A Federação Tunisina de Andebol, que celebra este ano sete décadas de existência, acolhe o Kempa Trophy 2023, que juntará, para além da congénere africana, três seleções que vão estar presentes no próximo Campeonato da Europa: Portugal, Áustria e Suíça. Este evento decorre na cidade de Hammamet, na Tunísia, nos dias 2, 3 e 4 de novembro, com dois jogos por dia no Faouzi Sahli Hall.
Os Heróis do Mar terão pela frente três encontros de grande intensidade, naquela que é já a caminhada de preparação para o Men’s EHF Euro 2024 e sobre estes adversários existe história – alguma mais recente que outra. Portugal só pensa no futuro ao enfrentar estas seleções, apesar de ter sofrido uma baixa de última hora, com lesão de Alexandre Cavalcanti e troca com Miguel Baptista, que viaja agora com a comitiva para a Tunísia.
O primeiro adversário português neste Kempa Trophy 2023 será a formação austríaca, que é comandada pelo esloveno Aleš Pajovič e que conta com uma baixa de peso, Nikola Bylik, figura principal desta seleção, que não estará presente. Portugal já encontrou esta seleção por diversas ocasiões, as duas últimas em solo nacional (Lamego), e são de boa memória para os lusos, já que estes venceram as duas partidas (34-28 e 32-25), em 2017. Passaram-se seis anos e, deste então, foram anfitriões e participaram em três edições do Campeonato da Europa (2018, 2020 e 2022) e em dois Mundiais, em 2019 e 2021, tendo sido afastada da passada edição do Campeonato do Mundo, pela Islândia, no Play-Off.
Estrelas: Sebastian Frimmel (MOL Pick Szeged),Lukas Hutecek (TBV Lemgo Lippe) e Tobias Wagner (Bregenz Handball)
Miguel Martins, central da formação da Quinas, virou o foco para o interior da Seleção Nacional e mostrou maior preocupação com o coletivo nacional, nesta estreia: “Vai ser um Torneio em que nos vamos focar mais em nós e no sistema de jogo que queremos criar para estarmos no nosso melhor no Campeonato da Europa, em Janeiro. A Áustria é uma excelente equipa, com bastantes jogadores que jogam ao mais alto nível, por isso, vai ser um bom jogo de abertura e temos de fazer o nosso trabalho e ganhar o jogo.”
Os portugueses partilharam ao longo dos últimos anos várias memórias com a congénere helvética, a última das quais no Play-Off referente ao Campeonato do Mundo de 2023 – última competição oficial -, no qual Portugal saiu vencedor em ambas as partidas, que remontam a março de 2022, sob o comando de Michael Suter. A Suíça é o segundo adversário de Portugal, neste Torneio, a ser disputado em Hammamet.
Estrelas: Andy Schmid (HC Kriens Lucerne), Nikola Portner (SC Magdeburg) e Lenny Rubin (HSG Wetzlar)
Luís Frade, pivô luso, destacou a importância da preparação nesta fase: “Estes jogos servem para nos preparamos, para nos conhecermos melhor, há muita gente nova nesta seleção, e estes momentos são sempre importantes. Sobre a Suíça, é uma equipa muito experiente, com jogadores espalhados em campeonatos relevo e que joga com grande intensidade, com muito contra-ataque, impondo um ritmo de jogo muito alto, o que é positivo para nós. Os três jogos vão ser bons testes para nós, para começarmos a competir porque vem ai um Europeu que vai ser duro e temos que estar preparados para tudo.”
Já o adversário magrebino que tem os seus destinos comandados por Patric Cazal – anfitrião e último do torneio – traz muito boas memórias aos Heróis do Mar, sendo que a primeira vitória no Torneio Pré-Olímpico – que deu a história qualificação de Portugal aos Jogos Olímpicos de Tóquio – foi conquistada frente a esta formação; desde então que estas duas equipas não se encontram. Em 2022, ficou no quarto posto do campeonato africano e, no ano seguinte, participou no Campeonato do Mundo, ficando na 25ª posição.
Estrelas: Yassine Belkaied (HC Kriens-Luzern), Abdelhak Ben Salah (Esperánce Tunis), Mohamed Darmoul (GWD Minden)
Paulo Pereira, Selecionador Nacional, realçou o bom ambiente que se vive neste país magrebino: “neste tipo de torneio há sempre bom ambiente porque é um país onde o andebol tem um espaço muito forte. Esta seleção tem jogadores de bom nível, especialmente os centrais, e alguns outros postos que fazem com que a equipa seja competitiva, assim como um treinador muito experiente que vem trazer muita qualidade a esta equipa. Têm tradicionalmente um jogo rápido e um pivô com uma envergadura fora do normal – fazem muito transição ofensiva, onde são melhores do que na transição defensiva – podem apresentar algum tipo de defesa mais profunda e vai ser com certeza ótimo para nós, para podermos competir num ambiente interessante destes, no entanto, estamos a pensar mais em nós do que nos adversários.”
Recorde-se que Portugal vai disputar o Grupo F do EHF Euro 2024, juntamente com Dinamarca, Chéquia e Grécia, num evento que vai decorrer na Alemanha, de 10 a 28 de janeiro do próximo ano. Pode consultar e descarregar o calendário completo dos jogos AQUI.
Também em Hammamet se encontram os árbitros portugueses André Nunes e Rúben Maia, que vão dirigir os encontros entre Tunísia e Suíça, esta quinta-feira pelas 17h00, e, ainda, o embate entre Áustria e Tunísia, esta sexta-feira, igualmente pelas 17h00 (horas portuguesas).
Kempa Trophy 2023
Calendário:
02.11.2024 – 14h30 – Portugal x Áustria
02.11.2024 – 17h00 – Tunísia x Suíça
03.11.2024 – 14h30 – Suíça x Portugal
03.11.2024 – 17h00 – Áustria x Tunísia
04.11.2024 – 13h30 – Áustria x Suíça
04.11.2024 – 16h00 – Tunísia x Portugal