Os três atletas portugueses integram uma comitiva de 64 atletas que participam neste evento de celebração da modalidade nos Jogos Olímpicos, denominado “IHF Beach Handball Showcase”, de 27 a 29 de julho. A Federação Internacional de Andebol (IHF) realizou este “IHF Beach Handball Showcase”, em Paris, para destacar e celebrar esta modalidade e toda a sua cultura, numa altura em que todas as atenções vão estar na capital francesa, anfitriã dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024.
Três equipas All-Star masculinas e três femininas, bem como as Seleções Nacionais Francesas, disputam jogos de Andebol de Praia durante três dias, de 27 a 29 de julho de 2024, na sede da FFHB, a “Maison du Handball”, situada em Créteil, a apenas 20 km do Estádio Olímpico.
vs France
A formação de Cristiana Morgado inaugurou o marcador neste encontro da tarde mas, rapidamente, as francesas responderam com um parcial de quatro pontos (2-4), ao que se seguiram empates sucessivos até que a Hydra reclamou para si a liderança do marcador (8-6). Os quatro pontos não tardaram em surgir mas as francesas não desistiram do jogo e acabaram por passar para a liderança, vencedo o primeiro set.
Set 1: 20-23
Na segunda metade, as formações voltaram a entrar muito equilibradas mas, aos três minutos, já a Hydra levava seis pontos de vantagem (12-6) e foi dilatando a liderança. As gaulesas não conseguiram contrariar o adversário e viram o jogo avançar para shoot-out.
Set 2: 32-20
Nesta fase do jogo, a equipa de Cristiana Morgado foi mais forte e venceu o conjunto da casa.
Shoot-out: 6-2
Resultado Final: 2-1
vs Vela
O conjunto Vela entrou no encontro com um parcial de quatro pontos que foi mantendo sem que a equipa de Cristiana Morgado conseguisse responder. Com três minutos por jogar a diferença já estava em oito e as adversárias foram aumentando a vantagem, recolhendo ao intervalo com uma margem bastante dilatada.
Set 1: 28-14
No segundo set foi a equipa da portuguesa a entrar melhor (1-4) mas à passagem dos cinco minutos, o conjunto Vela já tinha conseguido a cambalhota no marcador (7-6). O adversário foi mantendo a liderança mas vencia apenas por um ponto a segundos do final e manteve o comando, vencendo o encontro.
Set 2: 21-18
Resultado Final: 2-0
vs Vela
Ana Maria Ursu voltou a entrar em campo, na manhã deste domingo, para enfrentar a equipa Vela e acabou por averbar uma derrota no shoot-out após duas partes distintas da sua formação.
Resultado Final: 1-2
vs France
A equipa da internacional portuguesa voltou a entrar em campo, no último jogo do dia, mas foram as gaulesas a adiantarem-se no marcador com um parcial de quatro pontos. A Lyra conseguiu chegar ao empate e, apesar de nova alternância, a equipa da portuguesa conseguiu chegar aos seis pontos à maior (16-10) e manteve a toada até ao final.
Set 1: 20-16
Na segunda parte e apesar do equilíbrio inicial, França conseguiu chegar à dianteira, (8-10) pouco depois da passagem dos três minutos e foi mantendo uma curta vantagem. No último minuto, o conjunto Lyra conseguiu empatar o encontro (22-22) mas França acabou por marcar, e com apenas oito segundos por jogar a equipa da portuguesa voltou a igualar levando o encontro a golo de ouro onde acabou por ser feliz.
Set 2: 23-22
Resultado Final: 2-0
vs Aquila
O conjunto de Diogo Ferreira foi o primeiro a entrar em campo, esta manhã, frente à formação Aquila e acabou por sair derrotado nos dois sets.
Resultado Final: 2-0
vs France
No último encontro do dia para o internacional português – apesar do início equilibrado – França tomou a dianteira do jogo (4-7) mas o Draco conseguiu dar a volta e passar para a liderança (10-9). Numa reta final frenética, os gauleses assumiram o comando até ao final e venceram o primeiro set.
Set 1: 20-29
Na segunda metade, França chegou ao comando desde cedo, e apesar das tentativas de aproximação do Draco, acabou por vencer por uma margem dilatada.
Set 2: 18-24
Resultado Final: 0-2
O IHF Beach Handball Showcase resulta de um esforço de colaboração entre a IHF, o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 (COJOP2024), a Federação Francesa de Andebol (FFHB) e o Comité Olímpico Internacional (COI) e faz parte de uma série de celebrações em Créteil, na região de Val-de-Marne, em França, que irá receber a Chama Olímpica na sua digressão mundial.
Durante o período dos Jogos Olímpicos (de 26 de julho a 11 de agosto) irão decorrer inúmeros eventos gratuitos, incluindo uma Fan Zone para até 2.000 pessoas com transmissões em direto, exposições, comida, bebida e concertos.
Todos os jogos serão transmitidos em direto no canal de competições do YouTube da IHF.