Depois do empate com a formação da Islândia no primeiro duelo do Main Round, a Seleção Nacional sub-20 encontrou a Espanha – uma formação que só sabia vencer até este encontro e vinha de uma vitória moralizadora diante da Áustria (26-37). No entanto, as dificuldades não intimidaram os comandados de Carlos Martingo que com uma exibição quase brilhante garantiram o triunfo e, com isso, o primeiro lugar do grupo que coloca Portugal cada vez mais perto das Meias Finais.
Segue-se um dia de descanso, antes do último jogo do Main Round com a Áustria, agendado para esta quinta-feira às 11h00 (hora portuguesa).
7 Inicial: Diogo Rêma Marques, Nuno Oliveira, Miguel Oliveira, Filipe Monteiro, Tomás Teixeira, José Ferreira e Ricardo Brandão.
O primeiro golo foi espanhol, mas a superioridade no arranque do encontro foi Lusa: uma forte coesão defensiva, apoiada no seu habitual sistema defensivo 6:0, permitiu a Portugal causar dificuldades à primeira linha adversária e tirar proveito das rápidas transições para alcançar três golos de vantagem (2-5) em cerca de quatro minutos.
Foi à entrada do sétimo minuto de encontro que a principal estrela do plantel espanhol – Petar Cikusa – colocou o seu nome na lista de marcadores (4-6). Foi também o primeira linha a recolocar tudo a zeros (7-7) e, de seguida, a Espanha chegou mesmo à liderança e não tirou o pé do acelerador – tirando proveito da superioridade numérica – e obrigou Carlos Martingo a pedir o primeiro time-out à passagem do minuto 13′ e com o marcador a assinalar 11-8.
O sistema defensivo 6:0 voltou a revelar-se a maior muralha Lusa e ajudou a Seleção Nacional sub-20 a igualar o encontro (12-12), pela mão de Miguel Oliveira, a cerca de dez minutos do intervalo. Nova conquista na defesa lançou Afonso Mendes para o 12-13 e foi a vez dos espanhóis pararem o encontro. Apesar da paragem foram os portugueses a seguir melhor e a alcançar, pela primeira vez, quatro golos de vantagem pela mão de Nuno Oliveira (14-18) a menos de três minutos do descanso. A Espanha subiu a sua defesa e, com mais uma unidade em campo, conseguiu reduzir a desvantagem para apenas dois antes da recolha para os balneários.
Intervalo: 17-19
António Machado e Afonso Mendes fizeram o gosto à mão no recomeço do encontro e colocaram o marcador nos quatro golos de diferença (17-21). Cinco minutos mais tarde foi o mais jovem do plantel português – Rafael Vasconcelos – a registar cinco golos de vantagem (18-23).
Após o 20-25 de Gabriel Conceição, eis que surge o melhor momento da Espanha no segundo tempo, que tirou proveito da falha de eficácia na hora da finalização por parte de Portugal e impôs um parcial de 0-3. Miguel Oliveira devolveu os três golos de vantagem (23-26) à passagem do minuto 40′.
Os espanhóis chegaram à diferença mínima por Ian Barrufet (25-26) e, após novo time-out Luso, sensivelmente a meio do segundo tempo, Ricardo Rocha assinou nova vantagem de quatro (27-31) depois de mais um bom momento defensivo português – que contava, mais uma vez, com o contributo de Diogo Rêma Marques entre os postes.
Diante de uma defesa bastante profunda por parte dos espanhóis, os Lusos iam encontrando soluções para se manterem na liderança. Nuno Oliveira fez um golo de encher a vista, que provocou um bruaá na Arena Dvorana Zlatorog (30-33). Ricardo Brandão devolveu a maior vantagem registada em todo o encontro (30-35) ao marcador e levou o técnico espanhol a parar o encontro, pela última vez, a cerca de sete minutos do término do encontro.
A Espanha apostou no 7×6 para a reta final e foi encontrando soluções para ultrapassar a baliza defendida por Diogo Rêma Marques, no entanto, os comandados de Carlos Martingo foram seguindo superiores. Os espanhóis nunca desistiram e chegaram à margem mínima a trinta segundos do fim. Portugal só cantou vitória para lá do apito final.
Resultado Final: 37-38
MVP & Top Scorer: Miguel Oliveira – 9 golos e 3 assistências
Top Scorer: Ricardo Brandão – 9 golos (100% eficácia)
Os Lusos somam três pontos no Main Round, mais um que Espanha e Áustria. Segue-se um dia de descanso para a Seleção Nacional sub-20 Masculina, antes do último jogo desta fase com a Áustria, agendado para esta quinta-feira às 11h00 (hora portuguesa), a valer um lugar nas Meias Finais.
Carlos Martingo não escondeu a satisfação após bater a Espanha – geração que não perdia um jogo há mais de dois anos, em jogos oficiais – no entanto, deixa um alerta para a importância do jogo de quinta-feira, diante da Áustria:
“Penso que durante todo o jogo fomos superiores à Espanha. Conseguimos ter uma boa defesa, no entanto tivemos alguns problemas no ataque principalmente contra o sistema 5:1/3:2:1 deles, bastante agressivo. Mas fomos resolvendo estes problemas e conseguimos manter-nos sempre na frente. Em dois ou três anos, esta é a primeira derrota desta geração da Espanha. Esta nossa equipa hoje fez uma demonstração de luta e de qualidade e isso é o mais importante para os próximos jogos que aí vêm. (…) Apesar desta grande vitória, temos que manter os pés bem assentes na terra porque sabemos que continuamos a precisar de pontuar na quinta-feira, frente à Áustria.”
A dupla lusa composta por Rúben Maia e André Nunes está também presente no M20 EHF Euro, assim como o delegado português Manuel da Conceição que foi nomeado para assumir as funções de Supervisor no jogo entre Grécia e Itália e de Observador no duelo entre Ucrânia e Ilhas Faroé, esta terça-feira.
O M20 EHF Euro 2024 sofreu alterações no modelo competitivo pelo que apenas oito equipas transitaram para o Main Round, onde foram divididas em dois grupos de quatro, ao que se seguiram as Meias Finais para os dois primeiros classificados de cada grupo e, posteriormente, a Final. As equipas eliminadas nesta fase irão disputar os Placement Matches. Poderá comprar os seus bilhetes para o M20 EHF Euro 2024 na Eslovénia através da plataforma Eventim.
M20 EHF Euro 2024
Calendário (hora portuguesa):
Grupo B
10.07.2024 – 13h20 – Portugal x Grécia, 40-22 (19-7)
11.07.2024 – 13h20 – Sérvia x Portugal, 28-32 (14-15)
13.07.2024 – 18h00 – Alemanha x Portugal, 17-21 (11-9)
Main Round
15.07.2024 – 13h20 – Portugal x Islândia, 33-33 (17-15)
16.07.2024 – 13h20 – Espanha x Portugal, 37-38 (17-19)
18.07.2024 – 11h00 – Áustria x Portugal, EHF TV
O M20 EHF Euro 2024 decorre em Celje, na Eslovénia, entre 10 e 21 de julho de 2024. A transmissão em direto de todos os jogos do ficará a cargo da EHF TV.