A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, atual detentora dos troféus de Campeão do Mundo e da Europa na categoria de ACR6, conquistados em Leiria, em 2022, parte agora para um novo desafio, uma edição do Mundial na vertente de ACR4. Esta será a segunda vez que este evento terá lugar (nesta vertente) novamente no Egipto, onde o Brasil foi coroado Campeão do Mundo também em 2022.
Esta quinta-feira, decorreu o sorteio da 3.ª edição do Campeonato do Mundo e Portugal, que estava colocado no Pote 3, integra agora o Grupo B juntamente com o anfitrião Egipto, Chile e a Índia – recorde-se que em 2022 Portugal disputou as Meias Finais da competição frente a este país asiático. Já no Grupo A, estarão colocados Brasil – Campeão do Mundo em ACR4 -, Japão, França e Estados Unidos da América.
De recordar que as oito equipas participantes disputarão a Fase de Grupos e, posteriormente, irão jogar os Quartos de Final, seguindo-se as Meias Finais e Final. As equipas que não se qualificarem para as Meias Finais disputarão jogos de classificação.
A 3.ª edição do Campeonato do Mundo, na vertente de ACR4, irá ter lugar no Egipto de 16 a 21 de setembro.
Danilo Ferreira, Selecionador Nacional, reagiu ao sorteio comprometendo-se com a luta pela melhor classificação possível: “É um grupo super competitivo, tendo em conta aquilo que conheço das equipas. O Egipto foi à Final do último Campeonato Mundial ACR4, a Índia é uma equipa muito ‘gira’ e muito competitiva, o Chile será a seleção que menos conhecemos. Cabemo-nos comprometermo-nos a lutar e a tentar fazer a melhor classificação possível, dentro das condições que temos de trabalho.”