Seleção Nacional sub-20: Portugal despede-se em grande de Moimenta da Beira

Segunda vitória frente à Hungria a contar para o Torneio Internacional de São João 2024, marca o fim do estágio de preparação para o M20 EHF Euro 2024, este sábado; Próximo momento de trabalho arranca a 25 de junho, em Estarreja.

Chegou ao fim mais um estágio de preparação para o M20 EHF Euro 2024, com duas vitórias nos particulares frente à Hugria, em Moimenta da Beira. A última foi conquistada este sábado, por 35-34, num duelo equilibrado e repleto de emoção que foi discutido até ao último segundo.

A comitiva lusa vai voltar a concentrar-se em Estarreja, de 25 a 29 de junho, num estágio que vai trazer a seleção da Chéquia ao nosso país, e a convocatória será divulgada este domingo. O último estágio vai acontecer já em julho, na semana que antecede o Campeonato da Europa.

7 inicial: Diogo Rêma Marques, João Magalhães, Miguel Oliveira, Filipe Monteiro, Tomás Teixeira, Afonso Mendes e António Machado.

Com trocas nas pontas e no posto específico de pivô, Portugal entrava em campo debaixo de um forte apoio no Municipal de Moimenta da Beira e moralizado pelo triunfo no primeiro particular, que decorreu esta sexta-feira.

O guardião da Hungria, Attila Radvánszki, na estreia a titular, apareceu em bom plano e ajudou a que as primeiras vantagens pertencessem à seleção da Europa central (1-2) até que, aos seis minutos, António Machado foi excluído e o que até parecia ser vantajoso para os magiares… não foi. Isto porque em inferioridade numérica, Portugal conseguiu contrariar as probabilidades e consumou a reviravolta (3-2), com golos de Ricardo Brandão e Tomás Teixeira, e muito mérito para Diogo Rêma Marques na baliza.

Aos 11 minutos a Hungria passou para a frente (3-4), mas nem uma nova exclusão para António Machado impediu Portugal de manter a vantagem no mínimo durante largos minutos. Dez minutos depois, logo após um time-out pedido pelo selecionador húngaro, um roubo de bola esteve na origem do 10-8, assinado por Nuno Oliveira – que se estreou no decorrer na segunda parte – para dar alguma (aparente) tranquilidade a Portugal e trazer, pela primeira vez, dois golos de diferença.

No entanto, houve tempo para uma mundança de contexto… com Portugal a perder alguma concentração e a permitir uma recuperação que culminou no golo de Dániel Barna János, para voltar a colocar a Hungria na dianteira (11-12). Pouco depois, apareceram uns inéditos dois golos de desvantagem (11-13) e Carlos Martingo pediu time-out, a três minutos do intervalo.

Voltou a ser a Hungria a sair melhor da paragem e até ao descanso chegou mesmo aos cinco golo de vantagem (12-17).

Intervalo: 13-17

Os primeiros 10 minutos da segunda parte foram difíceis para Portugal, que viu a Hungria voltar aos cinco golos à maior e, à passagem pelos 40’, apareceu um pedido de time-out de Carlos Martingo, quando o adversário desbloqueou o patamar dos seis golos (19-25).

Após a paragem, Portugal apareceu com uma defesa mais profunda, mas cada uma das equipas reagiu bem às superioridades numéricas nos cinco minutos seguintes, sem que a diferença aumentasse para lá dos cinco golos (24-28, 45’). Aos 48’ Portugal estava em crescendo e aproximou-se até aos dois golos (27-29); no minuto seguinte, reduziu para o mínimo (28-29), com um time-out húngaro pelo meio. 

A defesa profunda dava frutos e com cerca de oito minuto para o fim, foi mais uma vez de contra-ataque que Portugal anulou a desvantagem (30-30), numa altura em que a Hungria sentia tremendas dificuldades no ataque. Aos 53’ nova boa notícia: uma exclusão para o lado contrário abriu caminho para José Ferreira assinar o tão procurado golo da reviravolta (31-30).

A quatro minutos do fim, o 34-32 praticamente acabava com as dúvidas mas a Hungria não desistiu e esteve perto de empatar nos últimos segundos, mas tal não aconteceu. Miguel Oliveira foi o melhor marcador, com oito golos.

Resultado Final: 35-34

Carlos Martingo assumiu a satisfação em relação a mais uma semana de preparação concluída com todos os objetivos cumpridos e salientou a dedicação dos atletas face a um volume de trabalho intensivo:

“Estamos extremamente satisfeitos com o desempenho que tivemos nos dois jogos embora ainda com alguns períodos menos bons mas, mesmo nessas fases, conseguimo-nos manter sempre em jogo. Experimentámos três tipos de sistemas defensivos, demos tempo de jogo a todos os atletas portanto o balanço só pode ser positivo. Foram dois excelentes jogos de andebol contra uma excelente equipa e com muitos adeptos na bancada. [Sobre esta semana de trabalho] Foi uma semana extremamente produtiva e cansativa para os atletas, com muito volume de treino mas a resposta que eles deram foi excelente. Não podemos deixar de referir a excelente receção e tratamento que nos deram ao longo desta semana em Moimenta da Beira, daí o nosso agradecimento ao Município, à EA Moimenta e a todos os envolvidos nestes eventos.”

No final da partida, decorreu a habitual cerimónia de entrega de prémios e lembranças, na qual esteve presente Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal.

Torneio Internacional de São João 2024
Calendário:
21/06/2024 – 15h00 – Portugal x Hungria, 28-24 (13-15)
22/06/2024 – 16h00 – Portugal x Hungria, 35-34 (13-17)

O Campeonato da Europa da geração terá lugar em Celje (Eslovénia) entre 10 e 21 de julho de 2024 e a Seleção Nacional sub-20 vai ter como adversários as congéneres da Alemanha, da Sérvia e da Grécia, no Grupo B da Ronda Preliminar.

Patrocinadores Institucionais