Saber resistir, reagir às adversidades ou mesmo acreditar até ao fim, são alguns dos vários pontos que a Seleção Nacional sub-20 Masculina assinalou como “cumpridos” no primeiro particular contra a Hungria, esta sexta-feira, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira.
Este sábado, Portugal e Hungria voltam a medir forças, na despedida do Torneio Internacional de São João 2024, inserido na preparação dos Lusos para o M20 EHF Euro 2024. O jogo arranca às 16h00 e contará com transmissão em direto na andeboltv. A entrada é livre.
7 inicial: Diogo Rêma Marques, Nuno Oliveira, Miguel Oliveira, Filipe Monteiro, Tomás Teixeira, José Ferreira e Ricardo Brandão.
Portugal desperdiçou os três primeiros ataques e a Hungria aproveitou para chegar ao 0-2, antes de Ricardo Brandão assinar o primeiro golo luso em Moimenta da Beira. O empate não demorou a aparecer, com grandes responsabilidades para o guarda-redes Diogo Rêma Marques, que cedo mostrava as reconhecidas qualidades.
Perto dos 10 minutos de jogo, a seleção magiar aproveitou alguma falta de sorte de Portugal para dilatar a diferença para três golos (4-7) e o que se seguiu foi um duelo paralelo digno entre os guardiões Diogo Rêma Marques e Hunor Győri Nándor. A equipa lusa, motivada pelo apoio vindo das bancadas, cresceu na partida e reduziu para o mínimo mais tarde, pela mão de António Machado (8-9).
Até ao intervalo, Carlos Martingo foi promovendo trocas no xadrez luso ao mesmo tempo que se ia instalando um equilíbrio maior e, entre exclusões e time-outs de parte a parte, as duas equipas foram respondendo com as mesmas armas. Diogo Rêma Marques dava a confiança necessária aos companheiros para se manterem na luta. Após 30 minutos, eram apenas dois os golos que separavam Portugal e Hungria, com vantagem para os magiares.
Intervalo: 13-15
Para a segunda parte estavam reservadas novas trocas, a começar pela baliza, com a estreia de Bernardo Almeida. Após um período inicial de parada e resposta, o jogo entrou por um caminho diferente com duas exclusões para cada lado, separadas por dois minutos. Primeiro para Ricardo Brandão, com Portugal a saber reagir às dificuldades fruto de um trabalho defensivo competente; e depois para o lado contrário, mas desta vez a Hungria tremeu e permitiu que a Seleção Nacional chegasse ao empate (19-19), perto dos 44 minutos.
Ora, se Diogo Rêma Marques esteve em grande plano na primeira parte, o mesmo se pode dizer de Bernardo Almeida que contribuiu – e de que maneira – para que a tão procurada reviravolta acontecesse aos 48 minutos, pela mão de Nuno Oliveira (21-20). Este carrossel de acontecimentos motivou, primeiro, uma explosão de alegria no Municipal de Moimenta da Beria e, depois, um pedido de time-out por parte do treinador da Hungria.
Após a paragem, Nuno Oliveira fez o 22-20 e Portugal passou a defender uma inédita vantagem de dois golos durante apenas cinco minutos, isto porque aos 54’ foi a vez de Afonso Mendes assinar o 25-22 e desbloquear um novo máximo na vantagem lusa, que era agora de três golos. Dos três para quatro foi num ápice (26-22), com a Hungria a lamentar alguma falta de eficácia, o que contrastava com a confiança em crescendo da equipa portuguesa, que ia sendo transformada ao longo do tempo, sem perder concentração e qualidade. A quatro minutos do fim, houve novo pedido de time-out do lado magiar.
De nova paragem saiu mais uma grande intervenção de Bernardo Almeida e mais um golo para Portugal, o que fez dilatar a diferença para cinco golos, dentro dos três minutos finais. No final das contas os sorrisos foram portugueses depois de um jogo de resiliência que foi recompensado com uma vitória.
Gabriel Conceição foi o melhor marcador do encontro com cinco golos apontados.
Resultado Final: 28-24
Torneio Internacional de São João 2024
Calendário:
21/06/2024 – 15h00 – Portugal x Hungria, 28-24 (13-15)
22/06/2024 – 16h00 – Portugal x Hungria, andeboltv
O Campeonato da Europa da geração terá lugar em Celje (Eslovénia) entre 10 e 21 de julho de 2024 e a Seleção Nacional sub-20 vai ter como adversários as congéneres da Alemanha, da Sérvia e da Grécia, no Grupo B da Ronda Preliminar.