Apreensão, indecisão e (muita) emoção, quando faltam apenas duas jornadas para o fim do Campeonato Placard Andebol 1. A próxima jornada, 5.ª e penúltima, poderá já trazer decisões em toda a linha. Sporting CP, Águas Santas Milaneza e Vitória SC estão na melhor posição de cada um dos grupos e até podem terminar esta Ronda 5 com as contas fechadas no que toca aos objetivos traçados por cada um. Maiatos e Vimaranenses dependem apenas de si próprios para fazer a festa, já para os Leões não é assim tão linear.
Este sábado pode trazer um novo Campeão Nacional, ou então terá que se aguardar pela última jornada para se saber quem vai erguer o troféu. Os Leões recebem o rival da capital, SL Benfica (3.º), ao passo que o FC Porto (2.º) tem encontro com o ABC UMinho (4.º), no Dragão Arena. Ora, em caso de vitória leonina no Dérbi e caso os Dragões não consigam derrotar os Minhotos, o Sporting CP irá confirmar a conquista do título de Campeão Nacional, algo que já não acontece desde a época 2017/2018; caso o FC Porto confirme o favoritismo e saia vitorioso da ‘sempre difícil’ receção ao histórico emblema de Braga, haverá decisões apenas na derradeira ronda da prova, marcada para o dia 25 de maio.
Naquele que é indubitavelmente um dos Dérbis mais escaldantes do desporto em Portugal, no que toca ao Andebol, é o Sporting CP a reclamar o favoritismo neste quinto duelo da temporada entre Leões e Águias, uma vez que, dos quatro já realizados (três para o Campeonato Placard Andebol 1 e um a contar para a Final da Supertaça), foi sempre a turma de Ricardo Costa a gritar ‘vitória!’, a última vez por nove golos de diferença (37-28).
Em antevisão, Jota González, treinador do SL Benfica, diz que a sua formação irá lutar, independentemente das baixas que tem no seu plantel: “Será um jogo muito complicado porque jogamos com um rival que está em grande forma, o Sporting CP, mas será difícil porque temos muitas baixas. Estamos a treinar apenas com quatro jogadores de campo e isso faz com que seja muito complicado mas tentaremos ganhar e dar a melhor imagem possível, respeitando o símbolo que envergamos e os que estivermos tudo iremos fazer para lutar.”
Já do lado leonino, Pedro Portela, acredita que o seu emblema tem qualidade para continuar a fazer bons jogos e vencer: “É um SL Benfica completamente diferente do que enfrentámos, em casa, na segunda jornada desta fase final. Esperamos um SL Benfica mais forte, que defende melhor, mas nós vamos fazer o nosso trabalho. O resultado foi possível devido à nossa qualidade e temos de continuar a fazer bons jogos e [replicar] aquilo que fazemos bem para sair com a vitória, que é o que queremos. O ponto-chave é defender bem e conseguir marcar golos ‘fáceis’. Sabemos que eles vão recuperar melhor do que fizeram aqui, se calhar vão jogar de maneira diferente, mas nós temos de defender bem e não ser precipitados no ataque.”
Este sábado, a partir das 15h00 no Pavilhão n.º 2 da Luz, Águias e Leões jogam com o coração, como sempre e no seu último encontro desta época.
No Grupo B, o Águas Santas Milaneza (5.º) tem mais dois pontos do que o Marítimo Madeira Andebol SAD (6.º) e vão medir forças este sábado, a partir das 15h00. Ora, se os Maiatos vencerem os Insulares, poderão chegar à última jornada sem qualquer pressão, uma vez que garantem a tão ambicionada última vaga europeia, deixando a equipa de Paulo Fidalgo fora da corrida. Caso seja o Marítimo Madeira Andebol SAD a festejar um triunfo em Águas Santas, haverá ultrapassagem no topo da tabela (confronto direto), com os madeirenses a ficar com via aberta para garantir a Europa em caso de vitória na última jornada, frente ao Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, no Funchal. O emblema da Póvoa de Varzim (8.º) e o CF Os Belenenses (7.º), que se defrontam este sábado, às 18h00, já não têm chances de lutar pela vaga europeia.
Quanto ao Grupo C, o cenário complexo pode passar a simples num piscar de olhos mas, nesta altura, há três emblemas que ainda podem descer de divisão e apenas duas vagas que asseguram a manutenção. Os olhares vão estar no Pavilhão Comendador Adelino Dias Costa, a partir das 18h00, quando Artística de Avanca Bioria (11.º) e Vitória SC (9.º) entrarem em campo. Se os Vimaranenses triunfarem garantem a permanência e, neste cenário, um triunfo do FC Gaia Empril (10.º) frente ao já despromovido Vitória FC (12.º), ‘salva’ os Gaienses e empurra o conjunto de Avanca para a Divisão de Honra. Se a Artística de Avanca Bioria derrotar o Vitória SC em sua casa, o futuro continuará incerto para os três emblemas e tudo será decidido na derradeira jornada.
A andeboltv mostra-lhe tudo, em direto ou em diferido.
Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Final – Grupo A – 5ª Jornada
18.05.2024 – 15h00 – SL Benfica x Sporting CP, BTV / andeboltv (diferido às 16h30)
18.05.2024 – 15h00 – FC Porto x ABC UMinho, Porto Canal / andeboltv (diferido às 16h30)
Fase Final – Grupo B – 5ª Jornada
18.05.2024 – 15h00 – Águas Santas Milaneza x Marítimo Madeira Andebol SAD, andeboltv
18.05.2024 – 18h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x CF Os Belenenses, andeboltv
Fase Final – Grupo C – 5ª Jornada
18.05.2024 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x Vitória SC, andeboltv
18.05.2024 – 18h00 – FC Gaia Empril x Vitória FC, andeboltv