O dia arrancou bem cedo em Portugal com a Seleção Nacional A Masculina a entrar em campo nas areias da Pingtan Island, na República Popular da China, pelas 08h00 portuguesas (15h00 locais). Pela frente, os internacionais lusos orientada por Pedro Serrano sabiam que não teriam um desafio fácil diante da Croácia e os Campeões do Mundo acabaram por confirmar o favoritismo e levar a melhor por 2-0. Esta quarta-feira os portugueses terão dois duelos para o fecho do Grupo C frente à Argentina e Porto Rico pelas 02h30 e 08h50 (horas portuguesas).
Já a Seleção Nacional A Feminina foi, de certo modo, surpreendida no jogo de abertura do Grupo A, com a congénere das Filipinas a vencer o primeiro set e a ‘abanar’ as comandadas de Agustín Collado Rodríguez. A reação das portuguesas revelou-se crucial para a conquista do primeiro triunfo, alcançado através dos shoot-outs, em solo asiático. O fecho da Fase de Grupos acontece esta quarta-feira depois dos embates com Austrália e China pelas 04h10 e 12h10 (horas portuguesas).
Foi a seleção das Filipinas a entrar melhor no encontro (2-6), com destaque para a falta de eficácia lusa na hora da finalização. Com quatro minutos decorridos, já eram seis pontos (2-8) a separar as formações e Portugal via-se obrigado a ‘correr atrás do prejuízo’. A formação das Quinas foi reagindo e reduzindo a diferença entre as formações… até à igualdade a 18. A decisão do primeiro set só ficou concluída para lá dos dez minutos, com Nathalia Prado a vestir a capa de heroína e a garantir o primeiro triunfo para as Filipinas.
Set 1: 18-19
A Seleção Nacional A Feminina percebeu a mensagem e reagiu da melhor forma nos segundos dez minutos. Bastaram cerca de 90 segundos para Daniela Mendes (x2) e Carolina Loureiro colocarem o resultado em 6-0 e mostrarem que Portugal saiu rejuvenescido do descanso. As comandadas de Agustín Collado Rodríguez não tiraram o pé do acelerador e atingiram a marca da dúzia de diferença, que se verificou no término do segundo set.
Set 2: 22-10
Foi preciso ir a desempate através dos shoot-out’s e, apesar da formação das Filipinas ter desperdiçado as duas primeiras oportunidades, a decisão recaiu no último contra-ataque, depois de Sofia Gonçalves e Cristiana Morgado não terem conseguido finalizar… Carolina Loureiro precisava de assinar dois pontos para garantir o triunfo luso… e a pivô não falhou.
Shoot-out: 6-5
O fecho da Fase de Grupos acontece esta quarta-feira depois dos embates com Austrália e China pelas 04h10 e 12h10 (horas portuguesas).
Ivan Dumencic deu a primeira vantagem aos Campeões do Mundo mas Simão Santos respondeu e Portugal ia mostrando que o favoritismo dos croatas não afastava as ambições Lusas. A Croácia foi assumindo a liderança, mas Portugal ia respondendo com sucessivos empates. Até que, sensivelmente a meio do primeiro set Ivan Dumencic e Lucian Bura colocaram, pela primeira vez, a diferença em quatro golos (10-6). O ascendente croata manteve-se (14-6), os Lusos reagiram, através da dupla de Rúben’s – Rúben Serrano e Rúben Ribeiro – mas a reação foi insuficiente para evitar a derrota nos primeiros dez minutos.
Set 1: 16-12
Nos segundos dez minutos foi a vez de Portugal entrar a liderar, com Rúben Ribeiro a assinar os primeiros pontos mas a cambalhota no marcador surgiu pouco depois (4-2). A Seleção Nacional A Masculina foi respondendo de forma sucessiva mas a meio do segundo set Lucian Bura deu quatro golos de vantagem à Croácia (14-10). Diogo Ferreira e Rúben Ribeiro responderam de imediato (14-14) e os últimos 120 segundos de encontro foram impróprios para cardíacos. Aquando da buzina para o término do segundo tempo, o marcador assinalava uma igualdade a 20. O golo d’ouro teve assinatura croata e terminou com a ambição de Portugal derrotar os Campeões do Mundo no jogo de estreia.
Set 2: 22-20
Esta quarta-feira os portugueses terão dois duelos para o fecho do Grupo C frente à Argentina e Porto Rico pelas 02h30 e 08h50 (horas portuguesas).
As competições masculina e feminina contam com 16 seleções cada, inicialmente divididas em quatro grupos de quatro equipas cada, na Ronda Preliminar. As três primeiras equipas de cada grupo (12 no total) passarão ao Main Round e serão divididas em dois grupos de seis equipas cada, com as quatro primeiras de cada grupo a passarem para os Quartos de Final. A última equipa de cada um dos quatro grupos da Ronda Preliminar avançará para a Consolation Round.
Destaque para a mais uma representação da bandeira portuguesa em competição: Mário Bernardes é um dos delegados presentes no 2024 IHF Beach Handball World Championship.
2024 IHF Women’s Beach Handball World Championship
Ronda Preliminar – Grupo A
18.06.2024 – 09h40 – Portugal x Filipinas, 2-1 (18-19; 22-10; 6-5)
19.06.2024 – 04h10 – Austrália x Portugal, Youtube IHF
19.06.2024 – 12h10 – Portugal x República Popular da China, Youtube IHF
2024 IHF Men’s Beach Handball World Championship
Ronda Preliminar – Grupo C
18.06.2024 – 08h00 – Croácia x Portugal, 2-0 (16-12; 22-20)
19.06.2024 – 02h30 – Portugal x Argentina, Youtube IHF
19.06.2024 – 08h50 – Portugal x Porto Rico, Youtube IHF
O 2024 IHF Beach Handball World Championship está a decorrer na Pingtan Island, República Popular da China, até ao próximo dia 23 de junho e poderá consultar todas as informações da prova ao clicar AQUI.