EHF European League: ABC UMinho sofre primeira derrota no Grupo D em solo croata

Minhotos perderam por 38-28 no terreno do RK Nexe à segunda jornada, esta terça-feira; Emblema luso jogou com equipamentos cedidos pela equipa croata na sequência de um contratempo sofrido na viagem.

O equipamento utilizado pelos homens do ABC UMinho na visita ao terreno do RK Nexe, esta terça-feira, foi, certamente, uma surpresa para os conhecedores da modalidade e adeptos do emblema minhoto em particular, mas existe uma explicação que traz ao de cima os mais importantes valores do desporto. Um problema logístico da responsabilidade da companhia área que transportou a equipa para a Croácia, impediu os homens do ABC UMinho de envergarem a emblemática camisola amarela e negra, mas a situação foi resolvida com total cooperação do clube croata, que disponibilizou equipamentos próprios para que o jogo pudesse acontecer dentro da normalidade. Uma atitude que os responsáveis do ABC UMinho fizeram questão de agradecer publicamente.

No que toca ao jogo jogado, o resultado acabou por não ser tão feliz como a história acima mencionada, uma vez que o RK Nexe fez-se valer do estatuto, da experiência e da qualidade individual e coletiva para somar mais dois pontos, aplicando a primeira derrota ao emblema minhoto no Grupo D, por uma margem expressiva de 10 golos.

Nos primeiros quatro minutos houve equilíbrio, mas depois foi o conjunto croata a tomar conta do rumo do jogo e a tirar o melhor partido dos erros da equipa lusa (2-2). Aos 13 minutos, o RK Nexe concluiu um parcial de 6-0, para alcançar uma vantagem mais confortável de seis golos e, mais tarde, a mesma atingiu os 10 golos (17-7), já para lá dos 20 minutos.

Até ao descanso, o ABC UMinho conseguiu estancar o crescimento dos croatas e recolheu aos balneários a perder por nove golos de diferença e com uma tarefa muito complicada para os segundos trinta minutos.

Intervalo: 21-12

Face à distância no marcador, o RK Nexe geriu o jogo de forma mais tranquila mas os Minhotos deram luta apesar das dificuldades evidentes, particularmente nas tentativas de travar os ataques contrários. A margem foi oscilando entre os sete e os 10 golos, sem que o desfecho feliz para os croatas fosse posto em causa. Na reta final, com o marcador em 34-27, uma última investida do conjunto da casa sob a forma de parcial de 4-1, fechou o resultado final com as duas equipas separadas por 10 golos.

João Rafael Peixoto foi o melhor marcador do ABC UMinho, com seis golos marcados em sete tentativas.

Resultado Final: 38-28
Top Player: Luka Moslavac – 6 golos (100% de eficácia)

No próximo dia 14 de novembro, o ABC UMinho volta a entrar em campo, desta vez para disputar a 3.ª Jornada do Grupo D frente ao Skjern Håndbold, em Braga.

EHF European League  Grupo D
1ª Jornada
17.10.2023 – 17h45 – MŠK Považská Bystrica x ABC UMinho, 26-34 (15-17)
2ª Jornada
24.10.2023 – 19h45 – RK Nexe x ABC UMinho, 38-28 (21-12)
3ª Jornada
14.11.2023 – 19h45 – ABC UMinho x Skjern Håndbold, EHFtv

Patrocinadores Institucionais