Realizou-se, esta terça-feira, na sede da Federação Europeia de Andebol, em Viena (Áustria), o sorteio da Ronda 3 da EHF European Cup, a terceira prova de clubes mais importante a nível europeu, em que Portugal está agora representado por duas equipas, face às eliminações de Colégio de Gaia Toyota, SIR 1º de Maio ADA CJB e ADA SÃO Pedro do Sul, na fase inaugural. A sorte ditou que SL Benfica e Madeira SAD jogassem contra adversários nórdicos com vista aos 1/16 de Final.
Ultrapassado o primeiro obstáculo da EHF European Cup 2023/2024, o SL Benfica tem agora pela frente o HC Neistin na Ronda 3. A equipa oriunda das Ilhas Faroé, atual líder do campeonato local com o melhor registo no que toca aos golos marcados e sofridos, é comandada pelo português Ricardo Oliveira, de 29 anos, que há duas épocas esteve ligado ao Colégio de Gaia Toyota. O conjunto faroense conta, no seu museu, com uns impressionantes 41 troféus de campeão nacional, o último dos quais conquistado em 2016, ano em que esteve pela primeira vez nas competições europeias (na altura EHF Cup), tendo sido eliminado na primeira ronda de qualificação, com duas derrotas. Agora, o HC Neistin já fez história ao somar o primeiro triunfo internacional, diante do HC Garliava, e ao ultrapassar uma eliminatória.
O SL Benfica, que tem como objetivo superar a meta dos Oitavos de Final, fase na qual se despediu da prova em 2022/2023, parte como favorito e vai reencontrar uma cara bem conhecida: a guarda-redes japonesa Yui Shibuya, que representou as águias há duas temporadas antes de se mudar para o Maiastars, onde esteve na época transata. A nipónica de 27 anos assume, nesta altura, o estatuto de titular da equipa do HC Neistin, com uma eficácia total de 46% no campeonato.
Nas últimas duas épocas, o andebol português tem ouvido falar de um clube chamado IBV Vestmannaeyjar, da Islândia, que na próxima Ronda 3 vai voltar a cruzar caminhos com o Madeira SAD. Na época transata, as vice-Campeãs Nacionais ultrapassaram esta equipa nórdica nos 1/16 de Final – 47-52 no agregado da eliminatória que se disputou na íntegra no Funchal -, apesar da derrota sofrida no jogo da segunda mão. A mesma formação do IBV Vestmannaeyjar esteve em Vila Nova de Gaia para disputar os dois jogos da Ronda 2 e, com uma vitória e uma derrota, festejou a passagem à próxima fase (50-53), deitando por terra o sonho europeu do Colégio de Gaia Toyota, neste regresso das lusas ao panorama internacional quatro anos depois.
Quis o destino que Madeira SAD voltasse a medir forças com o IBV Vestmannaeyjar, agora na Ronda 3, desta vez com contornos ligeiramente diferentes face ao conhecimento mútuo que já existe entre as duas equipas. Após quatro jogos realizados no campeonato local, as islandesas ocupam o 6.º lugar, com os mesmos quatro pontos do que Grotta e Haukar. Em 2021/2022, o IBV Vestmannaeyjar alcançou os Quartos de Final da EHF European Cup.
A eliminatória da Ronda 3 vai disputar-se entre os dias 11 e 18 de novembro. Calendário e local ainda a definir.