Supertaça Ibérica 2024: Dragões conquistam o bronze em Torrelavega

FC Porto derrotou este domingo o Bathco BM Torrelavega (27-30) e conquistou a terceira medalha na competição depois de duas pratas nas edições anteriores; Sporting CP e Barça lutam pelo troféu a partir das 17h15.

Três edições, três participações do FC Porto e três medalhas para os Dragões. Este domingo, o emblema azul e branco derrotou o Bathco BM Torrelavega por 27-30, no jogo de atribuição do 3º/4º lugar, e garantiu a última posição do pódio, deixando os estreantes fora das medalhas numa edição especial, que decorreu em casa dos espanhóis comandados por Dani Gordo. O duelo entre Sporting CP e Barça a valer o ouro encerra a III Supertaça Ibérica.

Joaquim Escada, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Paulo Sá, entregaram o prémio de MVP da partida.

Dois ataque perdidos pelo FC Porto e duas defesas de Sebastian Abrahamsson, titular esta tarde, marcaram os primeiros dois minutos da partida, com o marcador ainda intacto. O Bathco BM Torrelavega, que contava com um pouco menos de apoio face ao jogo inaugural, em sua casa, abriu a contagem (1-0) e passou a defender sucessivas vantagens mínimas, com o FC Porto a melhorar e a conseguir responder, mesmo com uma exclusão pelo meio.

Só aos oito minutos é que o placar mostrou a primeira diferença de dois golos (5-3), com o ponta Antonio Torres a marcar para os espanhóis depois de uma perda de bola no ataque dos Dragões. O FC Porto não mostrava segurança ofensiva e aos 11 minutos, Magnus Andersson decidiu pedir o primeiro time-out, com o marcador em 6-4. Após a paragem, a série de ataques desperdiçados sem remate continuou para os Dragões e o Bathco BM Torrelavega, também pouco eficaz, aproveitou para assinar o 7-4 e colocar-se a vencer pela primeira vez por três golos.

Aos 14 minutos, com recurso ao vídeo, os árbitros entenderam desqualificar o pivô internacional português Victor Iturriza do FC Porto. Os Dragões resistiram e partiram para a recuperação, que se revelou difícil, face à coesão defensiva e espírito de entre-ajuda bem vincado do emblema espanhol. Aos 20’ o Bathco BM Torrelavega vencia por 10-8 – com os golos lusos distribuídos por sete marcadores diferentes – altura em que o treinador Dani Gordo pediu o primeiro time-out.

Desta vez a interrupção fez bem ao FC Porto, que conseguiu finalmente trazer de volta a diferença mínima (10-9), cresceram a todos os níveis nos minutos seguintes e as coisas boas apareceram com alguma naturalidade: primeiro o empate (12-12), aos 27 minutos e no minuto seguinte a reviravolta (12-13), por Diogo Oliveira, que motivou uma paragem no jogo por parte do líder do emblema do país vizinho.

Até ao intervalo, os Dragões ainda alcançaram uns inéditos dois golos de vantagem (12-14). 

Intervalo: 13-15

Os Dragões defenderam a liderança durante o primeiros seis minutos da segunda parte até Isidoro Martinez restabelecer a igualdade (17-17), depois de uma defesa de um dos heróis do jogo das Meias Finais, o guardião brasileiro Leonardo Terçariol. Do outro lado, Sebastian Abrahamsson também contribuiu para uma nova fuga no marcador dos Dragões, de volta aos três golos, depois de um parcial de 0-3. Com o marcador em 17-20, Dani Gordo pediu o primeiro time-out da segunda parte, aos 41 minutos.

No regresso, o jogo tornou-se mais intenso e rápido e as melhorias na defesa, a juntar à inspiração do guardião sueco que chegou à Invicta esta temporada, ajudaram o FC Porto a desbloquear o patamar dos quatro golos de vantagem (19-23), aos 45 minutos. Três minutos mais tarde apareceu o 19-24 para dar um pouco mais de tranquilidade à turma de Magnus Andersson.

Os espanhóis não queriam atirar a toalha ao chão com ainda cerca de 10 minutos por jogar e recuperaram dois golos (22-24) para voltar a sonhar com a medalha de bronze. Mas o FC Porto sentenciou praticamente a partida perto dos três minutos finais, depois de voltar aos cinco golos e confirmou a conquista da terceira medalha na Supertaça Ibérica, desta vez de bronze, depois de duas pratas em 2022 e 2023.

Resultado Final: 27-30
MVP & Top Scorer: Ricardo Brandão (FC Porto) – 6 golos

Supertaça Ibérica 2024
Calendário (hora portuguesa):
31.08.2024 – 17h00 – Sporting CP x Bathco BM Torrelavega, 30-27 (12-17)
31.08.2024 – 19h15 – Barça x FC Porto, 39-31 (24-17)
01.09.2024 – 15h00 – Bathco BM Torrelavega x FC Porto, 27-30 (13-15)
01.09.2024 – 17h15 – Sporting CP x Barça, Sporting TV

Patrocinadores Institucionais