É entre os pavilhões do Boa Hora FC, em Lisboa, e do Ginásio Clube do Sul, em Almada, que a Seleção Nacional A Feminina tem trabalhado nos últimos dias com vista ao arranque oficial do Grupo 3 do EHF Euro 2024 Qualifiers, marcado para esta quinta-feira, em Almere, nos Países Baixos. Sessões de treino bi-diárias e análise com recurso à estatística e vídeo, têm sido o dia-a-dia das 18 atletas às ordens de José António Silva, que se preparam para um exigente desafio na Ronda 1 da qualificação, frente a uma seleção sólida do ponto de vista estrutural, bem mais ambientada ao mais alto nível e que é composta por atletas que atuam em algumas das principais equipas dos mais conceituados campeonatos europeus. Nada, no entanto, que mexa com a ambição da equipa lusa.
O jogo entre Portugal e Países Baixos está agendado para o dia 12 de outubro, com início às 18h30 (hora portuguesa), que poderá acompanhar em direto na RTP2. Conheçamos um pouco da famosa seleção laranja que não há muito tempo se fez a melhor do Mundo:
Se para a nossa Seleção Nacional são já 15 anos de espera desde a primeira – e única – vez que a qualificação para uma grande competição internacional se tornou realidade (Europeu de 2008), para os Países Baixos a história é outra. São já 12 presenças em Campeonatos do Mundo, a primeira em 1971, sete presenças em Europeus, com estreia em 1998, e dois Jogos Olímpicos disputados.
Mas foi entre 2015 e 2019 que a seleção dos Países Baixos colocou o nome na história do andebol mundial, para nunca mais ser apagado. Há oito anos, o primeiro grande resultado foi a medalha de prata no Mundial da Dinamarca; logo a seguir, em 2016, um 4.º lugar na estreia nos Jogos Olímpicos, no Brasil, e ainda nova prata, desta vez no Europeu que decorreu na Suécia; 2017 e 2018 foram anos do bronze, primeiro no Campeonato do Mundo, na Alemanha – o segundo pódio consecutivo na prova – e no Europeu, em França.
2019 foi ‘o ano’. Em Kumamoto, Japão, três derrotas e nove vitórias – a última das quais na final contra a Espanha – escreveram o percurso da seleção dos Países Baixos, então comandada pelo treinador francês Emmanuel Mayonnade, rumo à conquista histórica do Campeonato do Mundo.
Depois desse período, há a registar dois sextos lugares nos Europeus de 2020 e 2022 e no final deste ano, vai acontecer a 13.ª presença no Mundial.
Na convocatória da seleção daquele país da Europa Ocidental, treinada pelo sueco Per Johansson, destacam-se alguns nomes inconformáveis:
Lois Abbingh, lateral de 31 anos, atua no Vipers Kristiansand (Noruega).
Inger Smits, central de 29 anos, atua no SG BBM Bietigheim (Alemanha).
Tess Lieder, guarda-redes de 30 anos, atua no BV Borussia 09 Dortmund (Alemanha).
Em sentido inverso, Estevana Polman, reforço do CS Rapid București (Roménia) para 2023/2024, que foi operada em agosto na sequência de uma lesão no joelho, estará ausente das Ronda 1 e 2 dos Qualifiers do Europeu do próximo ano, com vista à presença no Mundial.
Após o encontro com os Países Baixos, a comitiva irá regressar a Portugal e rumará à cidade de Paredes, local onde decorrerá o segundo estágio antes do duelo com a congénere da Chéquia. A entrada para o segundo jogo é gratuita, no entanto, é obrigatório adquirir bilhetes, que podem ser levantados na receção do Pavilhão Multiusos de Paredes, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 21h00.
Não é permitida a entrada a menores de 3 anos, de acordo com a legislação em vigor.
Os pedidos de acreditação para o segundo encontro do Grupo 3 dos EHF Euro 2024 Qualifiers, entre Portugal e Chéquia, marcado para o dia 15 de outubro, deverão ser feitas AQUI.
EHF Euro 2024 Qualifiers
Grupo 3
12.10.2023 – 18h30 – Países Baixos x Portugal, RTP Play
15.10.2023 – 15h00 – Portugal x Chéquia, Canal 11
O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar em quatro cidades de três países (Áustria, Hungria e Suíça), entre 28 de novembro e 15 de dezembro do próximo ano e estão já qualificadas as seleções dos países organizadores, bem como a campeã em título, Noruega.