Campeonato 1ª Divisão Feminina: SL Benfica é Tricampeão

Comandadas de João Florêncio asseguram a conquista do Campeonato Nacional ao vencerem na deslocação a Braga.

O Campeonato 1ª Divisão Feminina entrou na reta final e com ela todas as decisões, incluindo a de Campeão Nacional.

A Jornada arrancou em simultâneo em Gaia e no Algarve, com os encontros entre CJ Almeida Garrett e ADA São Pedro do Sul e ainda CDE Gil Eanes e SIR 1º de Maio CJB. A norte, a formação comandada por Carlos Pires nem começou o encontro por marcar mas rapidamente atingiu um patamar diferenciado e apesar das tentativas da equipa da casa, manteve a toada, estando a vencer por 8-11 à passagem dos 15 minutos, levando Luís Santos a parar o encontro. No decorrer do encontro, as sampedrenses foram cavando uma maior distância e acabaram por vencer por 22-34.

Já no Algarve, a equipa liderada por Sofia Osório parecia ter tomado as rédeas do encontro desde cedo mas, o mesmo não acabou por acontecer, com as marinhenses a empatarem o encontro e a irem de igualdade em igualdade até à chegada ao intervalo, que se deu com uma liderança pela margem mínima das algarvias. Na segunda parte, o encontro seguiu no mesmo ritmo e terminou mesmo com um empate a 26 golos, naquele que foi o jogo de despedida da internacional portuguesa Soraia Lopes dos 40×20 em casa. Com este empate, as marinhenses praticamente asseguraram a manutenção, já que irão enfrentar na última ronda o também último classificado ARC Alpendorada Heavy OJP enquanto que a Juve Lis recebe as algarvias.

ABC UMinho – SL Benfica

Em Braga, naquela que foi a festa do título, a formação encarnada é que abriu as contas no marcador, por Alexandra Shunu, mas rapidamente, as bracarenses empataram o encontro. O mote seguiu o mesmo até à igualdade a três golos, altura em que as comandadas de João Florêncio consegue consquistar quatro golos à maior (3-7) aproveitando o erro do adversário.

Fernando Fernandes parou o encontro, pela primeira vez e, na retoma, saiu a marcar mas as Águias voltaram a pressionar no setor ofensivo, apesar das falhas técnicas, e chegaram aos seis golos de diferença (4-10). O conjunto bracarense voltou a mostrar alguns sinais de retoma, reduzindo para quatro, mas voltou a falhar em face do oponente, prejudicando as suas aspirações (9-14).

O SL Benfica manteve o rumo do encontro apesar da prestação de Rita Guimarães entre os postes e recolheu aos balenários com uma vantagem bastante dilatada.

Intervalo: 11-19

Na segunda metade, as comandadas de João Florêncio passaram por uma fase com algumas dificuldades e, em sentido contrário, o ABC UMinho acabou por ir crescendo e aproximando o resultado, levando o técnico lisboeta a parar o encontro aos 19-24. No desenrolar, as encarnadas voltaram a ascender para oito golos de diferença (20-28) mas a equipa de Fernando Fernandes conseguiu passar para cinco, com um parcial de três golos sem resposta.

No útimo minuto do encontro, as bracarenses voltaran a descer para quatro golos mas não evitaram a festa encarnada no Pavilhão Flávio Sá Leite, com a conquista do Tricampeonato pelo emblema da Luz.

Resultado Final: 25-29

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Final – Grupo A – 9.ª Jornada
18.05.2024 – 18h00 – CJ Almeida Garrett x ADA São Pedro do Sul, 22-34 (12-20)
18.05.2024 – 18h30 – ABC UMinho x SL Benfica, 25-29 (11-19)
19.05.2024 – 16h00 – Colégio de Gaia Toyota x Madeira SAD, andeboltv

Fase Final – Grupo B – 5.ª Jornada
18.05.2024 – 18h00 – CDE Gil Eanes x SIR 1º de Maio CJB, 26-26 (15-14)

Patrocinadores Institucionais