Supertaça Ibérica Feminina 2024: SL Benfica fora da Final após desfecho inglório

Águias caíram diante do BM Elche no desempate por livres de 7 metros e vão lutar pela medalha de bronze às 12h00 deste domingo; Madeira SAD e Super Amara Bera Bera discutem segunda vaga para a Final este sábado, pelas 15h00 – transmissão em direto n’A Bola TV.

O SL Benfica está fora da Final da Supertaça Ibérica Feminina 2024 depois de um final de jogo inglório, decidido no desempate por livres de 7 metros, na primeira Meia Final, no Pavilhão Municipal da Maia. O duelo inaugural da competição, entre Águias e o estreante BM Elche – finalista vencido da Copa de la Reina e atual detentor da EHF European Cup – teve emoção e intensidade até ao fim, com um igualdade a 23 golos pairar após 60 minutos. No final, as espanholas sorriram na ‘morte súbita’ e já garantiram uma medalha, enquanto que as Campeãs Nacionais vão medir forças com o vencedor da segunda Meia Final, entre Madeira SAD e Super Amara Bera Bera.

Nos primeiros quatro minutos em que as duas equipas ainda procuravam a sua melhor versão, foi o BM Elche a chegar mais depressa aos níveis desejados, ao responder com um parcial de 0-3 ao golo inaugural da ponta esquerda do SL Benfica, Ana Bolzan (1-3). A defesa profunda do emblema espanhol continuava a causar alguma apreensão ao ataque encarnado, mas as inspiradas guarda-redes Nicole Morales Claure e Matilde Rosa iam protagonizando um duelo à parte e a vantagem andou entre o mínimo e os dois golos durante vários minutos. 

Aos nove minutos apareceu a primeira exclusão da partida, para o BM Elche, mas o emblema do país vizinho conseguiu resistir e as Campeãs Nacionais só não anularam a diferença porque a dona da baliza espanhola, Nicole Morales Claure, continuava em alta. 

Pouco depois, quando o cronómetro assinalava 16 minutos decorridos, o SL Benfica ia em trajetória ascendente e conseguiu dar a volta ao texto, tendo consumado a reviravolta (6-5) através de Nádia Rodrigues. 

Mas o BM Elche não se deixou afetar e voltou à carga para reclamar nova vantagem (7-8), perto dos 20 minutos. Poucos segundos depois, Luís Monteiro pediu o primeiro time-out do jogo depois do SL Benfica ter visto as espanholas voltarem ao patamar dos dois golos (7-9).

As Encarnadas saíram moralizadas da paragem e responderam com quatro golos de uma assentada, com a ajuda da guardiã internacional lusa Matilde Rosa, para atingirem uma inédita vantagem de dois golos (11-9), aos 23 minutos. O treinador do BM Elche resistiu ao pedido de time-out e a equipa da província de Alicante respondeu com um parcial de 2-0, para voltar a colocar tudo a zeros.

Até ao descanso, o SL Benfica ainda voltou aos dois golos de vantagem, o BM Elche reduziu no último segundo e foi a diferença mínima a prevalecer após 30 minutos. Alexandra Shunu era a melhor marcadora do encontro ao intervalo, com quatro golos marcados.

Intervalo: 14-13

Maria Unjanque fez mexer as redes contrárias pela primeira vez (15-13) e o início de segunda parte foi um espelho do que havia acontecido na primeira, com várias faltas técnicas a serem protagonistas. Aos 34 minutos, uma exclusão para o BM Elche não ajudou o SL Benfica a distanciar-se da vantagem mínima e foi já de igual para igual que o marcador voltou a mostrar dois golos a separar as duas equipas (16-14).

Após 38 minutos decorridos, o treinador do BM Elche, Joaquín Jaime Rocamora, pediu time-out logo após o SL Benfica ter chegado aos três golos à maior (17-14), de forma inédita.

Após paragem, o conjunto espanhol voltou a ficar limitado durante cerca de quatro minutos devido a duas exclusões sucessivas, e as Campeãs Nacionais aproveitaram para desbloquear o patamar dos quatro golos (18-14), aos 42’. Pouco depois foi a vez do SL Benfica ter que jogar dois minutos com menos um elemento em campo, o BM Elche subiu a defesa e reduziu para 19-17. Mais tarde,  o 20-19 veio dar ainda mais emoção à partida inaugural da Supertaça Ibérica Feminina 2024 e os últimos 10 minutos não prometiam desiludir.

O BM Elche acabou por chegar à igualdade a 23 pela mão de Lisa Oppedal e Patrícia Rodrigues não conseguiu sorrir na face de Nicole Morales através da marca de 7 metros. O marcador manteve-se inalterável até ao apito final.

Tempo Regulamentar: 23-23

No desempate através de livre de 7 metros, a formação do BM Elche começou melhor e pode contar com a inspiração da guardiã Nicole Morales. O SL Benfica ficou sem margem para erro com o 26-23, mas nem isso demoveu a equipa comandada por Luís Monteiro. Ana Bolzan concretizou o empate a 26 e seguiu-se a ‘morte súbita’, onde a guarda-redes espanhola levou a melhor sobre a ponta esquerda brasileira.

Resultado Final: 26-27
Top Scorer: Alexandra Shunu – 5 golos

Bilhetes já disponíveis!

Os bilhetes podem ser adquiridos através do site oficial da BOL. Em alternativa poderá dirigir-se à bilheteria do Pavilhão Municipal da Maia este domingo (10h45-12h30; 14h00-15h15).

Bilhete Diário:
Acesso ao jogo do 3.º/4.º e da Final
7€ – Adultos
3,5€ – Menores de 18 anos

Nos casos de mobilidade reduzida só paga o acompanhante.
Não é permitida a entrada a menores de 3 anos, de acordo com a legislação em vigor
.

A segunda edição da Supertaça Ibérica Feminina vai decorrer entre os dias 7 e 8 de setembro, no Pavilhão Municipal da Maia, e contará com transmissão em direto n’A Bola TV.

Supertaça Ibérica Feminina 2024
Calendário:
07.09.2024 – 12h00 – SL Benfica x BM Elche26-27 (23-23; 14-13) Após livres de 7 metros.
07.09.2024 – 15h00 – Madeira SAD x Super Amara Bera Bera, A Bola TV
08.09.2024 – 12h00 – 3.°/4.°, A Bola TV
08.09.2024 – 15h00 – Final, A Bola TV

Patrocinadores Institucionais