Depois da primeira conquista da Seleção Nacional sub-20 Feminina no Campeonato do Mundo em solo macedónio, por 32-18 frente à Guiné, a turma orientada por José António Silva está otimista e quer continuar a vencer. Segue-se no Calendário do Grupo G a congénere do Uzbequistão, a contar para a 2.ª jornada, esta sexta-feira pelas 12h30 (hora portuguesa), antes do fecho da Ronda Preliminar, diante da seleção do Montenegro, marcado para este sábado pelas 10h15 (hora portuguesa).
Todos os jogos da formação das Quinas no 2024 IHF Women’s U20 World Championship contam com transmissão em direto no Canal 11.
José António Silva, Selecionador Nacional, assume total favoritismo para o próximo desafio, frente ao Uzbequistão. O técnico português afirma que, à semelhança do que aconteceu no jogo inaugural diante da Guiné – vitória por números esclarecedores – Portugal tem capacidade para construir o triunfo de forma tranquila, explorando as debilidades do adversário:
“No segundo jogo desta competição vamos defrontar o Uzbequistão e, pela análise que fizemos antes do Campeonato do Mundo começar – e que tivemos oportunidade de confirmar pelo tratamento do jogo Uzbequistão vs Montenegro ontem disputado – creio poder afirmar que, à imagem do primeiro jogo, também somos favoritos para este confronto. O nosso próximo adversário tem algumas jogadoras com qualidade, tendo no entanto demonstrado algumas debilidades do ponto de vista defensivo, que facilmente são compreensíveis se atendermos aos 48 golos sofridos na primeira jornada diante do Montenegro.”
O treinador de 59 anos faz uma introspecção e sabe quais os pontos a melhorar, convicto de que o objetivo também passa por fazer uma boa gestão do plantel, não descurando a importância da vitória que permitirá a luta pelo primeiro lugar na última ronda da Fase de Grupos:
“Pela nossa parte, relativamente ao primeiro jogo tentaremos melhorar a nossa performance, mantendo no entanto o objetivo de utilizar todas as jogadoras e, simultaneamente, adotar uma estratégia que permita uma gestão da equipa a pensar no futuro. Estamos convictos de que nos apresentaremos num melhor nível do que no primeiro jogo e tentaremos obter uma vitória que nos permita lutar pelo primeiro lugar do grupo na última jornada frente ao Montenegro”
José António Silva alerta que, apesar do favoritismo, é necessário manter o respeito pelo adversário e pelo trabalho realizado. Apesar de algumas condicionantes, refere o técnico, o grupo está em boas condições para competir e presentear os portugueses com um novo triunfo:
“Como sempre entraremos em campo com enorme respeito pelo nosso adversário mas com a ambição de fazermos uma boa performance e alcançarmos mais um resultado positivo. Neste momento temos algumas jogadoras com algumas condicionantes, mas globalmente toda a equipa se apresenta em boas condições para competir. Esperamos dar mais uma alegria a todos os que nos acompanham, procurando corresponder ao carinho e apoio que nos transmitem.”
Pode acompanhar o jogo entre Portugal e Uzbequistão esta sexta-feira pelas 12h30 (hora portuguesa) em direto no Canal 11. O fecho da Ronda Preliminar está agendado para as 10h15 (hora portuguesa) deste sábado e conta, igualmente, com transmissão no Canal 11.
2024 IHF Women’s U20 World Championship
Calendário – Grupo G:
19.06.2024 – 10h15 – Portugal x Guiné, 32-18 (15-8)
21.06.2024 – 12h30 – Uzbequistão x Portugal, Canal 11
22.06.2024 – 10h15 – Portugal x Montenegro, Canal 11
O IHF Women’s Junior (U20) World Championship 2024 decorre na Macedónia do Norte de 19 a 30 de junho e contará com transmissão integral no Canal de YouTube da International Handball Federation, já todos os jogos de Portugal serão transmitidos em direto no Canal 11.