente a presença na disputa final do 9-12 lugares; ao passo que lusas e macedónias, ainda em branco, vão medir forças esta quarta-feira, para definir o 3.º lugar do Grupo IV, que irá defrontar o 4.º classificado do Grupo III na disputa pelo 13-16 lugares, e vice-versa.
O próximo desafio, que opõe Portugal e Macedónia do Norte, arranca às 12h30 desta quarta-feira, no Morača Sports Center (Podgorica, Montenegro) e contará com transmissão em direto na EHFtv.
7 Inicial: Joana Candeias, Giovana Moniz, Miriam Martins, Maria Pinheiro, Clémentine da Silva, Mariana Rodrigues e Maria Pinto.
Portugal até entrou a vencer mas rapidamente viu a Roménia consumar a reviravolta (2-1) e, em cima dos oito minutos, a margem passou a ser de dois golos (5-3) com as romenas a beneficiarem de um primeiro período de superioridade numérica de seguida. A Seleção Nacional sub-17 resistiu à primeira adversidade, que haveria de se repetir várias vezes ao longo do jogo, e conseguiu voltar a chegar ao empate, aos 13 minutos (6-6), numa altura em que os papéis se invertiam.
As exclusões continuaram a estar bem presentes no encontro e à passagem dos 15 minutos, a Roménia aproveitou para assinar um parcial de 3-0 e alcançar uns inéditos três golos de vantagem (9-6). No entanto, a história repetiu-se e novo empate voltou a surgir a sete minutos do intervalo (9-9), com as lusas a contrariarem as circunstâncias desfavoráveis, fruto de uma melhoria na defesa e da contribuição da guarda-redes Joana Candeias. A reviravolta, essa, teimava em não aparecer, apesar de terem existido oportunidades para isso. Até ao descanso, a Roménia alagou a diferença ligeiramente.
Intervalo: 11-9
Nove minutos após o recomeço e metade desse período trouxe um equilíbrio bem vincado, com golos intercalados de parte a parte, mas, com quatro golos de uma assentada, a Roménia disparou no marcador como nunca e agarrou seis golos à maior (18-12). Sandra Fernandes solicitou o primeiro time-out da segunda parte.
Após a paragem, as romenas festejaram sete golos de vantagem (19-12), mas a resposta apareceu em força, com um parcial de 1-4, que voltou a trazer alguma esperança as jovens atletas lusas (20-16). No seguimento, o sucesso de Portugal ía sendo acompanhado de golos romenos, que atrasavam a recuperação e aos 54 minutos, houve novo pedido de paragem pedido pela Selecionadora Nacional, quando a Roménia já tinha voltado aos sete golos de vantagem (26-19).
Até ao final, apesar dos esforços coletivos, principalmente no processo defensivo, Portugal não conseguiu contrariar o rumo do jogo e acabou por sofrer uma derrota que acaba com a esperança de chegar ao lote das 10 melhores equipas da Europa.
Resultado Final: 31-24
MVP & Top Scorer: Maria Pinheiro – 7 golos (47% de eficácia)
Sandra Fernandes, Selecionadora Nacional, refere que a pressão de ter que vencer condicionou o discernimento das atletas lusas em momentos determinantes do encontro e aponta já ao próximo jogo, em que apenas a vitória está nos planos: “Hoje foi um dia em que acusámos muito o facto de estarmos obrigados a vencer para poder jogar para o 9-12 lugares. Também foi evidente o poderio físico da Roménia, que nos desgasta imenso. Ainda conseguimos estar dentro do jogo durante a primeira parte, mas nos segundos 30 minutos não conseguimos ter o mesmo discernimento ofensivo, nem qualidade defensiva. Agora, é pensar já no jogo contra a Macedónia do Norte, recuperar energia, para podermos ser competitivos e alcançar uma vitória, sabendo que equipa macedónia procura uma vitória na competição. Parabéns às minhas atletas pelo esforço e um obrigado ao público português que nos apoiou incondicionalmente.”
Calendário – W17 EHF Euro 2023
Grupo C
03.08.2023 – 17h00 – Dinamarca x Portugal, 22-18 (11-8)
04.08.2023 – 19h15 – Portugal x Noruega, 27-31 (13-16)
06.08.2023 – 14h45 – Portugal x Países Baixos, 22-21 (9-14)
Intermediate Round – Grupo IV
08.08.2023 – 14h45 – Roménia x Portugal, 31-24 (11-9)
09.08.2023 – 12h30 – Portugal x Macedónia do Norte, EHFtv
O W17 EHF Euro 2023 decorre em Montenegro, de 3 a 13 de agosto, e as transmissões decorrerão através da EHFtv.